Pular para o conteúdo
Mundo

Se papa continuar com agenda reformista, Raúl Castro promete voltar a rezar

E eu não estou brincando", disse o comunista 
Arquivo -

E eu não estou brincando”, disse o comunista 

Após seu primeiro encontro com o papa Francisco, neste domingo (10), o presidente cubano, Raúl Castro, disse que pode voltar a seguir o catolicismo, mas com uma condição: se o pontífice continuar com sua agenda reformista. “Se [o papa] continuar a falar como fala, mais cedo ou mais tarde, eu vou começar a rezar novamente e retornar à Igreja Católica. E eu não estou brincando”, disse o comunista. Tanto Raúl como Fidel Castro foram batizados como católicos.

No encontro, Raúl agradeceu Francisco por intermediar a aproximação entre Havana e Washington. O cubano falou com o pontífice durante quase uma hora –um encontro excepcionalmente longo para uma reunião papal– durante uma visita que o Vaticano disse ser estritamente privada e não uma visita de Estado.

Francisco teve um papel crucial na retomada das relações diplomáticas entre EUA e Cuba. O Vaticano sediou reuniões entre delegações dos dois países no ano passado. Além disso, em diversas ocasiões, o papa afirmou estar satisfeito com a histórica reaproximação.  

Raúl prometeu ir a todas as missas de Francisco quando o pontífice for a Cuba, viagem que está marcada para o próximo mês de setembro. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a reunião ocorreu em um clima “extremamente cordial e familiar” e serviu como uma prévia para a visita do pontífice à ilha.

Audiências papais aos domingos são extremamente raras. O papa Francisco abriu uma exceção quando Rául perguntou se ele poderia parar em Roma em seu caminho de volta de Moscou para fazer o agradecimento pessoalmente ao pontífice.

Em uma entrevista coletiva à imprensa com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, o presidente cubano disse que saiu do encontro com o papa “realmente impressionado com sua sabedoria e sua modéstia”. O presidente cubano afirmou que lê todos os discursos do primeiro papa da América Latina, que faz da defesa dos pobres uma prioridade de seu papado.

Raúl lembrou o fato de Francisco ser membro da ordem jesuíta, e brincou: “até mesmo eu sou um jesuíta, em certo sentido”, já que ele foi educado por jesuítas antes da revolução.

 

Papas em Cuba

Essa será a terceira visita de um Papa a Cuba. Em 1998, uma viagem de João Paulo 2ª à ilha contribuiu para melhorar as relações entre o governo local e a Igreja, enquanto Bento 16 ficou durante três dias na nação caribenha em 2012 e celebrou uma missa na presença de Raúl Castro.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia