Às vezes, a casa pode conter odores desagradáveis e teimosos. Para evitar o uso de produtos desodorantes químicos nocivos à saúde e ao , o ideal é apostar em dicas 100% naturais para desodorizar a casa sem medo. Para preservar o ar fresco da casa, o melhor é, acima de tudo, ventilar regularmente pelo menos 10 minutos por dia e limpá-la regularmente com produtos de limpeza naturais.

Pode acontecer, no entanto, que alguns odores desagradáveis persistam, como o cheiro do tabaco, o de uma geladeira cheia de alimentos com odor ou o de um armário de sapatos. Em tais situações, fazer uso de desodorantes químicos só piora as coisas. Esses produtos simplesmente mascaram o cheiro desagradável com um cheiro mais forte e carregam o ar com agentes nocivos chamados VOCs (compostos orgânicos voláteis).

Essas substâncias poluem o ar em casa e, ao mesmo tempo, prejudicam sua saúde e a do meio ambiente. Portanto, para evitar o uso desses produtos tóxicos, selecionamos 7 dicas para sempre ter um bom cheiro em casa com produtos 100% naturais. Confira:

Bicarbonato de sódio

Purificador de ar caseiro: 7 dicas naturais para perfumar a sua casa

O bicarbonato de sódio, é um produto essencial para um lar saudável. Entre todas as suas qualidades, o bicarbonato também faz milagres para desodorizar sua roupa, tapetes ou lixo. Para isso, a receita é simples, basta polvilhar as áreas a serem desodorizadas regularmente com um pouco de bicarbonato de sódio.

No cesto de roupa suja, ele retém odores desagradáveis e suaviza a roupa depois de lavada na máquina. Para o seu tapete ou sofá de tecido, polvilhe generosamente o tecido, aguarde cerca de trinta minutos e aspire bem. Na parte inferior do lixo, ele absorve maus odores.

Vinagre branco

Purificador de ar caseiro: 7 dicas naturais para perfumar a sua casa

O segundo produto essencial para ter em seu armário: vinagre branco! Seu cheiro não é agradável por causa dos vapores do álcool, mas se livra de todas as bactérias ruins responsáveis por odores mais difíceis. Como é 100% natural, você pode lavar todas as suas superfícies, em particular sua geladeira ou micro-ondas, sem qualquer risco à sua saúde.
Uma dica para tornar seu cheiro mais agradável: adicione algumas cascas de frutas cítricas à garrafa de vinagre branco, deixe macerar por dez dias e depois filtre antes de usar.

Lavanda

Purificador de ar caseiro: 7 dicas naturais para perfumar a sua casa

Quem não conhece o cheiro maravilhoso de lavanda? Seu odor agradável e persistente a torna o perfume ideal para deixar uma impressão de frescura em sua casa. Suas virtudes também são calmantes.É melhor secar alguns ramos de lavanda ao ar livre e colocá-los por toda a casa na forma de um buquê. Você também pode fazer pequenos sacos de tecido de lavanda para colocar em seus armários para perfumar sua roupa.

Limão

Purificador de ar caseiro: 7 dicas naturais para perfumar a sua casa

O limão é um excelente desinfetante. Para a manutenção da sua casa ou para tratar pequenas feridas, faz milagres. Não é à toa que também é um desodorante natural muito bom. Corte um limão ao meio e deixe os pedaços na geladeira ou na máquina de lavar louça, pois eles absorverão todo o mau cheiro.

Laranja

Purificador de ar caseiro: 7 dicas naturais para perfumar a sua casa

Casca de laranja também deixa a casa com um cheiro agradável. No meio do inverno, elas perfumarão sua casa para uma atmosfera acolhedora. Seque-os no forno em fatias para criar uma guirlanda decorativa e perfumada ou queime a casca para que a fragrância se difunda suavemente. Escolha laranjas orgânicas sem pesticidas.

Cravo

Benefícios do Cravo-da-Índia

O cravo-da-índia também tem muitas virtudes, incluindo o óleo essencial que alivia a dor na boca. Mas eles também são perfeitos para desodorizar o interior quando cravados em um cítrico, laranja ou limão. O odor assim difundido limpará o ar da sala, mas também expulsará pequenos insetos, como mosquitos.

Especiarias

Purificador de ar caseiro: 7 dicas naturais para perfumar a sua casa

As especiarias não apenas dão sabor aos pratos, mas também perfumam. Aqueça-os suavemente em uma panela para apreciar seus aromas por toda a sala. Você também pode adicionar canela em volta das velas (naturalmente) para ter um perfume agradável na sua casa.