Qual o significado de José ter sido vendido por 20 siclos de prata?

Ao longo dos anos, os arqueólogos descobriram e traduziram centenas de milhares de tábuas de argila que registram histórias e acontecimentos daquela época. Entre as descobertas, há detalhes sobre a negociação da venda de um escravo. Sempre que eles queriam expressar a ideia de que algo não tinha valor, diziam que “era considerado um valor de apenas 30 siclos”.

De acordo com informações divulgadas pela Record TV, apesar de 30 siclos de prata ser uma soma considerável de dinheiro, eles faziam isso porque, na cultura da época, 60 era o número base (muito parecido com o que é 10 em nossa cultura hoje). Ao longo dos anos em sua essência, o significado dessa frase continuou sendo “inútil, de baixo valor, insignificante, incompleto, sem valor”.

Esse significado pode lançar luz tanto no valor recebido por Judas para trair Jesus, isto é, um valor insignificante, quanto no preço aceito pelos irmãos de José para vendê-lo aos ismaelitas. José foi vendido por 20 siclos de prata, um valor abaixo da média. A diferença mostra o desejo enorme dos irmãos para se livrarem dele e a dúvida do mercador sobre se deveria ou não o comprar.

Um detalhe importante é que o siclo é uma medida de peso, ou seja, 1 siclo equivaleria a 11,4 gramas do metal. Se pensarmos nos valores hoje em dia, 20 siclos de prata valeriam aproximadamente 1300 reais, esclarece a Record TV em nota sobre o folhetim.