Irã aceita abrir usinas nucleares a inspetores
As negociações já duram seis anos e envolvem diversos países
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As negociações já duram seis anos e envolvem diversos países
Fontes diplomáticas em Viena afirmam que o Irã aceitou nesta terça-feira (14) o monitoramento de suas atividades nucleares em troca da suspensão das sanções contra o país. O acordo, no entanto, não prevê acesso automático de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) às usinas iranianas.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou a decisão de “erro histórico” e disse que ela abre o caminho para o Irã produzir armas nucleares. A expectativa é de que o desfecho seja anunciado pela União Europeia ao fim da plenária que começou às 8h30m GMT (5h30m, em Brasília).
As negociações com o Irã já duram seis anos e envolvem Estados Unidos, Rússia, Grã Bretanha, França, China e Alemanha.As potências ocidentais exigem que o Irã reduza as suas atividades nucleares para garantir que não será capaz de produzir armamentos.
Denominador comum
Já o governo iraniano sempre afirmou que o seu programa nuclear tem fins pacíficos e quer o fim das sanções internacionais.
Um diplomata afirmou à agência de notícias Associated Press que a chave para o acordo foi encontrar um denominador comum que permitiu abrir as usinas para inspeção. O Irã dará acesso a bases militares aos monitores da ONU, mas o país terá direito de questionar estas requisições, segundo o diplomata.
O governo de Teerã, por sua vez, aceitou que as sanções podem voltar a ser impostas caso o acordo seja violado, fontes diplomáticas afirmaram à agência Reuters.
Um embargo da ONU a armamentos continuaria a vigorar por mais cinco anos e as sanções da ONU sobre mísseis seriam mantidas por oito anos. A Reuters também citou dois diplomatas iranianos que teriam confirmado o acordo.
“Todo o trabalho duro valeu a pena e selamos um acordo. Deus abençoe o nosso povo”, o diplomata disse à Reuters.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.