90 golfinhos gigantes serão sacrificados após ficarem encalhados na Austrália

Cerca de 157 golfinhos gigantes, conhecidos também como falsas-orcas, ficaram encalhados em praia na Tasmânia, na Austrália. Dos que ficaram na praia, 70 morreram no local. Equipes de resgate foram enviadas nesta quarta-feira (19) para tentar devolvê-los ao mar, mas não tiveram sucesso.
Já os outros animais se encontram em uma situação considerada “complexa”. Isso porque o mar está agitado, e impede que eles retornem ao habitat natural, além do isolamento da praia, que dificulta a chegada de equipamentos especiais de resgate, conforme informaram autoridades locais.
Por isso, os outros 90 animais sobreviventes irão passar por eutanásia, medida que menos causará sofrimento. “Quanto mais tempo eles passam fora da água, mais eles sofrem. Todas as opções alternativas não foram bem sucedidas”, explicou a bióloga marinha Kris Carlyon à Associated Press.
Encalhamentos como esse são comuns na região oeste da Tasmânia. 470 baleias-piloto ficaram presas em 2020, enquanto outras 230 também encalharam em 2022. No entanto, esses casos não ocorriam com golfinhos gigantes há 50 anos. As falsas-orcas são as maiores representantes da espécie dos golfinhos, podendo chegar até seis metros de comprimento e pesar até 1,5 tonelada.
*Com informações do UOL
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!