Estudo completo sdeve ser divulgado após seis meses do seu retorno

Depois de passar 340 dias no espaço, o astronauta Scott Kelly voltou à Terra mais alto. Ele cresceu 5 centímetros durante o tempo em que ficou a bordo da Estação Espacial Internacional.

Charles Bolden, da , disse acreditar que a missão de Scott Kelly foi o ponta-pé para os estudos sobre Marte. “A missão de um ano de Scott Kelly a bordo da Estação Espacial Internacional nos ajudou avançar profundamente nas pesquisas sobre a jornada da América à Marte. Ele foi o primeiro americano a passar um ano no espaço e isso nos ajudará a dar um salto gigante para pisarmos em Marte.”

O período que Kelly esteve fora da Terra é quase o mesmo tempo que os astronautas teriam que ficar em uma espaçonave para ir e voltar de Marte, por isso o resultado de sua jornada é tão importante.

O “espichão” do astronauta era esperado e relaciona-se com um dos objetivos dessa longa jornada no espaço: analisar quais os possíveis efeitos no corpo humano quando se é exposto as condições espaciais, sobretudo da falta de gravidade, por longos períodos — que pode incluir interferências na visão ou até alguma mudança no DNA.

Para isso, os pesquisadores fizeram um detalhamento dos dados da saúde de Scott Kelly e do seu irmão gêmeo, que também é astronauta.

O estudo comparativo completo só deve ser divulgado após seis meses do seu retorno.

De acordo com o GizModo Brasil, uma das possíveis explicações para este aumento de estatura, que é temporário, pode ser justamente a falta de gravidade, que faz com que a coluna vertebral se estique.