Pular para o conteúdo
Mundo

Número de mortos devido a terremoto no Nepal passa dos 6 mil

O terremoto provocou cerca de 2,8 milhões de deslocados internos
Arquivo -

O terremoto provocou cerca de 2,8 milhões de deslocados internos

Número de mortes causadas pelo terremoto no Nepal chegou nesta sexta-feira (1) a 6.204, e o de feridos, a 13.932, segundo a mais recente apuração divulgada pelo Ministério do Interior do país asiático, apesar de os dados ainda estarem longe do total de vítimas, já que as autoridades desconhecem o impacto do tremor em regiões mais remotas.

Só na capital Katmandu, mais acessível para as equipes de resgate e onde a ajuda humanitária está sendo distribuída com maior facilidade, já são 1.106 mortes, informou a polícia nepalesa ao jornal local My Republica .

O principal representante da ONU e da operação humanitária no Nepal, Jamie McGoldrick, declarou na quinta-feira (30) à Agência Efe que haverá muito mais vítimas do terremoto nas regiões.

“Nas regiões remotas, onde o terremoto foi realmente mais violento, o sofrimento é muito maior do que estamos vendo aqui (na capital). Além disso, a infraestrutura lá não é tão robusta quanto aqui, então cabe imaginar que o número de vítimas é muito maior”, disse McGoldrick.

O terremoto provocou cerca de 2,8 milhões de deslocados internos em um país com uma população total de 28 milhões de pessoas, segundo informações de organismos ligados à ONU, que estimam serem necessários durante os próximos três meses US$ 415 milhões em ajuda de urgência, dos quais US$ 22 milhões já foram recebidos.

O tremor foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região em uma década desde 2005, quando outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira.

 

Sobre o terremoto

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado (25) provocou mais de 6 mil mortes e muitos danos materiais, causando também avalanches que soterraram acampamentos de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Catmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de ) e durou entre 30 segundos e dois minutos.

Na capital nepalesa, o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, incluindo templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros. Os efeitos do tremor chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas diversas réplicas do terremoto, entre 4,2 e 6,7 graus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos

Cotidiano

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Ciclista João Rezek representou Campo Grande no L’Étape Rio de Janeiro