Pular para o conteúdo
Mundo

Explosão deixa dois mortos durante passeata no leste da Ucrânia

O artefato explosivo continha pedaços de metal
Arquivo -

O artefato explosivo continha pedaços de metal

Duas pessoas morreram neste domingo em uma explosão durante uma manifestação no leste da , a 200 km da zona de combate com os rebeldes pró-Rússia, em um momento em que as duas partes haviam se comprometido a retirar armamento pesado da linha de frente.

A explosão em Kharkiv aconteceu durante a “marcha pela dignidade”, que celebra o aniversário de um ano da queda do ex-presidente Viktor Yanukovich, que deixou o poder após uma revolta popular liderada pelo movimento pró-Ocidente.

O procurador Yuri Danilchenko informou à imprensa que uma das vítimas fatais era um policial. Onze pessoas ficaram feridas, incluindo quatro policiais. A polícia considera que a ação foi um “atentado terrorista”, informou o ministério do Interior em um comunicado.

 
O artefato explosivo, que estava em uma bolsa de plástico escondida entre a neve na avenida Jukov, continha pedaços de metal, segundo o procurador, que acredita em uma ativação por controle remoto.
 

O atentado aconteceu em frente a um veículo estacionado na avenida Jukov, perto do palácio dos esportes da cidade, segundo testemunhas.

“Pensei que fosse uma bomba de efeito moral, mas as pessoas começaram a cair”, disse à AFP Igor Rasoja, um dos organizadores da marcha.

A “marcha pela dignidade” aconteceu em várias localidades do país para marcar o primeiro aniversário de Maidan, a revolta pró-Ocidente que provocou a queda do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovich.

A cidade de Kharkiv foi cenário nos últimos meses de uma dezena de explosões, consideradas “atentados terroristas” e que deixaram vários feridos.

Ao mesmo tempo, a tensão crescia na cidade portuária de Mariupol, depois que Kiev afirmou que 20 tanques russos estavam na localidade.
Ceticismo sobre a trégua

O ataque deste domingo aconteceu no momento em que o exército da Ucrânia e os rebeldes separatistas tentam salvar a trégua estabelecida, após a troca de prisioneiros no sábado, em meio a acusações dos dois lados.

Segundo os rebeldes, a retirada das armas pesadas poderia começar na terça-feira, após dois dias de preparação, mas Kiev insistiu no início imediato da operação. 

Mas a contínua violação do cessar-fogo, que entrou em vigor na semana passada, sobretudo depois que os rebeldes assumiram o controle da cidade estratégica de Debaltseve, no leste da Ucrânia, evidencia os temores sobre o cumprimento da trégua. 

Os acordos assinados na capital de Belarus, com a participação de Ucrânia, Rússia, Alemanha e França, previam um cessar-fogo total, a retirada das armas pesadas da frente de batalha, a libertação de prisioneiros e negociações para uma autonomia maior das regiões separatistas. 

Estados Unidos e Reino Unido examinam impor sanções adicionais à Rússia, que acusam de apoiar os separatistas, afirmou no sábado o secretário de Estado americano, John Kerry.

Apesar de Moscou negar uma intervenção na Ucrânia, União Europeia e Estados Unidos adotaram uma série de sanções econômicas em represália ao suposto apoio russo aos separatistas. As medidas abalaram ainda mais a economia russa, já afetada pela queda do preço do petróleo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ampla

PT vai focar em frente ampla por Lula após saída da base do Governo de MS

piscina

Bebê de um ano morre afogada após cair em piscina em Dourados

Em estreia no SBT, João Silva homenageia Faustão: ‘Te amo’

Combate às chamas em loja de calçados precisou de megaoperação dos Bombeiros: ‘todas as viaturas’

Notícias mais lidas agora

Justiça julga neste mês multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

pai paternidade

Existe jeito certo de ‘ser pai’? Sul-mato-grossenses relatam como encaram desafios da paternidade

Domingo de Dia dos Pais amanhece gelado e sensação térmica chega a -3,2°C em Campo Grande

Presença paterna esbarra no machismo, que reflete nas estatísticas e faz o básico virar heroísmo

Últimas Notícias

Famosos

VÍDEO: Filho de Diogo Nogueira canta com pai no Altas Horas em rara aparição

Filho de Diogo Nogueira, Davi fez uma rara aparição ao lado do pai ao se apresentar no palco do Altas Horas; veja como foi o momento

Cotidiano

Declaração de pobreza: saiba quem tem direito a isenções em processos na Justiça

Declaração de hipossuficiência é usada para solicitar os benefícios da gratuidade na Justiça, mas mentira pode ser considerada 'falsidade ideológica'

MidiaMAIS

Pai solo da Manu, Diego transforma rotina de paternidade em inspiração no Instagram

Criador de conteúdo de Campo Grande soma mais de 59 mil seguidores no Instagram

Famosos

Após velório de 16 horas, corpo de Arlindo Cruz sai em cortejo; saiba detalhes

Arlindo Cruz contou com um velório de 16 horas na quadra do Império Serrano, teve churrasco e cerveja liberada; saiba detalhes da despedida