Festival cultural celebra a cultura afro-brasileira em Dourados com diversas atrações

Desde o dia 9 até 20 de novembro, Dourados realiza o Festival Cultural Novembro Negro, um evento dedicado à exaltação e valorização das culturas e identidades negras, suas heranças, conquistas e contribuições para a sociedade. A programação, diversificada e repleta de talentos, contará com oficinas, poesia, dança, capoeira, samba de roda, manifestações afro-religiosas, gastronomia, grafite, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Programação acontece até o dia 20 (Foto: Reprodução, UFGD)

Desde o dia 9 até 20 de novembro, Dourados realiza o Festival Cultural Novembro Negro, um evento dedicado à exaltação e valorização das culturas e identidades negras, suas heranças, conquistas e contribuições para a sociedade.

A programação, diversificada e repleta de talentos, contará com oficinas, poesia, dança, capoeira, samba de roda, manifestações afro-religiosas, gastronomia, grafite, exposições de artistas negros, performances de pintura e muito mais.

Idealizado pelo Centro Cultural Quintal de Palmares, o evento é um projeto de extensão da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e foi contemplado em primeiro lugar pela Lei Paulo Gustavo Estadual na categoria inscrita.

Entre as atividades, destacam-se duas palestras formativas — “Políticas de Cotas no Brasil” e “Desmistificando as Religiões de Matrizes Africanas” —, um workshop de acessibilidade cultural para capacitar agentes e produtores culturais, além de cinco oficinas: confecção de bonecas abayomis, turbantes, capoeira, danças brasileiras e atabaque (com acessibilidade em Libras).

No dia 20 de novembro, data que passa a ser feriado nacional, a partir deste ano, em celebração ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Nacional de Zumbi, será realizada na Praça Antônio João, a partir das 17h, a VII Noite Cultural Alusiva à Consciência Negra. Além das manifestações culturais já mencionadas, o evento contará com shows do Grupo Terra Seca e da cantora Ana Paula Lopes, prometendo muito forró e samba para animar o público.

Também no dia 20, acontecerá a IV Feira Afro Zumbi Vive, reunindo artesãos, empreendedores e produtores regionais, em sua maioria negros. A feira oferecerá uma variedade de produtos, desde roupas e acessórios até pratos típicos da culinária afro-brasileira, movimentando a economia local.

As oficinas e palestras acontecerão em escolas públicas de Dourados, no SIMTED, no IFMS e no Ilê Axé Megemulebaonã. Todos os detalhes da programação podem ser conferidos pelo site https://linktr.ee/festivalculturalnovembronegro, onde também podem ser feitas as inscrições para as atividades.