Pular para o conteúdo
Mundo

Pesquisa aponta ligeira vantagem do “sim” no referendo grego

Estudo mostra ainda que a ampla maioria da população (74%) deseja que a Grécia permaneça na zona do euro
Arquivo -

Estudo mostra ainda que a ampla maioria da população (74%) deseja que a Grécia permaneça na zona do euro

Resultado da consulta popular, que irá decidir se a população grega aceita ou não as reformas econômicas, deverá ser apertado. Ampla maioria da população quer a permanência do país na zona do euro.

Uma nova pesquisa de opinião sobre oreferendo na Grécia, divulgada nesta sexta-feira (03), indica um resultado equilibrado no referendo que poderá selar o futuro do país na Europa. A votação está marcada para este domingo.

O levantamento encomendado pelo jornal grego Ethnos ao instituto de pesquisas Alco indica uma mudança na tendência revelada por uma pesquisa de opinião anterior, que colocava à frente o voto no “não” às reformas econômicas impostas pelos credores da Grécia, defendido pelo governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras.

A nova pesquisa coloca o “sim” em ligeira vantagem, com 44,8% dos entrevistados se declarando a favor das reformas. Os eleitores contrários às medidas de austeridade somaram 43,4% e os indecisos, 11,8%.

O estudo mostra ainda que a ampla maioria da população (74%) deseja que a Grécia permaneça na zona do euro, enquanto 15% prefeririam voltar à antiga moeda grega, o dracma.

Dos entrevistados, 61% consideram que a vitória do “não” elevaria o risco de o país deixara a união monetária, contra 30% com opinião contrária – 9% disseram não saber.

Ainda assim a maioria (51%) acredita que uma vitória do “não” levaria a uma mudança de postura por parte dos credores.

A pesquisa foi divulgada um dia após o FMI (Fundo Monetário Internacional) lançar um grave alerta sobre a situação econômica do país, apontando que Atenas irá precisar de 50 bilhões de euros extras nos próximos três anos, incluindo 36 bilhões de euros de seus parceiros europeus, para manter a economia funcionando.

 

Legalidade do referendo é questionada

O maior tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, anunciou nesta sexta-feira que irá examinar a legalidade da realização do referendo, nos moldes estabelecidos pelo governo. Segundo informações de círculos jurídicos em Atenas, dois cidadãos entraram com pedidos de cancelamento da consulta popular, alegando que ela vai contra a Constituição.

Eles argumentam que temas referentes às finanças públicas não podem ser decididos através de um referendo. Entretanto, especialistas gregos em Constituição acreditam que o Conselho de Estado deverá rejeitar a ação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira