MidiaMAIS / TV & Novela

Abraão é impedido de sacrificar Isaque e quem morre é Sara em 'Gênesis'

"Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho", dirá um anjo ao patriarca

João Ramos Publicado em 10/06/2021, às 08h07

Abraão será agraciado por Deus após demonstrar fidelidade
Abraão será agraciado por Deus após demonstrar fidelidade - (Record TV)

Como prova de obediência, Deus pediu ao profeta Abraão que sacrificasse seu único filho, Isaque, para demonstrar temência ao Senhor. Exitando e com muita dor, o patriarca levará o primogênito para o 'abate' no capítulo desta quinta-feira (10) da novela "Gênesis", na Record TV.

A exigência do altíssimo era que o sangue de Isaque fosse derramado para que a fidelidade de Abraão fosse comprovada. O idoso então seguirá com o filho para o lugar combinado com Deus e chegará a levantar um punhal para cumprir o sacrifício, mas será impedido por um anjo.

Na bíblia sagrada...

... Os acontecimentos a serem mostrados pela telenovela nesta quinta são descritos da seguinte forma:

Momentos serão reproduzidos pela emissora de Edir Macedo (Reprodução)

Abraão, empunhando um cutelo, faz o movimento para finalmente sacrificar a Isaque. No entanto, somente quando a faca foi elevada, brilhando ao sol, é que Deus impediu Abraão de matar seu filho. Portanto, somente nesse instante, lá do céu, um anjo de Deus o chamou, dizendo:

– Abraão! Abraão!

No momento da morte, era evidente que Abraão estava disposto a abandonar tudo, mesmo seu filho, seu único filho, por Deus. Enquanto Deus conhecia o coração de Abraão, a reverência de Abraão era agora evidente, a partir de uma demonstração experimental.

– Estou aqui – respondeu ele, ofegante.O Anjo do Senhor disse: – Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal.

Abraão, finalmente, respira aliviado e quase exausto, deita-se sobre o corpo de Isaque, abraçando-o fortemente. O patriarca tinha demonstrado amplamente sua fé e obediência. Ou seja, tinha satisfeito plenamente os requisitos de seu Deus, por isso, o Senhor interveio no momento exato. Abraão mostrou seu coração totalmente inclinado para com Deus Satisfeito, o anjo responde do céu, em nome de Deus:

– Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.

A cena na novela (Record TV)

Com isso, Abraão mostrou seu coração totalmente inclinado para com Deus, pois estava disposto a desistir de seu único filho. Dessa forma, Deus mostrou Seu coração para conosco da mesma maneira, dando Seu Filho unigênito (João 3:16).

Os acontecimentos e o texto acima narrados podem sofrer alterações na adaptação para o folhetim bíblico da Record TV.

O porquê do sacrifício

Segundo o Código da Bíblia, quando Deus pediu a Abraão a demonstração final de amor e compromisso, Ele pediu o filho Isaque. Por outro lado, quando Deus, o Pai, quis nos mostrar a derradeira demonstração de Seu amor e compromisso conosco, Ele nos deu Seu Filho. Então, podemos dizer ao Senhor: “Agora sei que você me ama, visto que não reteve de mim seu filho, seu único filho”, explica o portal.

"Outro fato importante é que, Deus não desejava a morte de Isaque. Na realidade, não tinha interesse em nenhuma oferenda que implicasse um sacrifício como esse", garante o Código.

Com isso, Deus enfaticamente mostrou a Abraão que Ele não era como os deuses pagãos adorados pelos cananeus e outros, deuses que exigiam sacrifício humano e estavam satisfeitos com isso. "Pelo contrário, Deus demonstrou forte e claramente que não queria sacrifício humano", desmistifica o estudo.

Isaque e seus pais, Sara e Abraão na trama bíblica (Record TV)

Conrira o resumo do que vai rolar nesta quinta (10) em "Gênesis": No palácio, Gate se paralisa ao ver Najla. Ao lado do filho, Abraão segue para o monte onde fará o sacrifício. Massá se preocupa com a viagem do pai e filho. Prestes a cumprir a ordem do Senhor, Abraão é agraciado por Deus.

Morte de Sara

No entanto, nos próximos capítulos da trama da Record TV, quem vai morrer é Sara, a mulher de Abraão e mãe de Isaque. Ela falecerá de velhice nos braços do marido, que logo se casará com outra: Quetura (Adriana Prado). O novo casamento de Abraão será um pedido de Sara antes de morrer. 

Jornal Midiamax