Aparição de bombas é um fato recorrente no país

Moradores, trabalhadores e crianças de uma creche do bairro de Friedrichshain de Berlim foram evacuados nesta quarta-feira por várias horas após ser descoberta, durante uma obra, uma bomba soviética da Segunda Guerra Mundial, que foi desativada no local pelos artífices da polícia.

Segundo explicou a polícia berlinense, tratava-se de uma bomba de 100 quilogramas que não tinha explodido e que, por seu mau estado, não podia ser levada a outro lugar.

Por isso, foi estabelecido um perímetro de segurança de 200 metros em torno do bomba e foi desdobrada uma equipe de cerca de 100 agentes para ajudar na evacuação dos edifícios afetados.

A aparição de bombas da Segunda Guerra Mundial é um fato recorrente na Alemanha, embora na grande maioria dos casos costume se tratar de artefatos lançados pelos aviões aliados durante a disputa.

A maior evacuação no país ocorreu em 2011 em Koblenz, quando 45 mil pessoas tiveram que deixar seus domicílios para poder desativar uma bomba da aviação britânica de 1,8 tonelada.