la terá passado mais tempo no espaço do que qualquer outro astronauta americano

A astronauta americana Peggy Whitson, que partiu para sua terceira missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), será a mulher mais velha no espaço.

A veterana da , que fará 57 anos durante a missão, foi a primeira mulher a comandar a ISS e é também a mulher a passar mais tempo no espaço.

Até hoje, 60 mulheres viajaram a espaço, de um total de mais de 500 pessoas.

Ela decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão nesta sexta-feira (18), em um foguete Soyuz, com o cosmonauta russo Oleg Novitsky e o novato francês Thomas Pesquet.

A tripulação é aguardada na estação no sábado, onde se juntarão a um americano e dois russos. Eles realizarão uma série de pesquisas científicas até maio de 2017.

Nascida no Estado americado de Iowa, Whitson é formada em bioquímica e trabalhou na Nasa em diversos cargos importantes ligados a ciência médica e até ser selecionada, em 1996, como candidata a astronauta.

Ela foi ao espaço pela primeira vez em 2002 e se tornou a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional em 2007. Ela assumirá o comando do laboratório espacial pela segunda vez em fevereiro.

Ao final da missão ela terá passado mais tempo no espaço do que qualquer outro astronauta americano, superando o recorde de 534 dias de Jeff Williams.

“As coisas mais importantes na estação são as amizades e o que realizamos ali”, disse ela em coletiva de imprensa antes do lançamento às 2h20, hora local (18h20 no horário de Brasília).