Mentira sobre uma morte e a vida que segue após o engano: em 2017, Vitória Strada estreou na TV Globo como protagonista da novela das seis de época “Tempo de Amar”. Sua mocinha, Maria Vitória, foi enganada e acreditou que o homem que amava havia morrido.

Obcecada por Inácio (Bruno Cabrerizo), a vilã Lucinda (Andreia Horta) se aproveitou que o camponês ficou cego e o reteu em sua casa, afirmando para a protagonista que ele estava morto. Lucinda chegou a entregar as cinzas da própria mãe para Maria Vitória, alegando serem de Inácio.

Sem muitas informações e confiando na vilã, a heroína que veio de para procurá-lo acreditou na mentira e fez até uma cerimônia fúnebre jogando as falsas cinzas no mar. A vida seguiu para Maria Vitória, e pensando ter perdido Inácio para sempre, ela se apaixonou e casou com Vicente (Bruno ).

Lucinda mentiu para Inácio que Maria Vitória havia se casado na Espanha. Ele acreditou e se casou com a vilã por vingança no momento em que Maria Vitória jogava suas ‘cinzas' no mar. Posteriormente, Maria Vitória, crendo que ele estava morto, se casou com Vicente. Injustiça nunca foi desfeita (TV Globo)

Depois que toda a mentira foi descoberta, o mal triunfou na novela que levava o título de “Tempo de Amar”. Maria Vitória não se importou com a armação de Lucinda e se recusou a voltar com Inácio após estar casada com Vicente, mesmo nutrindo algum sentimento. O amor entre eles só não aconteceu por consequência das armações da vilã. Uma amizade foi estabelecida e o público da implorava para que ela ficasse mesmo com o marido Vicente. Dito e feito.

Tremenda injustiça separou o casal naquela novela das seis, e a revelação da enganação não foi suficiente para reparar a maldade vencedora na situação. Tamanho sucesso de Vicente e Maria Vitória como par romântico fez os atores Bruno Ferrari e Vitória Strada ganharem um novo casal na ficção: Kyra e Rafael em “Salve-se Quem Puder”. Curiosamente, a mesma história sobre falsa morte e vidas seguindo ronda os personagens dos atores na atual novela das sete.

Rafael não perdoará Kyra, que mesmo sabendo que ele está bem e vivo, ficou com Alan e agora não sabe qual dos dois escolher (TV Globo)

Kyra é obrigada a mentir que está morta para todos que a conhecem, após presenciar um crime e ser incluída no programa de proteção à testemunha. Enquanto finge não estar viva para o noivo Rafael, ela acaba se apaixonando por Alan (Thiago Frago), e agora se encontra dividida entre os dois.

A história de Kyra e Rafael só apareceu no primeiro capítulo e, posteriormente, em alguns flashbacks, enquanto a de Kyra e Alan está em constante desenvolvimento. Ganhando mais espaço, o segundo casal também está disparando nas torcidas, trajetória semelhante à de “Tempo de Amar”.

Se tudo continuar como está, Kyra deverá terminar a novela junto com Alan, deixando novamente seu primeiro amor da trama para trás, assim como ocorreu na trama de 2017. A ironia é que em “Tempo de Amar” ela trocou o amado pelo personagem de Bruno Ferrari (Vicente), e agora em “Salve-se Quem Puder” é o personagem de Bruno Ferrari (Rafael) que corre o risco de ser trocado, vingando, assim, o Inácio de Bruno Cabrerizo.

No final de “Tempo de Amar”, Vicente foi dado como morto e Maria Vitória permaneceu fiel. Rafael ficará com outra mulher após Kyra ser obrigada a mentir que o traiu enquanto estava viva em “Salve-se Quem Puder”. Inácio ficou sozinho tocando bandolim (TV Globo)

Vingança em mundos paralelos

Ludibriada sobre a morte do amado no folhetim de Alcides Nogueira, desta vez é a personagem de Vitória Strada quem mente e está viva. No entanto, continua sendo ela quem troca de par romântico e possivelmente volta a abandonar o amor do início da trama.

Se ela deixou passar o mal feito de Lucinda em “Tempo de Amar”, a própria mentira obrigada em “Salve-se Quem Puder” é fichinha como desculpa para a mudança nos relacionamentos. Enquanto isso, Bruno Ferrari (que passou a perna em Bruno Cabrerizo) agora é quem deverá ser passado para trás por Thiago Fragoso.

Essa é a dramaturgia com suas ironias, reviravoltas e vinganças paralelas no mundo fictício de várias telenovelas. Histórias que se assemelham e acabam dando o ‘troco' e lições em alguns personagens de atores por suas ações em vidas/novelas passadas sempre acontecem, e quando as coincidências e ‘castigos' são tantos, vale a pena relembrar e destacar.

Se olharmos fantasiosamente pela ‘lei da vida', os personagens de Vitória Strada e Bruno Ferrari estão sendo “castigados” pela própria teledramaturgia em “Salve-se Quem Puder” como punição pelo o que fizeram em “Tempo de Amar”.

Atriz gravou finais para os dois casais. Vontade do público vai decidir