Desde que voltou ao ar em 22 de março, “Salve-se Quem Puder” teve um elemento importante retirado de sua edição: o efeito de fim de capítulo.
Simbólico e importante para dar o clímax necessário no final dos episódios, injustificavelmente, a Globo cortou o “congelamento” na reapresentação do material que foi ao ar ano passado.
Como se não bastasse tamanha contradição, os editores responsáveis pela novela fizeram uma nova vinheta de intervalo mal editada, em que a música já entra cortada. Detalhe: essa vinheta foi criada para os capítulos reprisados, sendo que a novela tinha outras, com uma trilha diferente, e não estão sendo usadas. Todas as demais novelas no ar não tiveram vinhetas de intervalo refeitas.
Tamanho relaxismo com o que transmitem acontece desde o início da pandemia, quando todos os horários foram dominados por reprises. Mas assusta, principalmente, a edição porca com um folhetim exibido ano passado e que ainda terá capítulos inéditos.
O congelamento de “Salve-se Quem Puder” não é nada discreto e sua falta foi sentida desde a reestreia no dia 22. Internautas perceberam e imediatamente reclamaram, sem sucesso até então:
rip congelamento
comparação do encerramento original x reprise de #SalveSeQuemPuder pic.twitter.com/B7FLElM68G
— Allan (@Allanrx_) March 23, 2021
Tava estranhando essa vinheta, agora percebi: mudaram a música, tiraram o instrumental original e cortaram a vinheta (não me perguntem por quê). Além de não exibirem abertura, congelamento (mesmo com mesmo gancho e encerramento). Edição porca #SalveSeQuemPuder
— LA FA YE TE ⭐ (@lafabarbosaneto) March 25, 2021
Eu não entendo pq a Globo tá cortando o congelamento sendo que a novela está sendo exibida na íntegra. #SalveSeQuemPuder
— Bruno (@GuiBrunoS) March 23, 2021
A Globo cortando o congelamento de #SalveSeQuemPuder que Amadorismo, Gente. pic.twitter.com/xrgkvOadRN
— Fernando Andrade (@Fernand0090) March 22, 2021
Privilegiada?
Curiosamente, “Ti ti ti”, folhetim de 2010 que estreou segunda (29) no “Vale a pena ver de novo”, teve seu efeito de fim de capítulo preservado. O zíper fechando a tela na cena final apareceu, e à noite, “Salve-se Quem Puder” (novela inédita) continuou tendo seu efeito cortado.

Felizmente não cortaram o congelamento igual fizeram com salve-se quem puder. #TiTiTi
— carolinne (@favlombardi) March 29, 2021
Teve o congelamento original. #tititi pic.twitter.com/ykcnO7mBVM
— fique dormente e continue (@cjardelalves) March 29, 2021
Ao menos mantiveram o “congelamento” icônico que é o zíper fechando o capítulo. ❤️ #TiTiTi #ValeAPenaVerDeNovo
— Geovanne Solamini (@osolamini) March 29, 2021
Milagres acontecem…
Depois de vergonhosamente levar ao ar o congelamento de uma reprise do “Vale a pena” e retirar o da novela das sete inédita de 2020, parece que alguém mexeu os pauzinhos nos bastidores e o efeito voltou a ser exibido nesta terça (30). Foram 7 capítulos – uma semana – de congelamento cortado.
O que ninguém sabe é se esse padrão vai permanecer. Inconstantes, as edições das reprises da Globo estão cada vez mais mal feitas, descaracterizando as obras no ar e transmitindo-as com um relaxismo histórico nunca antes visto na emissora.
Congelamento veio#SalveSeQuemPuder pic.twitter.com/8iZbEQmlUY
— Tiago Dias (@dia_tiago) March 30, 2021
Teve congelamento! O Brasil tá feliz de novo! #SalveseQuemPuder pic.twitter.com/0GlwkDaDqm
— Cleyde (@cIeyferreira) March 30, 2021