O acusado, que foi espancado até a morte, era um imigrante ilegal de Bangladesh

Uma multidão invadiu uma prisão no nordeste da Índia e retirou do local um homem acusado de estupro, que acabou linchado pelas pessoas, informou a polícia nesta sexta-feira (6). Milhares de pessoas tomaram a Prisão Central de Dimapur, no Estado de Nagaland, na quinta-feira, e retiraram o suspeito do local, a quem também acusaram de ser um imigrante ilegal de Bangladesh. O homem foi apedrejado e espancado até a morte, informou o policial Sunep Aier.

O homem havia sido detido sob suspeita de ter estuprado uma mulher da região, em 24 de fevereiro. Nos últimos anos, a Índia tem registrado um aumento da indignação contra violência sexual, algo bastante comum no país. Mas o que aconteceu na quinta-feira pode também estar ligado às tensões em Nagaland por causa do fluxo de imigrantes de Bangladesh.

Vários grupos que acusam os imigrantes de tomarem seus empregos e terra têm realizado protestos nos últimos anos. Dimapur, a maior cidade de Nagaland, a 1.660 quilômetros a leste de Nova Délhi. O Estado fica no extremo nordeste do país, próximo da fronteira com Bangladesh.