O último sul-mato-grossense a representar o estado no Big Brother Brasil foi Ilmar Renato, o mamão, em 2017. Desde então, MS nunca mais deu as caras no reality. Enquanto isso, alguns estados chegam a ter mais de 3 participantes por edição, como por exemplo este ano, em que Caio, Thaís e Rodolffo, são todos de Goiás.

Sem contar os inúmeros paulistas e cariocas que sempre povoam a casa mais vigiada do Brasil. A aparição de confinados do mesmo estado é comum, embora nunca tenha acontecido com .

O Jornal Midiamax perguntou aos ex-BBBs Priscila e Ilmar o que eles achavam da ausência de MS no programa. Seria porque os sul-mato-grossenses não atendem ao perfil exigido por Boninho, ou falta de interesse na região?

Vice-campeã da edição de 2009, a modelo e Priscila Pires pontuou: “Acredito que temos um Brasil muito grande e recheado de pessoas interessantes. Sem falar que não sabemos se MS teve muitas inscrições ou pré-selecionados”. Também perguntamos à jornalista como ela enxerga a participação de sul-mato-grossenses no reality nacional. “É muito bom para o Estado, deixa todos em evidência, mas não estar não significa algo”, concluiu.

Para o advogado Ilmar Renato, décimo eliminado da edição 17, a falta de representantes de MS no é devido à incompatibilidade de perfis. “Não vejo que é relacionado à demanda geográfica. Pra mim é mais o perfil do jogador, o perfil que eles estão procurando. Como no BBB desse ano a seleção foi online pode ser que MS tenha tido poucos inscritos e nenhum tenha atendido o perfil. Porque eles pesquisam o perfil”, declarou.

Ilmar também não acredita em qualquer possibilidade de discriminação com a região. “Não tem nada de preconceito sobre o estado, até porque o estado já teve vários ex-BBBs e um que se consagrou campeão”, pontuou.

De fato! Em 2012, o médico veterinário de , Rafael Alves Cordeiro, Fael, levou o prêmio pra casa e representou Mato Grosso do Sul brilhantemente em sua participação no reality.

Além deles, o BBB contou com Dilsinho Mad Max em 2003, o primeiro sul-mato-grossense a participar do programa.