Talibã assumiu no Twitter a autoria dos ataques

Na manhã desta terça-feira (19), a capital do Afeganistão foi palco de um novo atentado terrorista. Um suicida se explodiu em um carro bomba em uma zona considerada de alta segurança em Cabul, próximo ao Ministério da Defesa, à Embaixada dos Estados e à residência oficial do presidente.

Foram 28 mortos durante o ataque, segundo a Associated Press. No primeiro balanço, que havia sido divulgado pela France Presse e pela CNN, o indicativo era de que havia sete mortos e 327 feridos.

As autoridades afegãs se manifestaram a respeito do atentado. O porta voz do ministério da Saúde afegão, Mohamed Ismail Kawoosi, indica que “muitos feridos estão em estado grave”.

O presidente Ashraf Ghani declarou que o atentado “mostra claramente a derrota do inimigo nos enfrentamentos corpo a corpo”. O grupo extremista Talibã assumiu a autoria do crime.

De acordo com o chefe do Departamento de Emergências do Ministério do Interior, Homayoon Aini, o alvo eram agências de inteligência do país.

O tiroteio continua, impusemos um longo número de baixas ao inimigo”, afirmou o porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, no Twitter. O atentado ocorreu uma semana após o grupo anunciar a “ofensiva de primavera”, ou seja, o aumento na intensidade dos ataques.