Adiada há um ano, a das seis “Nos Tempos do Imperador” tinha marcada para o dia 30 de março de 2020, substituindo o remake de “Éramos Seis”.

Com a chegada da pandemia no Brasil, a se viu obrigada a paralisar as gravações de todas as suas , e esta, que vinha sendo rodada desde 2019, foi a que mais sofreu.

Por ser de época, os detalhes de produção são muito mais complicados. Interrompidas em março, as filmagens só voltaram em novembro e ainda não terminaram.

Essa pausa provocou baixas no elenco, mudança de roteiro e adaptações necessárias para viabilizar gravações na pandemia. Atores mais velhos, por exemplo, deixaram a trama por questões de segurança, e todas as suas cenas precisaram ser rodadas novamente.

O núcleo infantil cresceu e também precisou de adaptações, as quais a Globo não divulga.

A informação agora é de que a novela estreará em agosto, logo após o fim de “A Vida da Gente” e totalmente finalizada, tornando-se uma obra fechada. Isto é, a vontade e os gostos do público não vão interferir na novela.

Costuma-se fazer o primeiro mês ‘fechado’ e depois ir sentindo a recepção e escrevendo de acordo com as preferências do telespectador.

Se der certo e fizer sucesso, “Nos Tempos do Imperador” pode ditar um novo estilo de dramaturgia na Globo, fazendo as novelas deixarem de ser uma obra aberta e consequentemente apresentarem roteiros mais consistentes.