Para muitas pessoas, as fotografias fazem parte do dia a dia de trabalho ou mesmo para funções de lazer. Conhecer um jeito simples de transformá-las em extensões mais práticas faz toda a diferença!
Um estudo conduzido pela plataforma Statista descobriu que, em média, 2 a cada 3 pessoas usam os smartphones para funções profissionais. Entre reuniões de vídeo, envio e recebimento de arquivos e outras tarefas, a realidade é uma só: os celulares são essenciais para o cotidiano da maioria de nós.
Partindo desse princípio, surge uma pergunta: é possível utilizar os dispositivos móveis para a tarefa de conversão de fotos em PDF? A resposta é um sonoro “sim”, de modo que elaboramos um texto com informações completas sobre como fazer isso; incluindo um passo a passo na plataforma do Smallpdf.
Como transformar fotos em arquivos PDF?
Antes de explicarmos sobre a plataforma que permite a conversão de fotos em arquivos PDF, devemos responder à pergunta: como transformar essas imagens? As respostas variam, com as três alternativas principais sendo os programas de computadores, os aplicativos de smartphones e os sites na internet.
Há prós e contras em todas as opções de conversão de JPG para PDF, mas a perspectiva de executar essa tarefa de um dispositivo móvel elimina os softwares. Dentre os aplicativos e os sites, os apps pedem download e costumam ser pagos, enquanto plataformas online só requerem a internet.
Isso significa que você pode transformar as fotos JPG em arquivos com a extensão PDF de qualquer dispositivo eletrônico que tenha um navegador de internet, seja ele um smartphone, um desktop ou laptop. Essa é a alternativa mais adequada para agilizar o dia a dia, de modo que vamos explicá-la.
Como funciona o conversor de fotos em PDF?
O Smallpdf é um editor de PDF que, entre outras coisas, realiza a conversão de imagens na extensão JPG em arquivos de PDF. A plataforma também é capaz de transformar outras extensões criadas em softwares do pacote Office, como as planilhas do Excel e as apresentações criadas com o PowerPoint.
As ferramentas disponibilizadas pelo Smallpdf são gratuitas aos usuários e incluem não somente a conversão de documentos, mas também exclusão e extração de páginas, mescla, assinatura digital, proteção de arquivos, giro e funções de inteligência artificial, como tradução e resumo automáticos.
Quais as vantagens de transformar as fotos em PDF?
As vantagens de usar o celular para fazer tarefas importantes e transformar fotos em arquivos PDF são muitas, com a primeira delas já no título desse texto: a agilidade! Imagens em JPG, especialmente aquelas mais pesadas, são consideravelmente maiores do que documentos em PDF; o que significa que demoram mais a enviar.
Aliado a isso, há o fato de que o PDF é um formato “universal”, capaz de ser aberto em qualquer tipo de dispositivo, entre smartphones, desktops e laptops. Isso significa que, ao enviar, são maiores as chances de que a pessoa que está recebendo seja capaz de abrir, independentemente do dispositivo.
Por fim, há também o arquivamento, o qual é facilitado quando há um único arquivo ao invés de uma quantidade elevada. Para isso, porém, é necessário que o recurso de conversão seja usado com envio de múltiplos arquivos, o que fará com que as fotos sejam exibidas em sequência em um mesmo doc.
Existem prejuízos na conversão de fotos em PDF?
Explicados os benefícios, uma segunda questão que surge é: existem prejuízos? A resposta é “não”, mas tudo depende do seu uso. Para o envio de materiais voltados à observação (como a aprovação de projeto, por exemplo), não há características negativas, levando em conta o propósito da mudança.
Se, por outro lado, o envio tem como objetivo as fotos serem usadas para edições de imagem, então o ideal é que elas sejam mandadas em sua forma original. É possível “reconvertê-las” de PDF para JPG com editores como o Smallpdf, mas nesses casos existirá uma perda de qualidade pelo processo duplo.
Outras ideias para agilizar o seu dia a dia digital com o celular
Para finalizar, vale a pena sugerir outras ideias para agilizar o seu dia a dia digital com o celular. Uma das mais interessantes é a sincronização entre aplicativos e contas do celular e do computador. Os serviços de armazenamento em nuvem, por exemplo, permitem acessar arquivos de qualquer lugar.
Utilizar serviços online, em detrimento de aplicativos, também é muito recomendado; não somente porque se reduz o “trabalho” necessário, mas também porque se ocupa menos espaço no dispositivo. Um smartphone com arquivos demais, eventualmente ficará mais lento durante o uso no cotidiano.
Por último, e definitivamente não menos importante, vale a pena praticar o “minimalismo digital” e reduzir o tempo na frente das telas. Quanto menos tempo passar com o celular em mãos, maior será a sua eficiência naqueles momentos em que usar o dispositivo mobile para as tarefas do seu trabalho.