Pular para o conteúdo
Variedades

Ameaçada de extinção, mais uma arara-azul-de-lear nasce no Brasil

Pesquisadores fazem procriação para evitar o desaparecimento
Agência Brasil -
Exemplares de arara-azul-de-lear - (Foto: Paulo Pinto, Agência Brasil)

Nasceu a primeira arara-azul-de-lear do Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre (Cecfau), mantido pelo estado de . Desde 3 de janeiro, o filhote se soma a outros 14 animais da espécie no local, considerado a maternidade de animais ameaçados de extinção. Em 2024, seis araras-azuis-de-lear nasceram no Cecfau, em Araçoiaba da Serra, no interior paulista.

“A gente trabalha com o objetivo de aumentar a população da espécie e também conseguir enviar [essas aves] para soltura na natureza”, disse a bióloga Giannina Piatto Clerici, gestora do Cecfau. O filhote está sendo alimentado por profissionais e mantido em berçário.

Os pais – batizados de Maria Eduarda e Dumont – são vítimas do , foram recuperados pela equipe do Cecfau e continuarão sob cuidados. Já a nova arara filhote, depois que aprender a voar e se alimentar sozinha, será avaliada e há a possibilidade de que seja solta na natureza.

“Só o tempo vai dizer. A gente segue um protocolo bem rigoroso de não ficar conversando com o filhote, nem fazendo carinho, tentar ao máximo evitar esse contato para que eles não fiquem tão mansos. Mas isso depende muito de cada ave. Quando ela tiver uma idade suficiente, será avaliado o seu comportamento para saber se há chances de soltura ou não. Isso a gente só vai saber no futuro”, explicou a bióloga.

A avaliação ocorrerá quando a arara tiver por volta de um ano de idade. “É uma série de fatores avaliados: se o animal sabe voar bem, se ele está empenado direitinho e se ele sabe quebrar coquinho que a gente oferta aqui e é uma das principais dificuldades que eles enfrentam”, relatou. Quando o animal não está apto para soltura na natureza, ele segue sob cuidados no próprio Cecfau ou em outra instituição de conservação de fauna.

Desde 2019, 26 filhotes de araras-azuis-de-lear nasceram no núcleo e dez foram enviados para soltura na região do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, na .

O Cecfau integra o Programa de Manejo Populacional da Arara-azul-de-lear desde sua inauguração, em 2015, visando auxiliar na conservação da espécie.

O centro é referência na reprodução e conservação de espécies ameaçadas de extinção fora de seu habitat. Os pesquisadores promovem a procriação desses animais para evitar o e garantir a reinserção na natureza quando possível.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump publica decreto que proíbe entrada de estudantes estrangeiros admitidos em Harvard

operacao sidrolandia gaeco

Gaeco ‘amanhece’ em Sidrolândia e cumpre mandado em residência

Convenção nacional do PSDB em Brasília pode aprovar união com Podemos

Dois em cada três brasileiros defendem que Lula não concorra em 2026, aponta Genial/Quaest

Notícias mais lidas agora

MPMS gastou R$ 496 mil com concurso para promotor com 100% dos candidatos reprovados

pcms santa casa

Cirurgião-dentista morreu após cair do 6º andar da Santa Casa, diz polícia

Quatro aparelhos e 50 chips são apreendidos com grupo que clonou celular de Riedel

senadora ministério pantanal senado pec

Tereza Cristina critica governo Lula e aponta reprovação crescente: ‘O Brasil precisa de mudança’

Últimas Notícias

Cotidiano

Lista: Agetran divulga relação de condutores que cometeram infrações em maio; confira

Os condutores autuados têm o prazo de 30 dias para apresentar defesa ou informar o infrator

Economia

Quina de São João 2025: saiba como apostar, dia do sorteio e valor do prêmio

O sorteio do concurso 6760 será o maior da história na modalidade

Artigo

Dakila Pesquisas investiga anomalias que provocam terremotos na região sudoeste de MS

Rogério Alexandre Zanetti, jornalista

Emprego e Concurso

Após erro em edital, Funsat divulga nova lista de inscritos ao Primt

Os aprovados no Primt irão receber um salário mínimo, cesta básica e alimentação nos dias de trabalho