Local situado na região de Capadócia foi encontrado durante projeto ístico

Uma cidade subterrânea de mais de 5.000 anos na região turca da Capadócia foi encontrada dentro de uma colina por , reportou a revista National Geographic  na quinta-feira (26/03).

A descoberta aconteceu após o governo turco emitir um decreto para demolir cerca de 1.500 edifícios na área como parte de um projeto de renovação urbana. Por acaso, enquanto operários trabalhavam para iniciar a construção, tropeçaram em uma vasta rede labiríntica, indicando a existência da cidade. 

No interior dela, foi encontrado um ecossistema subterrâneo repleto de canais de água que poderia ter sustentado milhares de pessoas por anos. Pesquisadores também suspeitam que os habitantes se dirigiam para as profundezas do local durante períodos turbulentos de invasões e de guerras, garantindo a sobrevivência da cidade.

Segundo geofísicos da Universidade de Nevsehir, o local pode ter quase 465 mil metros quadrados, mas ninguém sabe ainda quão grande poderá ser. “Por ora, é impossível dizer”, comentou o diretor do de Nevsehir, Murat Gulyaz, à revista norte-americana.

“Esta nova descoberta será uma nova pérola, um novo diamante, um novo ouro para as maravilhas da região”, comemorou Hasan Unver, o prefeito da cidade vizinha de Nevsehir. Ele revela ainda que o plano é tornar a região o “maior parque antigo do mundo”, que irá “mudar radicalmente o destino da Capadócia”.