Moradores e turistas foram aconselhados a evitar locais de grande aglomeração

A Bélgica elevou o alerta de terror na região da capital Bruxelas para o nível mais alto, advertindo à população para uma ameaça “muito séria” e “iminente”.

O metrô vai fechar neste domingo. Moradores e turistas foram aconselhados a evitar locais de grande aglomeração, incluindo shopping centers e shows, informaram autoridades locais.

Elas também recomendaram que eventos como jogos de futebol sejam cancelados.

O alerta para o resto da Bélgica permanece em um nível mais baixo, apesar de igualmente sério.

Bruxelas foi considerada o “centro nervoso” dos ataques em Paris na semana passada. Autoridades acreditam que foi na capital belga que os atentados foram planejados.

Em outros desdobramento, a polícia turca afirmou que prendeu um belga de origem marroquina sob a suspeita de que ele vinha monitorando locais em Paris, informou a agência de notícias turca.

Até agora, três pessoas já foram acusadas formalmente por envolvimento nos ataques, cuja autoria foi assumida pelo grupo autodenominado ‘Estado Islâmico’.

Na noite de sexta-feira, milhares de pessoas se reuniram nos locais que foram alvo dos ataques em Paris para realizar uma vigília em homenagem às vítimas.

Também na sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU adotou por unanimidade uma resolução para redobrar a ação contra o ‘Estado Islâmico’.

O documento, elaborado pelo governo francês, insta os Estados-membros a tomar “todas as medidas necessárias” na luta contra o grupo extremista.

Na semana passada, ataques simultâneos deixaram pelo menos 130 mortos e 352 feridos em Paris.

O atentado foi o pior na Europa desde os ataques a bomba em Madri, em 2004. Também foi o mais sangrento em solo francês desde a 2ª Guerra Mundial.

O que é o ‘Estado Islâmico’?

O ‘EI’ é um grupo extremista islâmico que controla grandes partes do território da Síria e do Iraque. O grupo declarou o território como um califado, um Estado governado de acordo com a lei islâmica, sob o comando de Abu Bakr al-Baghdadi.

O que o ‘EI’ pretende alcançar?

O ‘EI’ exige a adesão de todos os muçulmanos, rejeitas as fronteiras nacionais e busca expandir seu território. O grupo segue sua própria interpretação radical do Islã sunita e vê todos aqueles que não seguem seus dogmas como merecedores da morte.

Qual é a força do ‘EI’?

O ‘EI’ projeta uma imagem poderosa, parcialmente por meio da propaganda e da extrema brutalidade de suas ações, e é, atualmente, o grupo insurgente mais rico do mundo. Possui cerca de 30 mil combatentes, mas vem enfrentando ataques aéreos por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, que prometeram destrui-lo.