Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta quinta-feira (21):

Rede Globo

Cordel Encantado

Nicolau decide não ajudar na invasão ao palácio e se esconde na delegacia. Herculano resolve ir atrás de Jesuíno. Bartira vai procurar Salim em Brogodó. Carlota ouve Úrsula confessar sua vingança e se revolta. Jesuíno observa Timóteo vindo para o palácio com seus jagunços e lembra da profecia de Miguézim. Todos no palácio se agitam ao saberem da aproximação do coronel. Zóio-Furado e Baldini se juntam a Timóteo. Neusa percebe que Farid saiu de casa e vai atrás do marido enfurecida. Penélope ouve a confusão na cidade e pega sua câmera para fotografar. Farid vai atrás de Salim no cinema e é seguido por Bartira, Neusa e Penélope. Jesuíno tenta impedir a entrada de Timóteo no palácio. Maria Cesária vai procurar as crianças. Neusa, Bartira e Penélope descobrem que foram enganadas por Farid e se revoltam contra ele. Herculano se coloca na frente de Jesuíno e é atingido por Zóio-Furado. Augusto afirma que eles não irão se render ao bando de Timóteo. Cândida e Maria Cesária cuidam de Herculano. Timóteo consegue invadir o palácio.

– Vidas Brasileiras

Rafael e Gabriela conversam sobre seus erros. Hugo apresenta Dandara a Osvaldo como sua namorada, e a menina não gosta. Álvaro afirma que ajudará Kavaco a realizar o sonho de Amanda de surfar. Osvaldo anuncia a Solange que conseguiu sua permanência no Sapiência. Gabriela e Rafael pensam nas consequências de seu relacionamento na vida dos filhos. Pérola lembra do dia do atentado e acusa Fabiana de ter explodido uma bomba no colégio. Leonor e Brigitte exigem que Solange inicie uma investigação sobre a bomba. Alex, Márcio e Flora desconfiam do comportamento de Rafael e Gabriela. Kavaco pede Amanda em casamento. Rafael e Gabriela decidem namorar às escondidas.

Henrique teme que Eugênio atente contra Maristela e pede ajuda a Piedade. Piedade se revolta contra Eugênio e Albertina. Fabrício diz que o estado de saúde de Augusto é grave, e Hildegard sofre. Grace, Alain e Marcelo conversam sobre Isabel. Isabel tem um pesadelo com Felipe. Piedade encontra a passagem de Maristela e aconselha a mulher a fugir imediatamente com Henrique. Carmo aconselha Josi a dar uma chance para o amor. Jorge, Margot, Dalva, Carmo, Josi e Cláudio assistem ao show de Marina. Jorge pede Marina em casamento. Piedade confronta Eugênio, que prende a esposa e a ameaça. Gentil incentiva Lenita e Pat a fazerem as pazes. Josi confessa seu amor por Cláudio. Augusto não resiste, e Hildegard sofre a morte de seu amor. Margot conclui que Daniel é a reencarnação de Danilo.

90 Graus

Janaína se emociona com o incentivo de Raimundo para que ela crie seu próprio negócio. João comemora com Janaína a decisão de abrirem um restaurante. Jerônimo é obrigado a ceder sua sala para o Duque. Moana se entristece ao perceber que João ficou abalado por ver Manu com Jerônimo. Lidiane confessa a Jofre que não sabe como dizer a Patrick que não deseja se casar. Herculano comemora ao ler no jornal que seu vídeo foi selecionado pela produtora. Vanessa agrada com sua atuação como a nova VJ da PopTV. João se surpreende ao ver o programa de Vanessa na PopTV.

O Sétimo Guardião

Lourdes tenta alertar Olavo sobre o pedido de Valentina, mas o empresário a escorraça. Geandro acredita que Lourdes está interessada em Olavo e se afasta da namorada. Olavo anuncia a Eurico e Marilda que não manterá o acordo que firmaram com Valentina. Marilda se surpreende ao ver Valentina com Murilo. Luz e Júnior comemoram o noivado com suas famílias. Mirtes recebe uma mensagem anônima. Olavo descobre que as fórmulas de Marcos Paulo são falsas.

SBT

Teresa

Mariano suplica que Joana diga onde está Aurora. Joana tem certeza que Mariano ainda ama Teresa e não acha justo que brinque com os sentimentos de Aurora. Arthur aceita ir viver em um apartamento. Joana diz a Teresa que Mariano estava desesperado atrás de Aurora, Teresa fica furiosa. Luisa diz a Fernando que confia cegamente nele e não dá ouvidos aos comentários maldosos sobre seu envolvimento com Teresa. Mariano encontra Aurora, diz que ama Aurora e que está disposto a esperar o tempo que for necessário.

para dizer que ela é o único amor de sua vida. Teresa, insinuante, se aproxima de Mariano e o desafia a negar que está atrás de Aurora apenas por despeito, pois o que existe entre eles sempre será muito mais forte. Mariano rejeita Teresa e afirma que ama Aurora. Teresa carona a Mariano mas ele responde que não seria conveniente que os vissem juntos. Teresa arma um plano para que Mariano a leve de volta à cidade, e Arthur a vê descendo do carro. Arthur, furioso e bêbado acusa Teresa de traição.

Roberto, muito triste, diz a Porfírio que ama demais Joana, e não entende o porquê de sua rejeição. Porfírio responde que Joana é estéril, e não pode dar a ele o que mais quer, filhos. Heitor diz a Joana que deseja que ela vá a casa onde eles irão viver, para ver se quer mudar algo. Teresa rasga a própria roupa e diz a Fernando que Arthur estava bêbado, a ameaçou e afirmou que ela era amante de Mariano e depois ainda tentou violentá-la. Fernando, comovido, a beija.

As Aventuras de Poliana

Yasmin e Luigi contam a Helô sobre os votos forjados. Branca chega para dar a aula de dança junto com Débora. Guilherme evita Raquel. Bento se destaca na aula de música e João fica enciumado, tentando competir com ele. Claudia diz a Durval que foi demitida. Gael, Benício e Mário procuram Pendleton para que Claudia seja recontratada. Helô pergunta à chapa Universo Jovem se realmente os votos foram implantados na mochila de Luigi. Pendleton pede o castelo do jogo Vetherna em troca da ajuda à mãe dos meninos.

Raquel procura Guilherme para conversar. Filipa confronta Filipa. Guilherme diz a Raquel que não sabe se vale a pena os dois continuarem namorando. Glória sugere a Marcelo que ele exponha suas fotos em seu evento (sem contar que os quadros de Luísa também serão). Sophie conta a Ruth que vai continuar dando aula na escola e que descontinuou o grupo Abandonadas no Altar. Polianaconta a Yasmin que ouviu que ela colocou os votos na mochila de Luigi. Jeff conta a Nanci que Waldisney é um grande mulherengo, a fim de que ela se toque de que ele não é um bom homem para ela. Afonso conversa com Durval sobre a exposição de Glória, dizendo que ela quer, na verdade, unir a sua namorada com Marcelo. Raquel chora e conta à Mirela que Guilherme terminou com ela.

Cúmplices de Um Resgate

Marina diz ainda que o capanga Sandro (Miguel Nader), o grandão, é o mais fácil de ser enrolado. Manuela decide descer para encarar o desafio. Pedro conversa com Helena e fica enciumado que Otávio se reaproximou de Rebeca. Damião diz para Marina que decidiu contar tudo para a polícia. Marina diz que ele não pode fazer isso, pois é o único elo deles com o mundo exterior, sem contar que é muito arriscado.

Marina pede para Damião conseguir se comunicar com Rebeca para avisar que Manuela está bem.Em um restaurante, Joel reclama com Geraldo que pegou seus melhores capangas. O filho de Joel aparece (estreia do ator Marcelo Galdino) e pergunta para Geraldo se a sobrinha dele ainda continua bonita. Rebeca vai com Otávio até a escola e Sabrina confessa que não era a amiga misteriosa de Manuela.

Lurdinha avisa Safira que Otávio irá se afastar por um tempo. Priscila liga para Safira e diz que se a mãe não for pra casa para conversarem ela mesma irá para o trabalho dela. Damião liga do orelhão para Rebeca e com a voz disfarçada diz que Manuela está bem. Rebeca faz perguntas e Damião desliga. Regina leva Marina e manda ela trocar Manuela para se vestir como Isabela.

RECORD

Bela, a Feia

Um médico consegue fazer o coração de Ricardo bater novamente. Vanda reencontra Vera. As duas amigas se abraçam emocionadas. Vanda pergunta por que Vera nunca a procurou. Vera conta seu drama. As duas se apoiam. Doutor Fábio aparece e diz que Ricardo sofreu uma parada cardíaca e que não poderá receber nenhuma visita. Cíntia e Rodrigo se abraçam emocionados. Bela fica com ciúmes e Hortência a consola. Rodrigo olha desconcertado para Bela, que está triste com a situação. Verônica fica pasma diante da revelação de Dinho e pergunta por que ele mentiu por tanto tempo. Ela pergunta ainda se Dinho pretendia armar um golpe contra ela. Ele diz que a ama e que jamais faria algo que pudesse prejudicá-la.

Além disso, explica que vive sob uma falsa identidade e que,diante disso, não poderia ter revelado antes. Ele completa que tudo o que fez teve o único intuito de conquistá-la. Verônica revela ter ficado surpresa, mas diz que Dinho pode ser útil, já que se Ricardo não morrer, ela pretende roubar toda sua fortuna. O advogado avisa Vera que o juiz aceitou o pedido de habeas corpus. Ela chora, aliviada. Vera liga para Bela e avisa que está solta. Ela pede ainda que Bela conte a novidade para Rodrigo. Samantha, Armando, Gastão e Úrsula jantam num restaurante. Armando se irrita com indiretas de Gastão para cima de Samantha. Armando se revolta e vira a mesa em cima de Gastão. Úrsula adora a situação e Armando parte para cima de Gastão. Samantha grita. Armando leva a pior. Luddy e Juliana ficam curiosas para saber se Max já sabe que ela está namorando.

Jú acredita que ele não dará importância, enquanto Luddy afirma que o irmão irá morrer de ciúmes. Natália conta para Max que encontrou Juliana e que ela está namorando. Ela nota que Max ficou com ciúmes, mas ele nega. Ataulfo tenta seduzir Dinorá durante o jantar. Ela reafirma que é secretária de Bárbara. Armando chega em casa e Luddy pergunta o que está acontecendo. Samantha conta que Armando fez um escândalo no restaurante. Armando faz charme, mas não consegue o apoio de Samantha. Luddy consola o pai. Adriano e Verônica comemoram que Ricardo não morreu. Verônica fica chocada ao saber que Vera já está solta. Os dois planejam como vão enfrentar Cíntia e Diogo. Verônica visita Ricardo e finge estar preocupada com o noivo, que acredita. Ela conta que Vera foi solta e que ela afirma que a arma seja de Ricardo. Ele mente ao dizer que a arma não era dele e pede que Verônica não acredite em nada que Vera diga. Ricardo assume que sabia onde Vera se escondeu por tanto tempo e diz que ela matou um homem.

Verônica finge não saber. Ricardo pede que Verônica ligue para seu advogado para colocar Vera na cadeia novamente. Hortência e Bela contam para Luzia que conheciam Vera e que ela era a amiga que as duas visitavam em Teresópolis. Cíntia, constrangida, visita Ricardo, que fica surpreso. Os dois conversam e decidem fazer o exame de DNA. Dinorá conta para Mariana que jantou com Harry. Ela diz que segundo Harry, Bárbara é apaixonada por ele. Mas ele continua solteiro e está afim de Dinorá. Mariana pergunta se a amiga também está interessada nele. Dinorá diz que poderia ficar com ele, mas sem que ninguém saiba. Rodrigo visita Ricardo. Rodrigo pergunta por que o pai fez isso e Ricardo diz que Vera é louca. Rodrigo pergunta se a arma era de Ricardo, que faz drama, fingindo que está passando mal e não responde. Ricardo acredita que Vera colocou o filho contra ele.

Dinho não consegue acreditar que Dinorá deu bola para Ataulfo. Dinho também acha perigoso o pai se relacionar com Dinorá e Bárbara, que são tão próximas. Samantha fica surpresa ao encontrar Gastão no calçadão. Ele se desculpa e Samantha chora ao dizer que gosta dele e de Úrsula e que tinha vários planos para os casais. Gastão a consola e diz que tudo pode voltar a ser como antes. Úrsula chega e os surpreende, mas nem liga para o abraço dos dois. Úrsula também consola Samantha, que agradece. Luzia fica chocada ao saber toda a verdade sobre Vera. Olga diz estar se sentindo muito bem, mas o médico avisa que ela terá que dormir mais uma noite no hospital. Verônica marca encontro com o advogado de Ricardo. Ataulfo conta para Bárbara que o dinheiro rende. Ela fica surpresa e pergunta se pode resgatar o dinheiro. Ataulfo, no entanto, aconselha ela deixar lucrar mais. Quando o enfermeiro leva o lanche para Olga percebe que ela não está no quarto. Ele avisa a segurança, mas já é tarde. Olga veste um jaleco de médico e foge num táxi. Rodrigo chega para visitá-la e fica desesperado ao saber que Olga fugiu.

Essas Mulheres

Cunha briga com Lemos. Simão avisa que Cunha está se preparando para fugir. Rodrigo e Simão vão atrás de Cunha. Aurélia e Fernando expulsam Lemos de sua casa. Cunha atira em Rodrigo. Simão acerta uma pedra em Cunha que cai do cavalo ficando preso pela estribo e é arrastado pelo cavalo. Cunha morre. Mila encontra Augusto. Lemos é convocado para depor. Firmina chega no palacete de Aurélia.

A Terra Prometida

Quemuel nega o questionamento de Léia. Josué diz que Aruna não deve se cobrar tanto e se declara para ela. Léia diz que precisa falar com Tobias. Racal e Bogotai são bem tratados por Eleazar e Finéias. Enquanto passeiam pelo acampamento, Léia diz ter visto Adara e Samara pensa que a mãe está louca. Felizes, Josué e Aruna dançam. Léia para a mulher e vê que não é Adara. Lina e Mireu conversam sobre a princesa Úrsula.

Adonizedeque impede que Abul o acompanhe na visita às prisioneiras. Mireu diz que vai esperar o tempo certo para conquistar Ula. Adonizedeque se consulta com a rainha e a rainha-mãe, as prisioneiras. Laís pede perdão à família de Calebe. Zareg agradece a recepção de Pedael. Elias trata Jéssica com educação. Milah pede proteção a Deus. Bogotai diz não ver a hora de executar Finéias.

Jesus

Tadeu, Zelote, Mateus, André, Natanael, Tiago Menor, Filipe e Tomé fogem. Jesus é levado amarrado por guardas do templo. Jonathan cospe em Jesus. Eleazar dá uma rasteira em Jesus. Maria fica sabendo que Jesus foi preso e o vê de de longe amarrado e machucado. Caifás, já reunido com o conselho, bate em Jesus. Satanás aparece.