MidiaMAIS / TV & Novela

Globo usa xixi de jacaré para salvar novela do buraco

Fato marcante da teledramaturgia brasileira vai ao ar nos próximos dias

João Ramos Publicado em 26/07/2021, às 09h39

Alexandre Nero interpreta José Alfredo, o comendador, protagonista de "Império"
Alexandre Nero interpreta José Alfredo, o comendador, protagonista de "Império" - (Foto: TV Globo)

Na ficção vale tudo, principalmente quando a intenção é evitar que uma novela caia no fundo do poço e não saia mais dele. Sendo obras abertas, os folhetins diários da televisão estão sujeitos a alterações e interferências abruptas, podendo ser atingidos e modificados por adversidades externas.

As artimanhas inventadas pela emissora ou pelos autores das obras em casos de contorno de crise variam do lógico e aceitável, ao bizarro e incompreensível. Um episódio famoso virá à tona nos próximos dias, já que o assunto do momento, quando se fala em novela, é o rejuvenescimento de Cora (Drica Moraes), a vilã da novela das nove "Império", atualmente em reprise pela TV Globo.

Em 2014, ano da transmissão original da trama, a atriz Drica Moraes precisou deixar a história de Aguinaldo Silva por motivos de saúde. No entanto, seu papel não podia desaparecer, já que carregava um segredo que era fio condutor da história, e que precisava ser revelado em algum momento. Sem Cora, não haveria continuidade.

Cora, já rejuvenescida, vai voltar a tentar transar com o comendador (Fotos: TV Globo)

A solução foi usar xixi de jacaré, líquido mencionado como a fórmula da juventude da vilã. Nos próximos capítulos, a famosa troca de atrizes será mostrada na novela, quando Drica some de cena e Marjorie Estiano, atriz que interpretou Cora jovem na primeira fase do folhetim, reassume o personagem dizendo que rejuvenesceu 20 anos.

Na emissora, a saída foi fazer a primeira intérprete da megera retomar o papel, para que a história, que na época fazia muito sucesso, não ficasse com esse buraco no meio do caminho. O rejuvenescimento da vilã, no entanto, não é explicado de imediato. Cora reaparece na pele de Marjorie e todos ficam chocados com sua nova aparência, mas ela não revela como conseguiu tal feito.

Atrizes dividiram o papel em diferentes fases da trama (Foto: TV Globo)

A explicação só acontece na reta final, em um encontro com Téo Pereira (Paulo Betti). "Eu quando era novinha", dirá Cora, mostrando uma foto sua do passado. O blogueiro se impressionará e a questionará. "Não mudou nada! Depois me diz qual é o creme que você usa".

Em tom de ironia, a vilã vai revelar o tão questionado segredo da juventude. "Não é creme, é líquido... Xixi de jacaré", responderá deixando Téo Pereira de boca aberta. "Curuzes". Cora ainda dirá que enriquecerá um dia com a fórmula. "Mas não espalha, um dia vou patentear e ficar rica", afirmará a megera.

Sem exatidão

Tudo indica que a troca das atrizes no folhetim acontecerá na primeira semana de agosto, mas não é possível afirmar com exatidão a data em que a cena irá ao ar, devido à edição da novela.

Faltam poucos capítulos originais para o grande acontecimento, mas antes disso, Cora ainda aprontará bastante na pele de Drica Moraes nesta última semana de julho.

Jornal Midiamax