A reta final da fase de Abraão no folhetim bíblico da TV tem feito a emissora comemorar pela excelente repercussão e pelo bom desempenho nos números de audiência. “Gênesis” tem se destacado como produção inédita no ar e repercutido até mais que a inédita da “Salve-se Quem Puder”.

Com sua galinha dos ovos de ouro de vento em popa, apresentando os últimos capítulos de uma fase de sucesso, o canal optou por cortar cenas pesadas gravadas para a trama. De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do site O Globo, o público reclamou do excesso de violência.

Trecho indispensável da Bíblia, o sacrifício de Abraão foi exibido (Record TV)

O medo de afugentar essa audiência (que demorou a ser conquistada) fez a emissora suprimir uma das sequências mostrando o incesto envolvendo Ló (Emilio Orciollo Netto), Paltith (Polliana Aleixo) e Tamires (Debora Ozório).  Antes disso, “Gênesis” representou vários outros incestos desde os primeiros capítulos, sendo recheada por este acontecimento, bastante comum no Antigo Testamento.

A direção da Record também cortou uma cena que mostraria um sacrifício, deixando a novela mais leve, agradável e emocionante para o público, tentando ser menos traumática e chocante diante dos horrores do trecho da Bíblia.

Mudando sempre

E o resultado tem sido nada menos que o sucesso. Quando todas as outras tramas de todas as emissoras vão mal, “Gênesis” se mantém intacta e preserva a fidelidade de sua audiência. A atitude da emissora de cortar as sequências mencionadas mostra uma preocupação em não afugentar esse público que acompanha a fase de Abraão, prestes a chegar ao fim.

Fases mais bem sucedidas duraram menos de uma semana (Record TV)

Sempre mudando de fases e renovando o elenco, esses recursos foram uma pedra no sapato da novela, que só conseguiu êxito durante as transições na mudança entre o Éden e Noé. Depois disso, a cada passagem de tempo e apresentação de novos personagens, o folhetim apresentou queda.

Corre-se o risco disso acontecer quando terminar a trajetória de Abraão. Cautelosa, a Record não quer deixar os telespectadores escaparem por nada e até suprimiu cenas violentas para agradá-los e mantê-los interessados.