MidiaMAIS / Variedades MidiaMAIS

Conheça os principais benefícios do leite de aveia

Alternativa vegetal é ideal para intolerantes à lactose, veganos e pessoas que desejam diminuir o consumo de produtos de origem animal

Nathália Rabelo Publicado em 15/04/2021, às 17h44

Leite de aveia é opção saudável para o dia a dia
Leite de aveia é opção saudável para o dia a dia - Foto: Reprodução/Tua Saúde

Você já ouviu falar no leite de aveia? Trata-se de uma alternativa vegetal para pessoas que são intolerantes à lactose, veganos, para quem deseja reduzir o consumo de alimentos de origem animal ou simplesmente para quem tem vontade de experimentar uma opção mais saudável. Do fortalecimento do sistema imunológico à nutrição adequada, confira abaixo quais são os principais benefícios do leite de aveia na sua rotina.

Naturalmente adocicada e cremosa, a bebida pode ser consumida diariamente. Sua textura e sabor se assemelha muito ao leite animal sendo, portanto, uma alternativa para quem procura um substituto para incluir na preparação de receitas, vitaminas ou acrescentar ao café.

Principais benefícios do leite de aveia

  • Alivia a prisão de ventre e facilita a digestão por ser rico em fibras;
  • Ajuda no controle da diabetes, já que fornece carboidratos de absorção lenta, o que permite regular o açúcar no sangue;
  • Promove a perda de peso, pois é rico em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e fornece poucas calorias, desde que incluído em uma dieta saudável de baixo teor calórico;
  • Ajuda a baixar o colesterol, porque é rico em um tipo de fibra chamada beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue e diminui o risco de doenças cardíacas graves, como ataque cardíaco ou derrame.

Além disso, o leite de aveia também ajuda a relaxar o corpo por causa da fitomelatonina, favorecendo para uma boa noite de sono.

Como fazer leite de aveia em casa

O leite de aveia pode ser feito na sua própria casa, bastando apenas 2 xícaras de aveia em flocos e 3 xícaras de água. Você vai fazer o seguinte:

Coloque a aveia na água e deixe de molho por 1 hora. Depois, bata tudo no liquidificador e coe. Você deve consumir ele de imediato ou armazenar na geladeira por até 3 dias. Para deixar a bebida mais agradável, podem ser acrescentadas algumas gotinhas de baunilha.

Jornal Midiamax