Pular para o conteúdo
Mundo

Estado Islâmico: foto de ‘jihadista John’ adulto é revelada

Uma imagem do terrorista quando criança foi divulgada nesta sexta-feira
Arquivo -

Uma imagem do terrorista quando criança foi divulgada nesta sexta-feira

A emissora britânica Sky News publicou nesta sexta-feira (27) a primeira foto do “jihadista John”, responsável pelas decapitações do grupo , quando adulto. A imprensa inglesa identificou o extremista nesta semana como Mohamed Emwazi.

Na imagem, o militante do grupo Estado Islâmico (EI, ex-Isis) é visto com um boné, bigode e cavanhaque. Foto data da época em que frequentava a Universidade de Westminster, entre 2006 e 2009. Emwazi, de 27 anos, é originário de Londres. A foto foi divulgada horas após uma imagem dele ainda criança ser publicada na imprensa britânica. Ele é retratado aos 11 anos junto a outros alunos da escola primária St Mary Magdalene Church na imagem.

Um ex-colega do terrorista disse ao jornal local The Sun que Emwazi, que veio de uma família religiosa, era o único muçulmano da classe e que ele gostava de escrever em árabe.

Histórico
As autoridades britânicas já conheciam a identidade do extremista, mas resolveram mantê-la em sigilo para não comprometer as investigações sobre o EI, que atua no norte da Síria e do Iraque, mas tem se expandido a outros países, como a Líbia.

Enwazi apareceu pela primeira vez no vídeo de decapitação do jornalista norte-americano James Foley, em agosto de 2014.

Fluente em inglês, o jihadista foi o protagonista de outros vídeos do EI, nos quais anunciava a morte de reféns e ameaçava países do Ocidente. Desde o princípio, as autoridades britânicas acreditavam que ele era originário de Londres devido ao seu sotaque. De acordo com fontes locais, amigos do “jihadista John” dizem que ele é de família rica. Suspeita-se que Emwazi tenha se unido ao EI em 2012.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo empata com o Ceará e mantém a liderança do Brasileiro de olho na Copa do Brasil

VÍDEO: Turistas flagram onça atacando jacaré em parque do Pantanal

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

Motorista bate em carro estacionado e é preso tentando fugir a pé em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Datafolha: 61% se recusam a votar em candidato com promessa de anistiar Bolsonaro por 8/1

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Rússia após 450 anos

Evento ocorre após forte terremoto na semana passada

Esportes

Com reservas, Palmeiras empata com o Vitória e fica 4 pontos atrás de Flamengo e Cruzeiro

Empate coloca mais pressão sobre o time do técnico Abel Ferreira, para garantir vaga nas quartas de final da Copa do Brasil

Trânsito

Motociclista fica ferido em acidente no Tijuca, em Campo Grande

Corpo de Bombeiros e Samu estiveram no local

Mundo

Demissão de chefe de estatísticas do trabalho pode criar crise de credibilidade de dados nos EUA

Especialistas afirmam que a decisão representa um ataque sem precedentes à credibilidade dos dados econômicos americanos