MidiaMAIS / TV & Novela

Após mofo e esquecimento, 'Gênesis' sai do fundo do poço e recupera fôlego para reta final

Eterna e arrastada, fase de Abraão já estava criando teia de aranha na programação da Record TV

João Ramos Publicado em 05/06/2021, às 14h44

Fase atual de Abraão está chegando ao fim e saga de José do Egito deve finalizar a história
Fase atual de Abraão está chegando ao fim e saga de José do Egito deve finalizar a história - (Record TV)

O início promissor e inovador de "Gênesis" não foi o suficiente para fidelizar o excelente público conquistado nos primeiros capítulos. Apresentando linguagem diferenciada e estética impressionante, a trama correu sem escalas, acabou perdendo o fôlego e, consequentemente, sua audiência.

No ar desde março, a fase de Abraão contrapôs a proposta do começo, cheia de agilidade e de encher os olhos. Nenhuma novela conseguiria se manter por mais de 100 capítulos renovando 100% de seu elenco a cada três episódios, como ocorreu nas primeiras semanas, mas um planejamento melhor e uma distribuição mais equilibrada entre as fases poderia ter dado conta de segurar o público e a própria história.

Vivendo meses no marasmo, "Gênesis" teve queda exponencial de audiência entre a metade de fevereiro, até a metade de maio. Nas últimas duas semanas é que o folhetim conseguiu reagir e sair do fundo do poço, após praticamente criar teia de aranha por cair no esquecimento, não gerar interesse e afugentar o telespectador.

Fases mais bem-sucedidas foram a do Éden e a de Noé (Record TV)

Curiosamente, o capítulo em que Abraão recebeu o chamado de Deus, divisor de águas para a trama, marcou o recorde negativo até então, em 05 de abril, conquistando apenas 10 pontos no Ibope, mostrando que a história já estava mofando na programação da emissora.

A reação efetiva da obra se deu na semana passada, quando o folhetim bíblico voltou a marcar 14 pontos com frequência, após três meses sem ver o número. A gravidez milagrosa de Sara e o aguardado nascimento de Isaque deram um novo fôlego à telenovela, que se prepara para entrar em uma nova fase e, mais uma vez, renovar seu elenco, depois de meses habituada aos mesmos personagens.

"Gênesis" tem previsão de término em meados de agosto, e até lá, ainda falta mostrar as sagas de Jacó e José do Egito, que serão desenvolvidas nos próximos dois meses finais da trama.

Até agora, a novela acumula média geral de 12,5 pontos, dentro de sua meta, mas bem abaixo dos 17 e 18 pontos que conquistou durante as fases de Adão e Erva e Noé. Diariamente, "Gênesis" tem conseguido se manter na casa dos 12 aos 14 pontos. Os números são referentes à Grande São Paulo, principal metrópole onde o Ibope é medido e verdadeira referência para o mercado nacional.

Jornal Midiamax