Abraão é impedido de sacrificar Isaque e quem morre é Sara em ‘Gênesis’

“Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho”, dirá um anjo ao patriarca

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Como prova de obediência, Deus pediu ao profeta Abraão que sacrificasse seu único filho, Isaque, para demonstrar temência ao Senhor. Exitando e com muita dor, o patriarca levará o primogênito para o ‘abate’ no capítulo desta quinta-feira (10) da novela “Gênesis”, na Record TV.

A exigência do altíssimo era que o sangue de Isaque fosse derramado para que a fidelidade de Abraão fosse comprovada. O idoso então seguirá com o filho para o lugar combinado com Deus e chegará a levantar um punhal para cumprir o sacrifício, mas será impedido por um anjo.

Na bíblia sagrada…

… Os acontecimentos a serem mostrados pela telenovela nesta quinta são descritos da seguinte forma:

Momentos serão reproduzidos pela emissora de Edir Macedo (Reprodução)

Abraão, empunhando um cutelo, faz o movimento para finalmente sacrificar a Isaque. No entanto, somente quando a faca foi elevada, brilhando ao sol, é que Deus impediu Abraão de matar seu filho. Portanto, somente nesse instante, lá do céu, um anjo de Deus o chamou, dizendo:

– Abraão! Abraão!

No momento da morte, era evidente que Abraão estava disposto a abandonar tudo, mesmo seu filho, seu único filho, por Deus. Enquanto Deus conhecia o coração de Abraão, a reverência de Abraão era agora evidente, a partir de uma demonstração experimental.

– Estou aqui – respondeu ele, ofegante.O Anjo do Senhor disse: – Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal.

Abraão, finalmente, respira aliviado e quase exausto, deita-se sobre o corpo de Isaque, abraçando-o fortemente. O patriarca tinha demonstrado amplamente sua fé e obediência. Ou seja, tinha satisfeito plenamente os requisitos de seu Deus, por isso, o Senhor interveio no momento exato. Abraão mostrou seu coração totalmente inclinado para com Deus Satisfeito, o anjo responde do céu, em nome de Deus:

– Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.

A cena na novela (Record TV)

Com isso, Abraão mostrou seu coração totalmente inclinado para com Deus, pois estava disposto a desistir de seu único filho. Dessa forma, Deus mostrou Seu coração para conosco da mesma maneira, dando Seu Filho unigênito (João 3:16).

Os acontecimentos e o texto acima narrados podem sofrer alterações na adaptação para o folhetim bíblico da Record TV.

O porquê do sacrifício

Segundo o Código da Bíblia, quando Deus pediu a Abraão a demonstração final de amor e compromisso, Ele pediu o filho Isaque. Por outro lado, quando Deus, o Pai, quis nos mostrar a derradeira demonstração de Seu amor e compromisso conosco, Ele nos deu Seu Filho. Então, podemos dizer ao Senhor: “Agora sei que você me ama, visto que não reteve de mim seu filho, seu único filho”, explica o portal.

“Outro fato importante é que, Deus não desejava a morte de Isaque. Na realidade, não tinha interesse em nenhuma oferenda que implicasse um sacrifício como esse”, garante o Código.

Com isso, Deus enfaticamente mostrou a Abraão que Ele não era como os deuses pagãos adorados pelos cananeus e outros, deuses que exigiam sacrifício humano e estavam satisfeitos com isso. “Pelo contrário, Deus demonstrou forte e claramente que não queria sacrifício humano”, desmistifica o estudo.

Isaque e seus pais, Sara e Abraão na trama bíblica (Record TV)

Conrira o resumo do que vai rolar nesta quinta (10) em “Gênesis”: No palácio, Gate se paralisa ao ver Najla. Ao lado do filho, Abraão segue para o monte onde fará o sacrifício. Massá se preocupa com a viagem do pai e filho. Prestes a cumprir a ordem do Senhor, Abraão é agraciado por Deus.

Morte de Sara

No entanto, nos próximos capítulos da trama da Record TV, quem vai morrer é Sara, a mulher de Abraão e mãe de Isaque. Ela falecerá de velhice nos braços do marido, que logo se casará com outra: Quetura (Adriana Prado). O novo casamento de Abraão será um pedido de Sara antes de morrer. 

Conteúdos relacionados