Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta quarta-feira (20):

Rede Globo

Cordel Encantado

Jesuíno afirma a Dora que não pode ficar com ela. Açucena fala para Felipe não ter esperanças de conquistá-la. Filó ouve Rosa falar para Antônia que Cícero está vivo. Úrsula e Timóteo armam uma guerra contra Augusto. Petrus decide ir com Zenóbio ao palácio para desmascarar a duquesa. Antônia aceita fugir com Cícero. Carlota sente um forte enjoo e deixa Fausto falando sozinho. Damião se corta, e Tibungo leva o pai ao posto médico de Vila da Cruz. Petrus vai com Zenóbio e Florinda para Brogodó. Batoré pede a Antônia que leia um poema para Neusa. Farid mente para acalmar Bartira. Carlota desmaia, e Efigênia e Helena a acodem. Açucena ouve Dora dizer que beijou Jesuíno. Batoré diz a Antônia que vai ensiná-la a ler. Salim se esconde na carroça de Farid. O médico informa que Carlota está grávida. Açucena se revolta contra seu amor por Jesuíno. Miguézim avisa a Jesuíno que Açucena está em perigo. Petrus conta a Augusto a verdade sobre Úrsula.

– Vidas Brasileiras

Gabriela e Rafael ficam desconcertados com o beijo. Dandara incentiva Pérola a se lembrar dos momentos que antecederam a explosão da bomba no Sapiência. Virgílio se revolta contra a exposição de Amanda no colégio e reclama com Solange. Hugo pensa no que deseja fazer para o futuro. Santiago fecha contrato com um time de futebol. Gabriela e Rafael pensam um no outro. Com a ajuda de Paulo, Márcio e Rosália, Kavaco prepara o banquete nordestino desejado por Amanda. Virgílio ameaça pedir a demissão de Solange. Rosália sente dor, e Wanderley alerta Maria Alice e Pérola. Vinícius diz a Marcelo que Talíssia não sabe sobre a preparação para ir para a Europa. Osvaldo oferece assessoria jurídica para Solange. Rafael propõe reatar com Gabriela.

Letícia responde a mensagem de Alain. Mariane e Josi pedem desculpas a Gigi. Flor e Priscila conversam sobre as atitudes de Sheila e Isabel. Lenita visita Isabel na delegacia e afirma à vilã que sente vergonha de ter sido sua amiga. Gustavo convence Dora a ajudá-lo a se vingar de Cris/Julia e Danilo, e Graça sofre pela filha. Madre Joana e Padre Luiz conseguem outro esconderijo para Cris/ Julia. Grace procura Ana, que se revolta contra Isabel. Eugênio descobre que Cris/Julia e Danilo se casaram em segredo, e ameaça Piedade. Alain comenta com o elenco de seu filme que não tem certeza se Danilo é o assassino de Julia. Alain se surpreende ao ver uma foto de Letícia ao lado de Daniel. Priscila mostra a foto de Daniel para Margot, que se emociona. Eugênio confronta Hildegard e agride Augusto. Henrique revela a Piedade que Maristela é amante de Eugênio.

90 Graus

Vanessa surpreende a todos ao aparecer como Duquesa. Jerônimo fica atônito ao ver que a ex-amante retornou rica e poderosa. Mercedes alerta Jerônimo de que o Duque é perigoso. Patrick pede Lidiane em casamento, e ela entra em pânico. Jerônimo é obrigado a hospedar Galdino em sua casa. Ticiano lança um desafio no programa da Freda Mercúrio na PopTv para encontrar sua musa, e Dandara decide participar. O Duque Alexander confirma seu interesse de levar a PopTV para a Rússia e transformar Vanessa como estrela de seu canal.

O Sétimo Guardião

Luz se reconcilia com Júnior. Stella decide voltar para casa. Guilherme decide se mudar para a casa de João Inácio. Mattoso garante a Marcos Paulo que escondeu suas fórmulas químicas. Olavo tem um acesso de fúria contra Valentina e Marcos Paulo. Lourdes promete a Geandro que jamais se envolverá com Olavo. Valentina pede que Lourdes denuncie Olavo por assédio.

SBT

Teresa

Luisa se surpreende ao ver Fernando e Teresa bem próximos. Teresa, astuta, finge chorar e diz a Luisa que teve outro problema com Arthur. Aída diz a Aurora que a agrada que sua rival seja ela, porque de qualquer forma Mariano ficará com uma boa mulher. Aurora agradece Aída por sua sinceridade e responde que torce para que Mariano escolha mesmo uma das duas, e esqueça de uma vez por todas Teresa. Rubens se surpreende ao ver Mayra e a diz que tem muito que falar. Mayra responde que não tem nada para falar com ele, a não ser assuntos referentes a Aída. Teresa fica feliz em viver no apartamento de Fernando e Arthur a diz que ainda não pode ter gastos extras, como roupas e viagens, mas que o importante é que eles estejam juntos. Teresa finge aceitar, mas pede que Arthur jamais volte a colocá-la em prova. Rubens tenta se reconciliar com Mayra, mas se surpreende quando esta o diz que se apaixonou por outro homem.

As Aventuras de Poliana

Durval chega na casa de Luísa para buscar as filhas, que ficam muito felizes. Roger pergunta para Débora se a acusação de Marcelo é real. Filipa pede para Roger demitir Cláudia e ele concorda. Marcelo dá um celular de presente para João. Afonso tenta provar seu amor por Luísa abrindo mão do ciúme da mãe de Marcelo. Poliana tenta fazer Bento e João se entenderem de vez e os dois dão às mãos. Iuri e Sophie contam à Marcelo e Débora que estão namorando. Filipa vê João na escola e o puxa pelo braço, toda feliz. Mirela conta para Raquel sobre a declaração de Vini e confessa que não sabe direito o que sente por ele.

Luca tenta se desculpar com Jeff. Durval diz a Luísa que sempre achou ela e Raquel muito parecidas. Sérgio vai buscar o tabuleiro na casa de Pendleton, que se recusa a entregá-lo. Cláudia diz a Joana que tem certeza de que será demitida. Nadine conta a Roger que os lucros da empresa subiram significativamente após a cobrança dos acessórios do jogo Motoney. Mirela e Luca começam a radionovela (sobre um conto de fadas) e os ouvintes (Guilherme, Jeff e Raquel) desconfiam de que a história contada seja parecida com a indecisão da menina sobre Luca e Vini. Roger chama Claudia em sua sala e a demite. Ela se revolta e diz várias verdades a Roger. Filipa se gaba para Yasmin e conta que Claudia já foi demitida. Yasmin procura Luigi e conta sobre os votos forjados da eleição do grêmio. Gleyce e Débora discutem sobre o acidente com Branca.

Cúmplices de Um Resgate

Clara chama a atenção dos filhos, mas Mateus e Dóris contam que só confiram em Sabrina por ela contar que era a amiga misteriosa de Manuela. Rebeca recebe uma ligação da delegacia e vai até o local para averiguar se a garota que encontraram se trata mesmo de Manuela. Vicente vai com as crianças da banda Cúmplices de Um Resgate até a mansão de Regina. Felipe conta que viu um anúncio sobre desaparecimento de Isabela e pergunta para Regina se é verdade.

Rebeca fica decepcionada por não se trata da foto de Manuela. Geraldo diz para Vicente e as crianças que Isabela já irá descer. Regina vai ao quarto e manda Manuela se vestir para o primeiro teste como Isabela. Marina diz para Manuela que a única chance que elas possuem para escapar é fazer Regina confiar nelas. Marina diz ainda que o capanga Sandro (Miguel Nader), o grandão, é o mais fácil de ser enrolado. Manuela decide descer para encarar o desafio. Pedro conversa com Helena e fica enciumado que Otávio se reaproximou de Rebeca.

Damião diz para Marina que decidiu contar tudo para a polícia. Marina diz que ele não pode fazer isso, pois é o único elo deles com o mundo exterior, sem contar que é muito arriscado.

RECORD

Bela, a Feia

Diego escuta o tiro e entra na casa de Vera. Ele fica surpreso ao ver Ricardo desmaiado no chão e Vera com a arma nas mãos. Vera chora compulsivamente e diz que estava tentando se defender. Ela mal consegue acreditar no que está acontecendo. Rodrigo e Bela ficam nervosos por não conseguir falar com Vera. Vanda diz que Cíntia tem que fazer exame de DNA, já que ela não acredita que Ricardo e Olga estejam falando a verdade. Cíntia, no entanto, diz que não quer fazer. Ariosto apoia a filha. Luddy vê Camila e Natália se aproximando. Camila acha Matheus bonito e convence Natália a falar com Luddy. Quando as duas se aproximam, Juliana finge namorar Matheus e o beija. Nati fica aliviada por Juliana finalmente ter desencanado de Max, enquanto Camila fica arrasada. Dinho e Verônica se encontram no motel.

Matheus tenta agarrar Jú, mas ela o evita e diz que foi um sacrifício beijá-lo. Diego aponta sua arma para Vera e a manda deixar a arma de lado. Vera joga a arma e afirma que só queria se defender. Diego vê que Ricardo perdeu muito sangue e chama a ambulância. Ele também avisa a polícia e Vera conta que é mulher de Ricardo. Diego fica chocado. Rodrigo liga para a casa de Ricardo e descobre que ele saiu. Ele e Bela ficam preocupados com o que poderia acontecer. Úrsula agarra Armando em pleno calçadão. Ele tenta se desvencilhar e a empurra. Samantha flagra e reprime Armando. Vera é algemada, enquanto Ricardo é levado para o hospital. Clemente diz que Bárbara não o procurou. Max e Jacinto o incentivam a continuar investindo na dama misteriosa. Elvira ironiza Ariosto e deixa Magdalena irritada. Diego tenta ligar para Vanda, que não atende. Ele conta tudo para Diogo, que fica chocado. Diogo resolve contar primeiro para Cíntia, enquanto Diego acha melhor que Rodrigo saiba primeiro. Úrsula diz que Armando a machucou e Samantha a defende. Armando fica irritado e Úrsula se diverte. Samantha briga com o marido, que revela que Úrsula está dando mole para ele. Samantha fica revoltada e não acredita no marido.

Cíntia fica perplexa ao saber da história e liga para Rodrigo. Vanda fica preocupada com Vera, enquanto Ariosto só pensa no amigo, Ricardo. Rodrigo fica tenso ao saber que o pai está em estado grave e que a mãe foi presa. Bela escuta tudo, apreensiva. Rodrigo avisa à Cíntia que vai levar um advogado para soltar Vera e ela diz que vai para Teresópolis com os pais. Diego finalmente avisa à Vanda sobre os acontecimentos. Ela fica irritada por não ter sido a primeira a saber. Os dois discutem. Diogo conta para Mariana, Dinorá e Guto que Vera atirou em Ricardo e que está presa.

Ele pede discrição, mas eles fofocam sem parar. Luzia fica perplexa e conta para Hortência, que não consegue acreditar. Hortência tenta ligar para Vera, quando Bela a interrompe e a convida para ir a Teresópolis. Ariosto avisa à Magdalena que não poderá encontrá-la, já que Ricardo está internado em estado grave. Magdalena grita no salão que Ricardo Ávila morreu e todos ficam chocados. Verônica volta para a agência e fica chocada ao saber que Ricardo está no hospital. Ela vai até a sala de Diogo para saber mais detalhes. Diogo conta que Cíntia é filha de Ricardo e que Rodrigo é adotado. Verônica não consegue acreditar. Diogo a humilha e diz que o plano dela e de Adriano foram cancelados, já que ela não terá direito a nenhuma herança. Verônica nega qualquer plano, mas Diogo diz ter visto a troca de olhares dos dois durante o noivado. Verônica sai irritada da sala de Diogo, que se sente vitorioso.

Rodrigo, Bela e Hortência seguem para Teresópolis. Adriano fica irritado ao saber que todos já sabem do paradeiro de Vera e que Cíntia é filha de Ricardo. Verônica pede ajuda para Adriano, mas ele se nega por ter sido humilhado por ela. Elvira liga para Bela para saber se é verdade que Ricardo morreu, mas Bela explica que ele está em estado grave. Rodrigo tenta consolar Vera, que está emocionada. Ele diz que está do lado dela e que nada de mal irá acontecer. Vera explica que não queria matar Ricardo e diz que apenas se defendeu. Rodrigo conta que Ricardo não morreu. Verônica chega ao hospital e fica chocada ao saber que Ricardo está na UTI. O médico diz que Ricardo está em estado grave. Verônica, transtornada, não consegue ficar no hospital e se encontra com Dinho num café.

Dinho fica espantado ao saber que Rodrigo não é filho de Ricardo. Verônica chora de raiva por saber que não vai herdar mais nada. Vanda chega na delegacia para falar com Vera. Cíntia, Ariosto e Rodrigo se encontram no hospital. Bela fica carente ao perceber que Rodrigo não dá atenção para ela. Hortência a consola. Rodrigo segue para a UTI para ver o pai. Verônica percebe que Dinho está estanho e pergunta se ele não é um empresário bem sucedido. Dinho confessa que se chama Alfredo e que era o Dinho da dupla com Bela. Verônica fica chocada. Rodrigo pensa em Olga, que continua internada. Os médicos saem do quarto e Olga abre os olhos. Ricardo sofre parada cardíaca e os médicos tentam reanimá-lo.

Essas Mulheres

Eduardo conta que conseguiu a anulação do divórcio de Fernando e Aurélia. Torquato diz que Adelaide sumiu. Lemos chega em casa e Bela estranha o seu jeito. Adelaide é encontrada morta no passeio público. Começa a audiência de Lúcia e Cunha. Lúcia conta como conheceu Cunha ao Juíz. Aurélia é liberada do convento. Lúcia cita Lemos no depoimento. Mila vai para o quilombo. Rodrigo ameaça Cunha.

A Terra Prometida

Bogotai reconhece Finéias e o olha com maldade. Racal sorri para Mara. Zareg agradece a hospitalidade dos hebreus. Bogotai tenta se aproximar de Finéias. Raabe agradece o aviso de Orias. Bogotai se enturma com os familiares de Calebe. Orias se reencontra com Milah. Salmon questiona Jéssica, que diz não ter não saber de nada sobre o leproso. Racal se apresenta para Mara.

Isaque e Pedael recebem Zareg. Haniel cobra organização dos filhos. Jéssica comenta com Mara sobre a desconfiança de Salmon. Zaqueu acusa Tobias de ter sabotado suas armas. Aiúde questiona o encontro de Mara com Jéssica. Samara e Léia reclamam da presença dos forasteiros no acampamento. Jéssica agradece pela companhia de Iru. Enciumada, Léia pergunta se Quemuel se encontrará com Yana.

Jesus

Jesus ora no Monte das Oliveiras. Judas segue perturbado. Jesus diz a Pedro que ele o negará. Jesus vai orar e chama Pedro, João e Tiago Maior com ele. Judas trai Jesus e entrega o pardeiro dele a Caifás. Jesus cai de joelhos em profunda tristeza. Judas dá um beijo em Jesus e o entrega para os guardas do templo.