Kalymaracaya Nogueira será a convidada especial da edição do “ Brasil” de hoje (17). A profissional da gastronomia nasceu em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, e levará para o programa um pouco de sua cultura indígena vivenciada na região.

Ela é a primeira chef indígena do Brasil e diz que o convite partiu da atual diretora do “MasterChef”, que viu na terena a oportunidade de trabalhar a temática na culinária indígena no reality.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Kalymaracaya Nogueira (@kalymaracaya)

“Estou muito feliz em poder divulgar a minha gastronomia mãe. Um dia sonhei em entrar por essa porta e falar da minha cultura e identidade. Então sonhe! Que um dia há de se tornar realidade. Muito obrigada, Aynapo yakoe!”, escreveu ela, emocionada, em publicação nas redes sociais.

No programa, que vai ao ar na noite desta terça, a partir das 21h30 (horário de MS), na Band (TV Guanandi local), os participantes terão que fazer um prato com os ingredientes típicos levados por Kaly. Confira a chamada:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Kalymaracaya Nogueira (@kalymaracaya)

Kalymaracaya é a principal divulgadora da gastronomia ancestral brasileira e procura trabalhar com produtos cultivados em sua aldeia, pertencente à Tribo Terena, em Mato Grosso do Sul.

A convidada apresentará receitas como o peixe assado na folha de bananeira; o biju, um tipo de biscoito doce feito a partir de um dos inúmeros subprodutos da mandioca; uma massa preparada com piracuí, que é uma espécie de farinha de peixe, entre outros. Ao finalizar a prova, os chefs Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin, juntamente com Kalymaracaya, escolherão o vencedor do desafio.