Pular para o conteúdo
Mundo

Considerado o mais poderoso da história, furacão Patricia atinge México

O fenômeno chegou aos estados de Jalisco
Arquivo -

O fenômeno chegou aos estados de Jalisco

O Patricia, maior fenômeno já visto tanto no oceano Pacífico quanto no norte do oceano Atlântico, já chegou à costa do México. A informação foi confirmada por volta das 21h20 (horário de ) pelo presidente do país, Enrique Peña Nieto.

O fenômeno chegou aos estados de Jalisco (onde fica a cidade de Puerto Vallarta, um dos principais pontos turísticos do país) e Colima. Também devem ser atingidos nas próximas horas os estados de Nayarit e Michoacán. Até o momento, nenhum governador relatou prejuízos maiores em decorrência da passagem do furacão.

O tornado tem aproximadamente dez quilômetros de diâmetro, de acordo com o Conagua, serviço meteorológico oficial do país.

Segundo informações da Nasa, os ventos provocados pelo fenômeno poderão ultrapassar a velocidade de 400 quilômetros por hora. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o furacão atingiu a categoria 5 – o maior patamar da escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos fenômenos. Para efeito de comparação, o furacão Katrina, que deixou mais de 1.800 mortos nos EUA em 2005, foi classificado como um fenômeno de categoria 3.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, reconheceu que o país “enfrenta uma ameaça de grande escala” e informou que o governo terá como prioridade a proteção da vida de seus cidadãos. Houve registro de deslizamentos no estado de Michoacán pouco antes da chegada do furacão ao continente.

As autoridades já ordenaram a evacuação de moradores dos três estados que devem ser os mais atingidos pelo fenômeno: Colima, Nayarit e Jalisco. Muitos foram evacuados em direção a Guadalajara, na região central do país. Também foi emitido um alerta para que fossem cancelados os voos para esses estados.

O governo mexicano recomenda que mesmo os moradores de outras regiões preparem um kit de emergências para o caso de ser necessário deixarem suas casas. O fornecimento de energia foi preventivamente suspenso em Tacomán e Manzanillo (cidade onde o porto também foi fechado). Ainda por precaução, foi suspenso o funcionamento de postos de combustível nos três estados que devem ser os mais atingidos.

O governo de Jalisco anunciou momentos antes da chegada do furacão Patricia ao estado que iria disponibilizar pontes aéreas para remover moradores das áreas de risco.

Diversas autoridades, entre governadores, ministros e integrantes das defesas civis dos estados, se reuníram desde cedo em centros de coordenação de emergência. Foram disponibilizados cerca de 1.800 de abrigos temporários em Jalisco, Colima e Nayarit.

Segundo a Procuradoria Federal de Proteção ao Ambiente do México, ao menos 12 zoológicos podem ser atingidos pela passagem pelo furacão. Também há o risco de vazamentos em 69 centros que trabalham com resíduos tóxicos.

Outro motivo de preocupação para as autoridades mexicanas é a atividade do vulcão de Colima, localizado em um dos estados que estão na trajetória do furacão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Últimas Notícias

Polícia

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Vítima usava documento falso em nome de um idoso brasileiro

Polícia

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Carmen desapareceu no dia 12 de junho no campus de Ilha Solteira da Unesp

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho