Pular para o conteúdo
Mundo

Morre Samuel Pisar, famoso sobrevivente do Holocausto

Nascido na Polônia, ele saiu de campo de concentração aos 16 anos
Arquivo -

Nascido na Polônia, ele saiu de campo de concentração aos 16 anos

O advogado e escritor americano Samuel Pisar, um dos sobreviventes mais jovens e famosos dos campos de extermínio nazistas, morreu na segunda-feira (27) em Nova York aos 86 anos, segundo o Conselho Representativo das Instituições Judaicas da França (CRIF).

“Era um dos poucos sobreviventes muito conhecidos, junto ao (escritor) Elie Wiesel e (à política francesa Simone Veil”, declarou nesta terça-feira à AFP o presidente do CRIF, Roger Cukierman, que disse ter perdido um amigo.

Nascido em Bialystok, na Polônia, em 18 de março de 1929, foi deportado ao campo de Majdanek, depois a Auschwitz e a Dachau, de onde foi libertado com 16 anos. Pisar contou sua experiência nos campos nazistas em suas memórias intituladas “O sangue da esperança”.

Universitário, advogado internacional e escritor, Samuel Pisar também foi na década de 1960 conselheiro do presidente dos Estados Unidos John Fitzgerlad Kennedy para o comércio internacional.

Cidadão americano, era muito conhecido na França, onde viveu várias vezes e foi condecorado com a Legião de Honra, a distinção honorífica de mais prestígio.

O ex-presidente francês Jacques Chirac citou sua contribuição à memória do genocídio judeu durante um famoso discurso em 1995, onde reconheceu a responsabilidade do Estado francês na deportação dos judeus da França. Chirac apontou na época a necessidade de que a França o lembre “para que o sangue do Holocausto se converta, segundo a palavra de Samuel Pisar, no ‘sangue da esperança’”.

Em um comunicado, o presidente francês François Hollande elogiou “um homem de destino excepcional que atravessou as tragédias do século passado com valentia e com uma sede única de viver e de fazer o mundo avançar”.

Embaixador da Unesco para o ensino do Holocausto e dos genocídios, “Samuel Pisar se dedicou à obrigação imperiosa de transmitir o que viveu e dedicou sua trajetória fora do comum àquelas e àqueles que viveram o horror dos campos nazistas”, disse Hollande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

À espera de Diniz, Vasco leva virada do Vitória, aumenta jejum e entra na zona de rebaixamento

Últimas Notícias

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena

Polícia

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Vítima foi abordada por suspeito que utilizava conta do Whatsapp com imagem de seu advogado, o que o induziu à seguir as orientações do golpista

Polícia

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Suspeitos foram localizados após rastreio do aparelho celular