Após 60 anos da primeira publicação de Mauricio de Sousa, a tem agora nas suas páginas uma garota negra como protagonista. O lançamento da personagem e de sua família faz parte do Donas da Rua, que tem apoio da ONU Mulheres.

Milena, que ama animais, chegou à história na edição de janeiro e é uma grande amiga de Magali e Mônica. Milena se muda para a Rua do Limoeiro com sua família: Silvia, a mãe, é veterinária e casada com Renato, publicitário. Milena tem dois irmãos: Solange, ou Sol, de 17 anos, que é vocalista de uma banda de garagem, e Fabinho, ou Binho, de 5 anos, que vai se dar muito bem com o primo de Magali, o Dudu.

“Desde 2016 venho participando de eventos que discutem a importância da representatividade. É fundamental que as meninas e os meninos negros possam se reconhecer nas histórias em , desenhos e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir para isso”, disse Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções e filha do cartunista.

Milena tem 7 anos e é apresentada em sua primeira história como uma menina de autoestima elevada, que ama os animais e que se identifica de imediato com Mônica, Magali e Marina, das quais será grande amiga.

A estreia de Milena e sua família acontece no mesmo mês da primeira publicação do cartunista, em 1959 no jornal Folha da Manhã, 60 anos atrás. Milena já aparece também na tematização dos brinquedos do Parque da Mônica e em postagens nas redes sociais da Turma da Mônica.