Pular para o conteúdo
Mundo

Jordânia está unida e quer vingança contra o Estado Islâmico, diz jornalista

O rei da Jordânia, Abdullah II, prometeu uma resposta severa ao grupo
Arquivo -

O rei da Jordânia, Abdullah II, prometeu uma resposta severa ao grupo

A execução do piloto jordaniano Maaz Al Kassasbeh por militantes do (conhecido pela sigla Isis) uniu o povo e políticos do país. A avaliação é da jornalista jordaniana Taghreed Risheq, do jornal Alghad, baseado em Amã. “Os jordanianos estão furiosos. Eles querem vingança”, disse nesta quinta-feira (5) a repórter especializada em política externa, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ela, mesmo os muçulmanos sunitas do país que ainda apoiavam a ofensiva do Isis na Síria e no Iraque mudaram de opinião. “Até mesmo aqueles que eram contra a participação da Jordânia na coalizão [de países contra o Isis], agora estão favoráveis ao aumento da participação do país”, afirmou Taghreed.

Ontem (4), após a publicação do vídeo que mostra a execução do piloto, o rei da Jordânia, Abdullah II, prometeu uma resposta severa ao grupo. Segundo a jornalista, os partidos políticos se uniram em torno dessa causa.

Segundo ela, há o receio de que militantes possam promover atentados em solo jordaniano, como uma resposta aos ataques prometidos pelo rei. Mas, ao mesmo tempo, há uma crença na polícia e no Exército da Jordânia para impedir essas tentativas.

O Isis ocupa vastas áreas da Síria e do Iraque, dois países que fazem fronteira com a Jordânia. Para Taghreed, a atuação do Estado Islâmico tem provocado muitos problemas para o seu país, principalmente financeiros, já que o governo jordaniano teve que lidar com milhares de refugiados iraquianos e sírios em seu território.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo empata com o Ceará e mantém a liderança do Brasileiro de olho na Copa do Brasil

VÍDEO: Turistas flagram onça atacando jacaré em parque do Pantanal

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

Motorista bate em carro estacionado e é preso tentando fugir a pé em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Datafolha: 61% se recusam a votar em candidato com promessa de anistiar Bolsonaro por 8/1

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Rússia após 450 anos

Evento ocorre após forte terremoto na semana passada

Esportes

Com reservas, Palmeiras empata com o Vitória e fica 4 pontos atrás de Flamengo e Cruzeiro

Empate coloca mais pressão sobre o time do técnico Abel Ferreira, para garantir vaga nas quartas de final da Copa do Brasil

Trânsito

Motociclista fica ferido em acidente no Tijuca, em Campo Grande

Corpo de Bombeiros e Samu estiveram no local

Mundo

Demissão de chefe de estatísticas do trabalho pode criar crise de credibilidade de dados nos EUA

Especialistas afirmam que a decisão representa um ataque sem precedentes à credibilidade dos dados econômicos americanos