Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta sexta-feira (8):

Rede Globo

Cordel Encantado

Miguézim impede a entrada de Timóteo no palácio e o enfrenta. Todos na cidade acordam assustados com a pregação de Miguézim. Miguézim afirma a Açucena que ela corre perigo. Jesuíno tenta falar com a noiva, mas Felipe o afasta. Augusto pede consolo a Úrsula e Cesária vê os dois juntos. Dora consola Jesuíno. Açucena se preocupa com Cícero.

Timóteo manda Tibungo dar uma lição em Miguézim. Bartira revela para Farid que está grávida. Neusa faz promessa para engravidar. Lilica procura Nicolau no palácio. Miguézim é levado pelos capangas de Timóteo. Janaína leva Nidinho para acalmar Petrus. Antônia desmaia e Benvinda a acode. Bel e Zóio-Furado deixam Cícero em uma estrada deserta, mas Penélope o encontra. Felipe beija Açucena, contra a sua vontade, quando Jesuíno chega.

Malhação – Vidas Brasileiras

Gabriela implora para que Rafael doe sangue para Flora. Leonor pede que Marcelo não ceda às provocações de Solange. Bárbara sofre com o estado de Flora e pede perdão a Gabriela. Solange aborda Leonor sobre possíveis mudanças em sua carga horária no Sapiência. Flora entra em cirurgia. Gabriela agradece a Rafael, que decide deixar o hospital. Alex estranha a movimentação de Rafael. Rosália confidencia a Maria Alice e Pérola que pensa em abrir sua própria empresa. Leandro questiona Bárbara sobre Luís. Márcio e Alex comentam sobre o comportamento de Rafael. Fabiana se revolta com os colegas. Ao lado de Paulo, Gabriela revela a Alex e Márcio que os gêmeos são filhos de Rafael.

André garante a Cris que irá resgatá-la da clínica. Ana e Flávio pensam em retornar ao Rio de Janeiro com Cris. Bola e Daniela comemoram a simpatia e a simplicidade de Gigi. André confronta Isabel, que tenta entrar no hospital onde Cris está internada. Ana e Flávio estranham encontrar Isabel na clínica. Mariane procura Marcelo. Mauro e Gigi se reencontram. Gerson dá uma lição de moral em Sheila. Sheila decide romper seu acordo com Isabel e afirma que tem uma prova contra a vilã. Alain visita Cris, que pede para ler a carta de Julia para Piedade novamente. Em sua terapia, Daniel vislumbra o rosto de Cris/Julia, e garante a Letícia que descobrirá a identidade da moça.

90 Graus

Jerônimo manda Galdino avisar a Janaína que ele deixou o Rio de Janeiro. Galdino inventa para Janaína que Jerônimo foi para Guarapari. Janaína pensa em Herculano. Herculano decide aceitar o emprego na PopTV. Jerônimo aciona o alarme de incêndio do hotel e aproveita a confusão para furtar o fichário do balcão. João é demitido da rádio. Otoniel devolve a carteira a Raimundo e consegue um emprego no restaurante. Kika decide dar a Manu as camisetas-convite para a festa. João deixa Janaína esperançosa ao contar que Herculano esteve na rádio. Jerônimo liga para Vera, fingindo ser da PopTV americana, e arma para ir à festa como representante de uma celebridade. Janaína vai até a casa de Gisela para entregar uma camiseta-convite para a festa e se surpreende ao ver Herculano com a família.

O Sétimo Guardião

Valentina se defende de Murilo, e Jorge ajuda a patroa. As crianças explicam para Machado sobre o sumiço de Feijão. Marcos Paulo percebe o estado de Valentina e tenta descobrir o que aconteceu. Murilo avisa a Gabriel que tem um plano contra Valentina. Júnior, Luz, Clotilde, Peçanha e Machado procuram por Feijão. Afrodite conta para Cristiana e Diana sobre sua separação. Lourdes Maria sai para jantar com Olavo. Mirtes proíbe as beatas de falarem com Jurandir. Luz conversa com Aranha sobre o estado de Sóstenes. Marilda e Fabim se encontram na loja. Olavo se lembra de onde conhece Firmina. Olavo conta para Geandro que saiu com Lourdes Maria.

SBT

Teresa

Aurora diz a Mariano que sua mãe não morreu, mas os abandonou e desde menina ela se pergunta se seria ela a culpada por esse abandono. Mariano a consola e diz que uma menina não pode ser culpada por algo assim. Mariano diz ao doutor que prometeu não ter problemas pessoais com Rubens, mas ele será o responsável caso Esperança venha a perder seu filho. Teresa está muito feliz na Espanha e Arthur a diz que espera que essa viagem os una mais. Rubens, covarde, tenta convencer Mayra a ver Esperança, e diz que o filho que ela vai ter não é dele, mas do homem com quem Esperança irá se casar. Mayra responde que vai falar com Esperança para comprovar que esse filho realmente não é dele.

Teresa e Arthur discutem porque ela se nega a compartilhar o mesmo quarto que ele, argumentando que eles combinaram de ir pouco a pouco. Arthur responde que está de acordo, mas que não está pedindo que eles façam amor, só que tenham uma convivência, mas se ela não está de acordo que cancelem a viajem e voltem para a capital. Oriana sugere a Luisa que viva com Fernando e assim descubram juntos se já estão preparados para o casamento. Mayra e Rubens tentam ver Esperança mas Renan os impede a passagem e os adverte que se insistirem em molestar sua mulher, chamará a segurança para que os tire, Aída os observa.

Luisa propõe a Fernando que vivam juntos, Fernando garante que adorou a idéia. Aída, fora de si, diz a Aurora e Mariano que torce para que o filho de Esperança morra, porque suspeita que esse filho é realmente de seu pai. Mariano a repreende e diz que se ela pensa assim considera melhor se afastar dela. Aída diz a Aurora que Mariano a importa muito mais do que ela queria. Mariano consola Esperança. Ela diz que Gema a emprestou o dinheiro que falta a Jonhy.

Carrossel

Na diretoria, Matilde diz a Olívia que o material que captou é pouco. Olívia afirma que não vai filmar mais nada, está exausta. A partida de futebol de início. Os garotos da Escola Mundial fazem o primeiro gol, mas o juiz anula. As meninas chamam o juiz de ladrão e saem correndo atrás dele. Matilde e Olívia decidem ir ao parque para captar imagens da natureza. Elas encontram Renê deitado na grama, ele fica sem graça. Matilde pergunta se o professor está sozinho. Durante o jogo, Mário diz a Jaime que viu Paulo conversando com o garoto do outro time. Mário questiona Paulo e o chama de traidor.

O segundo tempo começa e Paulo faz um gol. No parque, Helena se aproxima de Renê com algodão doce. Ao ver Olívia e Matilde, ela fica desconcertada. Olívia pergunta a Renê e Helena se eles estão juntos. Os dois desconversam. Matilde decide colocar Helena para ler o roteiro do projeto, para fazer a abertura do DVD. Olívia fica enciumada. Mário estranha a tristeza de Rabito e chama um veterinário para examiná-lo. Matilde tenta gravar o vídeo com Helena, mas Olívia não para de interromper. As duas começam uma discussão. Renê e Helena saem às escondidas. Está prestes a cair um temporal, Olívia e Matilde saem do parque correndo.

Adriano, vestido de detetive, investiga todos os passos de Rabito. O cachorro entra na banca de jornal e escolhe uma revista feminina canina. Depois, Mário e Cirilo seguem Rabito. O cachorro entra na padaria, para em frente à máquina de frango e Mário oferece ao cachorro, mas ele não aceita. O garoto estranha seu amigo de quatro patas não aceitar a comida. Cirilo continua a investigação, quando encontro Jorge, Bibi e Maria Joaquina. O trio está perdido e Maria Joaquina pergunta a Cirilo se ele sabe o caminho de volta para sua casa. O menino explica e se despede com olhar apaixonado para a patricinha. Quando ele se dá conta percebe que perdeu Rabito de vista.

O cachorro foge dos meninos, que vão atrás dele. Mário, Adriano e Cirilo encontram Laura. A amiga observa o cãozinho e revela aos amigos que Rabito está apaixonado. Em sua casa, Mário arruma seu melhor amigo para o encontro com sua namorada, mas estipula um horário para que Rabito volte para casa. Olívia e Matilde assistem ao vídeo para ajudar as crianças na África. A diretora não presta atenção no documentário e fica preocupada com sua aparência. Mário fica preocupado com a demora de Rabito. No dia seguinte, o garoto acorda chateado, pois seu melhor amigo passou a noite fora. Rabito chega na hora do café da manhã, Mário fica irritado e pede para que o cachorro escolha entre ele e sua namorada. Marcelina perdeu seu diário e o procura por toda sua casa.

No caminho para a escola, a garota observa todos os lugares que passou e encontra Carmen. As amigas conversam e Marcelina diz o quanto é perigoso alguém achar o seu diário, pois lá estão todos os seus segredos e o nome do menino que ela gosta. Marcelina chega à escola e tem a impressão que todos estão rindo dela e a garota acha que alguém encontrou o seu diário. Ela imagina seus amigos contando seus segredos uns aos outros. A garota entra em desespero. Laura pergunta o que está acontecendo e Marcelina explica. Sozinha, Marcelina revela que seu maior medo é que descubram que ela gosta de Mário.

Matilde fala a Olívia que seus amigos da África ficaram interessados em conhecer a Escola Mundial. Matilde não economiza elogios a Olívia, que diz que os africanos serão recebidos em grande estilo. Marcelina desconfia que Paulo esteja envolvido no sumiço do seu diário. Helena lê bilhete da mãe de Marcelina. O bilhete é para Paulo e conta que ele teve dificuldade em fazer as lições da escola. Carmen tem uma ideia para encontrar o diário de Marcelino. Mário chega em casa e não encontra Rabito. Mário teme que Rabito tenha saído para passear e não volte mais.

Marcelina pede para Paulo devolver o seu diário. Paulo revela que o diário dela está com Jorge. Maquiavélico, Paulo diz que Jorge irá mandar fazer várias cópias do diário para entregar aos alunos da Escola Mundial. Marcelina fica desesperada. A menina vai encontrar Jorge na sorveteria. Jorge afirma a Marcelina que não conseguiu ler o diário dela, pois a letra da menina é horrível. Marcelina fica feliz. Mário encontra Rabito na rua. Ele percebe que o cachorro está triste, pois a namorada dele o deixou. Olívia decora sua sala com objetos da África para receber os amigos de Matilde. Os convidados chegam e Olívia começa a falar num tom alto.

Matilde afirma a Olívia que seus amigos entendem o português, são angolanos. A diretora fica sem graça. Enquanto Helena não está na sala, os alunos fazem guerra de bolas de papel contra Jorge. Olívia e Matilde apresentam o projeto para arrecadação de fundos à África para os angolanos. Eles acham o projeto confuso e afirma que não querem participar do projeto. Olívia fica revoltada e começa uma discussão com os angolanos. Eles afirmam que o projeto de Olívia é vergonhoso, não é algo a ser apresentado para a Angola. Os convidados deixam a sala de Olívia. Ela fica indignada por terem a deixado falando sozinha.

As Aventuras de Poliana

Débora vai à padaria e Afonso senta com ela, aproveitando para tirar satisfação sobre a conversa que ambos tiveram em casa. Lorena, Gael, Mario e Benício armam um plano para atrapalhar o piquenique que Claudia e Durval. Hugo e Éric se reconciliam. Afonso leva um belo buquê de flores para Luísa e tenta agradá-la de todas as maneiras possíveis. Verônica, Arlete e Gleyce vão até a padaria e Durval repara atentamente no colar e no anel que as esposas de Roger e de Lindomar estão usando. Luísa tranquiliza Afonso, dizendo que não vai deixá-lo para ficar com Marcelo. Os capangas que seguiram João invadem a casa de Marcelo e, feijão, furioso, late para eles.

O debate entre as chapas Contente e Universo jovem tem início. João e Hugo se apresentam como novos membros da chapa Universo Jovem. Durval conta para Luísa e Afonso que viu duas mulheres com joias idênticas às de sua mãe. Débora chega e dá de cara com os capangas dentro de sua casa. Um deles é aquele para quem ela encomendou as ameaças que Luísa estava sofrendo, e os dois se reconhecem.

Sérgio pede um aumento para Roger. As propostas da chapa Contente se destacam no debate. João discute com Poliana em meio ao debate, e ela fica magoada, mas responde à altura. A chapa Contente vence o debate graças ao discurso emocionante de Poliana. Hugo diz que, para Éric provar que realmente voltou a ser seu amigo, terá que aprontar uma zoeira “das boas” com Paola (Alanys Santos). Luísa vai até o ateliê de Glória e conta sobre a desconfiança sobre as joias que Verônica e Arlete estavam usando. Glória se propõe a resolver o problema “esta noite”.

Cúmplices de um Resgate

Os irmãos Vaz azem competição de cuspe a distância na janela. Meire passa por debaixo dos cuspes e acha que é chuva. Flora está incomodada com Fausto dizendo que ela não faz nada. Mateus diz para Téo que irá pintar um dos ovos do galinheiro de Fiorina de dourado para que Dóris acredite que contos de fada podem ser reais.Priscila quer comprar roupa nova, pois acredita que isso a ajudará a chamar a atenção de Joaquim na gravadora. Frederico pede ajuda para Tomás para ficar mais masculino, pois Lurdinha acha que ele é delicado demais. Tomás conta que não tem preconceito algum e acha que Frederico deve se assumir. Frederico conta que não possui nada para assumir e que o pessoal do escritório que interpretam de maneira errada sua espontaneidade e jeito delicado de outra maneira.

Contrariando as ordens de Regina, Isabela deixa de ir para a escola e vai até o hospital visitar o pai. Isabela conta para Raul que foi escondida ao hospital, mas Regina aparece e chama a atenção da garota. Mateus coloca o ovo pintado de dourado no galinheiro. Raul conta para Orlando o estado ruim da saúde dele.Orlando pede para que ele leve o advogado e Marina até o hospital. Lurdinha está na sala de Otávio. Safira entra na sala e abraça Otávio por trás. Lurdinha interpreta a cena de maneira errada. Na gravadora, as crianças ensaiam. Julia mexe na mesa de som e modifica a voz de Priscila, que se irrita ao descobrir a verdade. Regina e Geraldo conversam sobre Orlando.

Geraldo recomenda que Regina fique mais amável até que o testamento de Orlando seja registrado. Lurdinha liga na confecção do vilarejo e conversa com Clara por telefone. Lurdinha conta que Safira e Otávio estão próximos nos últimos dias e que Safira não gosta de perder. Regina sugere para Isabela para fazerem uma festa surpresa para Orlando no hospital. Doris encontra um ovo de ouro no galinheiro de Fiorina e fica feliz.

RECORD

Bela, a Feia

Bárbara pressiona Adriano e pergunta se ele chantageou Clemente. Magdalena e Ariosto conversam com Haroldo. Verônica fica preocupada com a ideia de contratar capangas para baterem em Diego, mas Adriano não dá a mínima. Rodrigo conta para Olga que está muito empolgado com um novo projeto profissional. Olga o elogia e diz sentir um orgulho de mãe. Rodrigo fica mexido e diz que às vezes fica pensando em sua mãe. Olga pede para que ele não faça um julgamento errado de Vera, mas ele diz que é impossível não julgá-la até porque não teve chance de conhecê-la. Ivo pede que Mirdori fique no Brasil. Olga conta para Rodrigo como ela se lembra de Vera. Rodrigo diz que a única pessoa que poderia ajudá-lo a superar a ausência e o abandono materno é seu pai, mas ele se recusa.

Olga tenta consolar Rodrigo. Elvira procura por Cíntia e não entende como ela sumiu. Ariosto nem desconfia de que a amiga de Elvira é na verdade sua filha. Bela confirma com Hortência que vai visitar Noêmia. Rodrigo conta para Bela que virou a noite trabalhando e pergunta se ela poderá ficar até mais tarde. Bela explica que vai sair com Hortência e ele autoriza. Magdalena conta para Elvira que Ariosto é casado, mas que a mulher é doente. Elvira debocha da amiga dizendo que ela acredita na desculpa mais antiga do mundo. Olga encontra uma foto de Ricardo e fica com ar sonhador. Hortência pede que Bela não comente sobre Noêmia com Ricardo. Bela fica intrigada. Ariosto chega em casa e Cíntia o chama de Octávio. Ele leva um susto e Cíntia diz saber de tudo. Ariosto nega tudo cinicamente.

Ele diz que está investindo na Gamboa e que Magdalena é uma das investidoras. Cíntia fica possessa com a mentira do pai. Olga não para de pensar no sofrimento de Rodrigo e decide falar com Ricardo. Vanda chega em casa e Cíntia também revela a traição da mãe. Ariosto cobra satisfação de Vanda, que também questiona o marido. Cíntia fica extremamente irritada e magoada com o cinismo dos pais. Bernardo conta para Bela o motivo pelo qual se aproximou dela. Bárbara pressiona Adriano e pergunta se ele chantageou Clemente. Ele nega e Bárbara acredita no filho. Ricardo trata Olga de forma irônica. Ela fala sobre os problemas de Rodrigo, mas Ricardo se nega a acreditar. Os dois discutem. Ela conta que o filho que esperava de Ricardo não morreu. Olga conta que hoje ela é uma mulher criada e amada pelos pais adotivos. Ricardo fica perplexo diante da notícia.

Ele pressiona para que Olga diga quem é sua filha, mas ela se nega. Cíntia sai de casa irritada. Bela fica chocada ao saber das armações de Adriano. Ela perdoa Bernardo e conta tudo para Rodrigo. Vanda e Ariosto ficam preocupados com o estado em que Cíntia saiu de cada. Rodrigo fica revoltado ao saber do plano do primo e sai da sala transtornado. Clemente pede que Max volte a encomendar os salgados de Regina. Vanda e Ariosto conversam sobre a sorte que tiveram de Olga abandonar Cíntia em sua casa. Rodrigo e Adriano discutem, quando são interrompidos por Cíntia. Clemente revela ter ficado surpreso com a frieza de Luddy. Rodrigo pede que Cíntia espere por ele em casa. Olga chega em casa e chora abalada. Rodrigo sai da sala de Adriano furioso. Samantha conta para Armando que vai se desculpar de Clemente indo até ao bar mais tarde. Armando diz que vai acompanhá-la. Olga fica surpresa ao ver Cíntia, que não perde a chance de humilhá-la. Olga não aguenta o ataque de Cíntia e revela que ela é sua filha. Cíntia fica chocada.

Essas Mulheres

Mateus vai com Jesuína fazer uma vista a Alfredo. Aurélia chega na casa de Adelaide. Adelaide diz a ela que Lemos a proibiu de ver Fernanda, mas que ela a deixará vê-lo por um instante. Torquato se encontra com Augusto. Paulo chega na casa de Lúcia para lhe dar notícias sobre Rodrigo e Ana. Ferreira leva a carta de Duarte até Alfredo. Ela o libera da prisão. Pedrinho decide fugir com Ana. Camila , Nicota e Mariquinhas vão até a casa de Adelaide. Lemos ameaça mandar Aurélia para um convento caso ela não o obedeça.

A Terra Prometida

Maquir é pego pelas crianças tentando matar Talmal. O guerreiro disfarça. O gigante acorda e conversa amigavelmente com as crianças. Zaíra prende Kira em uma gaiola. Raabe agradece o apoio e compreensão de Josué. Jéssica olha a cananeia com ódio. Acã dá ouro para Melquias pagar o combinado à Raabe. As crianças dizem acreditar no gigante. Lila dá um beijo em Talmal. Melquias chantageia Jéssica e pede um beijo para ela. Sem alternativa, a moça beija o guerreiro. Abel aceita se vestir de Soldado Mascarado. Adélia e Elias ajudam Neziá a se cuidar para ficar mais bonita.

Tobias encontra com Samara e diz que já sabotou as armas de Zaqueu. Josué e os outros guerreiros planejam a invasão ao reino de Ai. O líder avisa que apenas os mais jovens irão e que Salmon comandará as tropas. Tobias se finge de bom moço e entrega as armas sabotadas para Zaqueu. Gibar leva Acsa para o celeiro e tenta beijá-la a força. Ioná aparece e manda que ele a solte. Tiléia fica preocupada sem ter notícias de Kira. Kamir alerta Durgal para a superioridade do exército hebreu. Zaqueu conversa com Chaia e fala sobre as armas feitas por Tobias. Haniel se declara para Tirda e ela concorda em voltar para casa.

Kamir e Ravena fazem planos para derrotar Durgal. Tiléia se desespera ao descobrir que Kira foi capturada por Zaíra. Livana beija Rune e diz que já é hora de terem uma noite de núpcias. Pedael dá conselhos de guerra para Temá e Isaque. Neziá aparece deslumbrante e Pedael olha com admiração. Laís encontra Calebe voltando para tenda sozinho e se declara para ele. Ela pede um beijo, mas o chefe tribal a repreende e diz que jamais trairia Noemi. Laís fica arrasada e diz para si que o guerreiro irá se arrepender. Isaque e Temá pressionam Adélia para que ela dê logo a resposta. Finalmente a moça avisa que escolherá Temá para se casar. Eles se beijam e comunicam o noivado para Mibar. Salmon pede Raabe em casamento. Darda diz que Otniel não está preparado para deixar sua tenda.

Salmon se despede de Raabe e ela o deseja sorte na batalha do dia seguinte. Finéias se abre com Eleazar e diz querer participar da guerra. Josué reúne a família de Aruna e diz que se casará com a moça depois da vitória de Israel sobre Ai. Léia tenta acalmar Samara. Aruna começa a dançar de felicidade. Livana e Rune comemoram o sucesso da noite de núpcias. Otniel foge da tenda de Darda. O exército hebreu se prepara para deixar o acampamento em direção ao reino de Ai. Josué discursa para os guerreiros. Acã manda os filhos ficarem de olho nas riquezas do reino inimigo. Adélia se despede de Temá. Samara dá as últimas orientações a Abel. Zaqueu se despede de Chaia enquanto Tobias observa. Calebe diz para Iru ter cuidado. Jéssica fica furiosa ao ver Salmon e Raabe se beijando. O exército hebreu segue para a guerra.

Jesus

Pilatos fica furioso com a informação de Caifás. O governador romano manda a filha de volta para Roma. Jesus agradece a acolhida de José de Arimatéia e avisa que irá para o Monte das Oliveiras. Chuza nota o sumiço de seu anel. Almáquio conversa com a mulher encurvada. Longinus se declara para Kesiah. Susana sugere que Shabaka peça a mão de Mirian em casamento. Chuza procura pelo anel. O Satanás fala ao ouvido de Dimas. Petronius se irrita ao ouvir a mulher encurvada falar sobre Jesus. Claudia tenta apoiar Helena.

Dimas afirma que não roubou o anel de Chuza. Asisa diz que falará com seu filho sobre Jesus. Filipe repara no anel de Judas. Helena pede para ir ao jardim. Petronius pede para Caius escoltar a filha de Pilatos até Roma. Claudia conversa com Joana sobre Helena. Pilatos lamenta a atitude da filha. Edissa ajuda uma criança carente. André implica com João. Deborah agradece a ajuda de Tiago com as crianças. Caifás pergunta sobre as obras do aqueduto. Judite ainda cogita fugir com Gestas. Helena se despede de Deborah. Sula se preocupa com os filhos.

Pilatos tenta se explicar com Helena e eles se abraçam. Maria fala sobre Sula com Gabriela. Helena se despede de todos no palácio. Longinus beija Kesiah. Devido as obras do aqueduto, um forte tremor abala a cidade. A torre de Siloé começa a desabar. As pessoas entram em pânico. Goy vê uma enorme pedra indo na direção de Kesiah.