Pular para o conteúdo
Mundo

Sobreviventes: colisão causou naufrágio no litoral da Líbia

Acidente ocorreu no último domingo
Arquivo -

Acidente ocorreu no último domingo

Vários sobreviventes do do último domingo no litoral da afirmaram que a causa do acidente foi a colisão do navio pesqueiro no qual viajavam clandestinamente com a embarcação mercante portuguesa enviada para socorrê-los em alto-mar.

De acordo com depoimentos de pessoas que escaparam da tragédia, o capitão do barco deixou de conduzi-la para se esconder entre os imigrantes no momento no qual o navio “King Jacob”, de pavilhão luso, chegava próximo ao pesqueiro, informou a imprensa local.

Isso pode ter provocado uma colisão entre as duas embarcações, ocasionando o naufrágio que matou cerca de 800 pessoas, de acordo com números divulgados pela Agência da ONU para os Refugiados (Acnur).

Tanto o capitão do navio que levava os imigrantes, de nacionalidade tunisiana, como seu assistente sírio sobreviveram ao acidente e chegaram ontem junto com outros 25 resgatados ao porto italiano de Catânia, no sul da Itália. Ambos foram presos pelas autoridades italianas, acusados de pertencerem a uma rede de tráfico de pessoas, homicídio múltiplo culposo e incentivo à imigração ilegal.

Os procuradores mantêm abertas duas linhas de investigação: uma tenta identificar a organização que transporta os imigrantes pelo Mediterrâneo, enquanto a outra pretende esclarecer as causas do desastre.

De acordo com a Guarda Costeira italiana há 28 sobreviventes da tragédia e 24 corpos das vítimas foram recuperados no mar. Todos foram levados ao porto de Valletta, em Malta. Os próprios sobreviventes disseram que viajavam no navio entre 700 e 950 pessoas. Confirmados os números, esta será a maior catástrofe do tipo em águas do Mediterrâneo.

O naufrágio ocorreu na madrugada de domingo, quando a Marinha italiana, após receber um pedido de auxílio, pediu a um navio mercante português que estava na região para socorrer à embarcação que estava com problemas.

Segundo a primeira reconstrução dos fatos feita pelas autoridades, os imigrantes, ao verem a chegada de ajuda, foram todos para o mesmo lado da barcaça, fazendo-a virar, o que provocou o naufrágio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo autorizará estados a comprar alimentos afetados por tarifaço

Como ganhar dinheiro com a Melbet: dicas para jogadores brasileiros

Homem é condenado a 17 anos de prisão por matar colega que negou carona   

Comarca de Corumbá abre inscrições para estágio em Direito e Psicologia

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Arthur Elias mostra ansiedade por 1º título com a seleção feminina: ‘Estou muito empolgado’

Últimas Notícias

Cotidiano

Leilão do Detran tem Ford Ranger com lance inicial de R$ 20 mil

Ao todo, são 65 veículos que podem voltar a circular

Esportes

Bruno Henrique é denunciado pelo STJD por manipulação e pode ser suspenso por até dois anos

A defesa do jogador e o Flamengo foram procurados e não se manifestaram

Política

Coronel David convoca apoiadores da direita para buzinaço neste domingo

Mobilização para um buzinaço na Praça do Rádio Clube

Cotidiano

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos começa na próxima segunda

Vacinação de cães e gatos em aproximadamente 300 mil imóveis