Pular para o conteúdo
Mundo

Avião que ia da França ao Egito cai no Mediterrâneo e suspeita é de atentado terrorista

66 pessoas estavam a bordo
Arquivo -

66 pessoas estavam a bordo

Um avião da EgyptAir, que voava da Capital francesa, Paris para a Capital egípcia, Cairo, desapareceu com 66 pessoas a bordo na madrugada desta quinta-feira (19).

As autoridades egípcias afirmam que ele teria caído nas águas do Mediterrâneo. De acordo com a agência portuguesa RTP, as autoridades gregas realizaram buscas no mar e afirmaram que nada foi encontrado.

Gérald Feldzer, especialista em aeronáutica, disse à rede lusitana que é muito pouco provável ter ocorrido um problema técnico, e que um ataque terrorista é a hipótese mais plausível a ser considerada. “Uma falha técnica grave, como a explosão de um motor, parece improvável”, afirma. Ele informou ainda que o veículo era relativamente novo e de alta confiabilidade.

Uma fonte aeroportuária comunicou à agência France Presse que o avião teria caído próximo à ilha grega de Karpathos. A queda teria sido a cerca de 130 milhas do local, por volta das 3h29 no horário local. A Airbus confirmou o ocorrido em sua página do Facebook e afirmou que o veículo havia sido entregue em novembro de 2003 à EgyptAir.

Durante uma entrevista coletiva concedida sobre o caso, o ministro da Defesa da Grécia, Panos Kammenos, contou que o avião fez “guinadas repentinas” e mergulhou no ar antes de desaparecer dos radares sobre o sul do Mediterrâneo.

“Às 3h39 da manhã o curso da aeronave era sul e sudeste de Kassos e Karpathos (ilhas)… imediatamente depois entrou no espaço aéreo do Cairo e fez guinadas e desceu como descrevo: 90 graus para a esquerda e 360 graus para a direita”, disse o ministro. A Grécia montou uma operação de buscas na provável área de queda do avião, ainda sem sucesso.

A empresa se colocou à disposição das autoridades internacionais, para auxiliar no fornecimento de assistência técnica que seja necessária para apurar causas do acidente. A Airbus ainda lembra que o primeiro A320, modelo do avião que sofreu o acidente, começou a circular em março de 1988. A agência conclui, ainda, que há cerca de 6700 exemplares do modelo operando no mundo.

Esta é a segunda vez neste ano que um avião da EgyptAir é alvo de um desvio de rota inesperado. Em março, outra aeronave da companhia, que ia de Alexandria ao Cairo, foi sequestrado e desviado a Chipre. Na ocasião, o sequestrador agiu por motivo passional e todos as pessoas a bordo foram libertadas sem ferimentos.

Em outubro do ano passado, um Airbus A321 de uma empresa russa caiu quando uma bomba foi colocada no aeroporto egípcio de Sharm al-Sheikh em direção a São Peterburgo, com 224 pessoas a bordo. 

(Sob supervisão de Ludyney Moura)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Cauan segue santos

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

VÍDEO: Fuga de traficante da PRF acaba com acidente na BR-262 em Água Clara

Prefeito de Corumbá lidera comissão que pede urgência a Riedel sobre falta de voos

stf pantanal ms

O que disseram os réus dos núcleos 2 e 4 da trama golpista em depoimento ao STF

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Jogos Escolares da Juventude de MS começam nesta sexta para atletas de 12 a 14 anos

Últimas Notícias

Polícia

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

‘Matheuzinho’ tentou atacar policiais com uma faca

Brasil

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Passaportes estão bloqueados pela Corte

Transparência

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

Intimada há mais de um ano, ré ainda não constituiu defesa e juiz dá 'ultimato' em ação de corrupção chefiada por Claudinho Serra

Famosos

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Filho de Preta Gil, Francisco Gil se aproximou do caixão da mãe para acariciá-la e se despedir; velório acontece no Theatro Municipal do Rio