Pular para o conteúdo
Mundo

Grécia vai às urnas em eleição decisiva

Se as pesquisas estiverem corretas, o país deverá eleger o primeiro partido anti-austeridade na zona do euro
Arquivo -

Se as pesquisas estiverem corretas, o país deverá eleger o primeiro partido anti-austeridade na zona do euro

A vai às urnas neste domingo numa eleição que poderá levar o país a renegociar os termos de seus acordos de resgate com credores internacionais.

Se as pesquisas estiverem corretas, o país deverá eleger o primeiro partido anti-austeridade na zona do euro. O líder do Syriza, de extrema esquerda, Alexi Tsipras, quer que parte da dívida grega seja perdoada e que medidas de austeridade sejam revogadas.

Isto tem deixado investidores e o mercado financeiro em alerta, e alimentado temores sobre uma possível saída grega da zona do euro.

Já o partido Nova Democracia, do premiê Antonis Samaras, diz que o país está conseguindo equilibrar seu orçamento e a economia está se recuperando. A campanha é baseada no lema de “manter o rumo” e a promessa de tirar a Grécia do programa de resgate. Ele é o candidato apoiado por Bruxelas e Berlim.

Há cerca de 10 milhões de eleitores aptos a votar, que elegerão o Parlamento, de 300 integrantes.

A Grécia enfrentou uma série de cortes em troca de um socorro com 240 bilhões de euros da União Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional. Mas a economia encolheu 25%, um número sem precedentes na era moderna. O país viu o desemprego disparar e milhares de gregos caíram à pobreza.

Muitos gregos acreditam terem sido colocados num laboratório de austeridade – em troca do socorro, a Grécia teve de aceitar um programa drástico de cortes de gastos públicos e aumento de impostos.

A taxa de desemprego, depois de cinco anos, é de 26% (cerca de 50% para os jovens). A classe média se sente maltratada, com muitos desgastados pelos anos de cortes. Eles parecem dispostos a apostar no Syriza, apesar do risco de que uma vitória de Tsipras poderá levar o país a um confronto com seus credores.

Mas há algumas notícias positivas. O país tem superávit orçamentário e já não está em recessão. As receitas de turismo estão em alta e a Grécia tem um impressionante número de empresas start-up em tecnologia.

‘Humilhação nacional’

Tsipras, do Syriza, é jovem – tem 40 anos -, dinâmico, carismático, e promete um fim ao que chama de “humilhação nacional”. Ele acredita que o pacote de austeridade é um desastre não apenas para a Grécia mas para a Europa e promete renegociar os acordos de resgate e reestruturar a dívida, que atualmente corresponde a 175% do Produto Interno Bruto (PIB).

Diz ele que agirá desde o primeiro dia para aumentar o salário mínimo, restaurar a eletricidade onde ela foi cortada e oferecer cobertura de saúde para os desamparados. É um programa ambicioso, e críticos duvidam que ele poderá cumpri-lo, segundo o editor de Europa da BBC, Gavin Hewitt.

“A desesperança pode decidir essa eleição. Há, no entanto, pouco apetite para abandonar o euro ou a UE. A maioria dos gregos quer ficar no clube europeu. Eles temem estar do lado de fora”, disse Hewitt.

O Syrisa é o primeiro partido anti-austeridade da zona do euro. Se for eleito, outros partidos de extrema-esquerda europeus podem ganhar fôlego, como o Podemos, na Espanha.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Onde assistir: Barça e Inter jogam pela semi da Champions e cinco jogos pela Copa do Brasil

tempo

Mais gelado: MS registra mínima de 7°C na madrugada desta quarta-feira

Morre Priscilla Pointer, atriz de Carrie, A Estranha, aos 100 anos

Morre trabalhador de acidente de ônibus que caiu de ponte na MS-436 com 40 passageiros

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Operação mira traficantes e cumpre mandados em Mato Grosso do Sul 

Na primeira fase cinco foram presos em flagrante

Mundo

Novo premiê busca papel global contra Trump após vencer eleição no Canadá

Mark Carney afirmou que vai irá buscar novas parcerias econômicas na Europa e Ásia

Cotidiano

Confira a escala médica de UPAs e CRSs desta quinta-feira

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta quarta-feira (30) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Emprego e Concurso

Precisa de emprego? Confira as vagas da Funsat desta quarta-feira

Cerca de 188 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta