Assim que “Gênesis” estreou, em janeiro de 2021, rumores afirmavam que a Record TV pretendia esticar o folhetim para mais de 200 capítulos, quando, até então, a previsão era de 150 episódios que chegariam ao fim em agosto.
No entanto, telespectadores se perguntavam: “como a Record vai conseguir transformar esse pedaço da Bíblia em tudo isso?”, principalmente pelo fato das principais passagens de “Gênesis” não terem durado duas semanas no folhetim.

O ritmo inicial da novela bíblica era completamente diferente do que está sendo levado ao ar agora. O elenco se renovava várias vezes por semana e a estética também era outra. Certo fenômeno nos primeiros dias empolgou a emissora e, assim, a possibilidade de esticamento foi levantada diante de tamanho sucesso.
Ninguém acreditava que a Record TV fosse levar o rumor adiante, e muito menos oficializar os 200 capítulos, por vários fatores. Dentre eles, a pandemia como impedimento para gravações ágeis de tantos episódios, além do próprio esgotamento da história. Nem a Globo, nem o SBT, nem emissora nenhuma se arriscou em projetar uma frente tão extensa para ser rodada em meio à crise do coronavírus.

“Gênesis” vem sendo gravada desde o final de 2019, teve suas filmagens interrompidas por causa da pandemia em 2020, só estreou em 2021, e ainda está sendo rodada. Enquanto a Globo diminuiu ao máximo “Amor de Mãe” e “Salve-se Quem Puder”, reduzindo a continuidade das duas em 23 e 54 capítulos, respectivamente, a Record aumentou sua novela em 50 episódios e vai ultrapassar os 200, contrariando o “efeito pandemia”.
Nova previsão indica que o folhetim bíblico terminará em outubro. Inicialmente, o término estava previsto para agosto. Longe de acabar e ainda com fases para estrear, “Gênesis” mantém público fiel na Record TV e se consolidou diariamente na casa dos 12 pontos, dentro de sua meta de audiência, mas há tempos deixou de ser o fenômeno das primeiras semanas, se afirmando como um sucesso modesto, mas sucesso.
