O trabalhista Sadiq Khan tem preferência nas pesquisas

Um advogado muçulmano pode se tornar prefeito da capital britânica. Sadiq  Khan pode ser eleito nesta quinta-feira (5), sendo apontado como o favorito nas pesquisas. Khan é candidato pelo Partido Trabalhista em Londres e sua campanha foi marcada por acusações de antissemitismo e extremismo, por parte dos seus opositores.

As eleições regionais ocorreram hoje em todo o , apesar das disputas terem sido ofuscadas pelo referendo que será realizado no mês que vem, e que tem como objetivo decidir se o país continua ou não fazendo parte da UE (União Europeia). Em Londres, o vencedor sucederá o conservador Boris Johnson, prefeito por oito anos e possível futuro primeiro-ministro.

Khan possui vantagem larga sobre seu oponente, o conservador Zac Goldsmith, de família bilionária ligada ao setor financeiro. Goldsmith chegou a acusar Khan de ‘dar oxigênio' a extremistas islâmicos. As declarações do candidato conservador geraram polêmica na metrópole de 8,6 milhões de habitantes e em todo o Reino Unido.

A campanha do Partido Trabalhista repudiou o posicionamento de Goldsmith, afirmando que ele deixa de lado questões realmente importantes para dividir os cidadãos londrinos por questões de fé e por promover o ódio aos muçulmanos no país, por meio do que eles classificam como ‘manobras a la Donald Trump'.