Pular para o conteúdo
Mundo

Terroristas planejaram ataque contra o papa Francisco em visita às Filipinas

O pontífice visitou as Filipinas entre 15 e 19 de janeiro, sem percalços e foi acompanhado por milhões de fiéis 
Arquivo -

O pontífice visitou as Filipinas entre 15 e 19 de janeiro, sem percalços e foi acompanhado por milhões de fiéis 

O grupo terrorista Jemaah Islamiyah, responsável por vários atentados no Sudeste Asiático, elaborou um ataque com explosivos contra a caravana do durante sua visita a Manila no mês passado, revelou nesta segunda-feira (9) o diretor da polícia das Filipinas.

“Recebemos informações de que o Jemaah Islamiyah, em coordenação com Marwan (como é conhecido o terrorista malaio Zulkifli Abd Hir), planejou detonar uma bomba contra o comboio papal em Manila em 18 de janeiro de 2015. Isso nunca foi confirmado ou desmentido pela Polícia Nacional das Filipinas, mas o fato é que a informação existiu”, detalhou perante o Senado o diretor da polícia Getulio Napeñas, ex-chefe da Força de Ação Especial, de acordo como jornal local Inquirer.

O artefato fabricado por Marwan deveria ser colocado em uma rua de Kalaw, por onde passaria a caravana papal a caminho do parque Rizal, na parte antiga de Manila, onde foi celebrada uma missa com a participação de quase sete milhões de pessoas.

O assessor nacional de segurança da presidência das Filipinas, Cessar Garcia, explicou à imprensa por conta da falta de confirmação e de relatórios específicos, eles classificaram a ameaça como pequena, noticiou a rede de televisão ABS-CBN.

O pontífice visitou as Filipinas entre 15 e 19 de janeiro, sem percalços e foi acompanhado por milhões de fiéis filipinos.

As declarações de Napeñas surgem durante a investigação realizada no Senado sobre a morte de 44 membros da Força de Ação Espacial em uma operação na ilha de Mindanao para prender Marwan em 25 de janeiro. No começo deste mês, o FBI confirmou que Marwan morreu durante esta polêmica operação de janeiro.

As autoridades filipinas deram Marwan como morto em 2012, durante outra ação policial no sul do país onde o terrorista se escondia desde 2003.

Marwan era considerado um dos terroristas mais perigosos do Sudeste Asiático, e as autoridades ofereciam US$ 5 milhões por sua captura. Ele comandava o grupo Kumpulun Mujahidin Malaysia (KMM), vinculado ao Jemaah Islamiyah.

O Jemaah Islamiyah é considerado braço da Al-Qaeda no Sudeste Asiático e realizou alguns dos atentados mais sangrentos na região, como o que matou 202 pessoas, a maioria turista, em Bali em outubro de 2002.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova projeto que prevê uso de fontes alternativas de água

Carro é encontrado em plantação de milho carregado de maconha e quatro são presos na Capital

Suspeito de matar morador de rua a pedradas e pauladas tem prisão preventiva decretada

Aquidauana vai multar quem soltar fogos de artifícios barulhentos

Notícias mais lidas agora

Para escapar de indenizar clientes, Consórcio Guaicurus diz à Justiça que ‘não transporta passageiros’

cpi diretores eleva frota

Frota velha do Consórcio eleva tarifa e causa defasagem, dizem diretores econômicos da Agereg

santa casa lotação

Morte de Sophie: Campo Grande tem apenas um leito SUS para cada 760 crianças

‘Pronto Pro Trabalho’: projeto oferece 10 mil vagas em 40 cursos de capacitação

Últimas Notícias

Esportes

Brasil cai de desempenho, mas vira sobre Japão e mostra que novos talentos podem suceder Marta

O time de Arthur Elias viu um adversário que se remodelou e anulou as principais forças do Brasil

Polícia

Mulher denuncia marido que é preso após série de agressões em Terenos

Polícia Civil solicitou apoio da Polícia Militar e iniciaram buscas pela cidade

Esportes

Carlo Ancelotti comanda o primeiro treino da seleção brasileira

Nesta atividade a equipe brasileira contou com a participação de 20 atletas

Trânsito

Motociclista morre ao perder controle da direção e colidir contra poste no Portal do Panamá

O trecho onde ocorreu o acidente é uma curva