As peças foram entregues pelo embaixador dos EUA no Iraque

As autoridades americanas devolveram nesta quarta-feira (15) ao governo do Iraque 483 antiguidades que foram apreendidas pelas Forças Armadas dos Estados Unidos em um ataque lançado contra o grupo jihadista .As peças foram entregues pelo embaixador dos EUA no Iraque, Stuart Jones, ao ministro iraquiano de Turismo e Antiguidades, Adel al Sharshab, em um evento no Museu Iraquiano, em Bagdá.

O comunicado, no entanto, não deu detalhes sobre as peças, nem sobre quando e onde foram recuperadas. O ministro assinalou, durante a cerimônia de entrega, que essas peças apreendidas em um esconderijo do EI são uma prova de que os jihadistas estão traficando antiguidades iraquianas.

Além disso, lembrou os esforços de seu Ministério em recuperar as antiguidades roubadas com o apoio dos países aliados do Iraque e em coordenação com a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Sharshab pediu que os Estados Unidos devolvam ao Iraque o arquivo judaico iraquiano assim que estiver reabilitado, e lembrou que foi levado ao país mediante um acordo especial de restauração. Já Jones reiterou o compromisso de Washington de apoiar ao governo de Bagdá em sua luta contra os jihadistas e na recuperação de suas propriedades culturais e arqueológicas.