destruiu parte dos monumentos da cidade considerada patrimônio da humanidade

Informações da imprensa estatal e de um grupo de monitoramento dos conflitos na região relataram a saída dos grupos extremistas do Estado Islâmico (EI) da cidade de Palmira, após confronto com militares do exército sírio.

“Após violentos combates noturnos, o exército controla totalmente a cidade de Palmira, inclusive a parte antiga e a parte residencial”, disse uma fonte militar à agência de notícias France Presse. De acordo com o Observatório Sírio, ainda se podiam ouvir disparos na manhã deste domingo (27) na parte oriental da cidade, mas as forças do Estado Islâmico já abandonaram o local.

A retomada da cidade, controlada pelo grupo terrorista desde maio de 2015, contou com o apoio de aviões russos e militantes xiitas. O presidente sírio, Bashar Al-Assad, tem Vladimir Putin, presidente russo, como um dos principais aliados na guerra aos terroristas do EI.

Palmira foi declarada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, órgão da ONU que trata da educação, cultura e ciência. No meio do deserto e próxima a um oásis, a cidade abriga ruínas históricas que remontam a antiguidade, quando fora uma das cidades mais importantes do mundo.

Antes do início da guerra na Síria, Palmira recebia mais de 150 mil visitantes todos os anos. Embora muitos dos seus tesouros arqueológicos tenham sido completamente destruídos, a maior parte das ruínas permanece intacta.