Principal nome da doutrina espírita no Brasil, Chico Xavier tinha entre suas habilidades mediúnicas o dom da psicografia. Ele recebia as mensagens ditadas por entidades espirituais e as escrevia. Centenas de famílias receberam cartas “enviadas” por entes que tinham falecido. Além disso, Chico Xavier escreveu mais de 450 livros psicografados.

IneXplicável América Latina com John Leguizamo conta um caso de 1976, em que os pais de um rapaz que havia sido assassinado há pouco tempo procurou o médium brasileiro em busca de alguma mensagem do filho, Maurício.

A carta do jovem de Goiânia, além de trazer alento aos pais, também foi utilizada no processo de absolvição do adolescente que disparou acidentalmente contra o amigo, pois apresentou a versão de Maurício dos fatos. Foi a primeira vez em que a justiça brasileira considerou uma carta psicografada nos autos de um processo.

Outros casos da América Latina investigados no episódio estão o Padre Ignacio de Rosario, da Argentina, e o pesquisador psíquico Marcelo Acquistapace, do Uruguai. Ainda, apresenta a história do Nostradamus argentino, Benjamín Solari Parravicini, que previu alguns acontecimentos mundiais: o assassinato de John F. Kennedy, a Guerra das Malvinas e os atentados das Torres Gêmeas de Nova York, em 11 de setembro de 2001.

IneXplicável América Latina com John Leguizamo vai ao ar neste sábado, 26 de junho, às 22h10, no canal History da TV paga. A classificação indicativa é de 10 anos.