Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta sexta-feira (8):

Rede Globo

Cordel Encantado

Jesuíno decide unir seu bando para ir atrás de Açucena. Felipe se disfarça como Dora para entrar no Bando da Alvorada. Timóteo revela seu plano para Açucena, que se desespera por seu noivo. Jesuíno desconfia de Faísca/Felipe, mas Fubá/Dora o tranquiliza. Augusto repara a tristeza de Cesária. Virtuosa passa mal ao saber que Açucena foi levada por Timóteo. Jesuíno chega com seu bando à fazenda, mas Açucena consegue avisá-los sobre a presença da polícia.

Dora é gravemente atingida e Felipe tenta salvá-la. Nicolau vai à casa de Neusa para vender as joias falsas de Úrsula. Petrus lembra de quem o colocou a máscara de ferro. Úrsula pede para Penélope levá-la ao acampamento de Herculano. Cesária diz a Amália que não voltará mais para o palácio porque precisa esquecer o rei. Jesuíno volta para procurar Fubá/Dora na estrada ao saber que ele foi atingido.

– Vidas Brasileiras

Gabriela avisa a Marcelo que também se demitiu. Tito reage com cansaço ao saber que Nina marcou um novo show. Talíssia canta para Amanda e todos se emocionam. Kavaco encontra uma lista de desejos escrita por Amanda. Nina recebe o convite para um grande show, e Tito tenta disfarçar o desânimo. Gabriela encontra uma maneira para continuar a dar aulas com Marcelo.

Alain ignora uma mensagem de Letícia. Dalton pede Carmo em casamento. Eugênio é rude com Henrique. Teresa e Maristela lamentam a ausência de Henrique. Alain, Isabel e Priscila chegam ao . Gentil não percebe o interesse de Gilson por ela. Eugênio obriga Piedade a dormir em seu quarto. Daniel se encanta com o Rio de Janeiro. Pat desabafa com Gabi seu sofrimento por conta de Mauro César. Marina encontra o vidrinho de remédio escondido, e Sheila a ameaça. Todos chegam à casa de Eugênio para a apresentação de Henrique. Dora acompanha Otávio e Eugênio se incomoda. Alain, Priscila e Daniel se encontram no Rio de Janeiro.

90 Graus

Vanessa considera a proposta de Mercedes e inventa ao promotor que João a procurou para mudar seu depoimento. João se desespera com a acusação de Vanessa. João se nega a seguir o conselho de Giovana, que pede ao cliente para assumir que foi um acidente. João é condenado pela morte de Nicole. Quinzão diz a Mercedes que eles destruíram a vida de João. Jerônimo promove uma festa para Quinzinho comemorar a prisão de João.

Kika consola Manu. Vanessa se despede de Jerônimo, que reage de forma fria quando ela revela que se apaixonou por ele. Diana decide ir para uma comunidade no Acre. Herculano recebe uma proposta para trabalhar em uma produtora em Portugal. Janaína aceita o convite de Raimundo para cuidar do bufê do Baião de Dois. Lidiane e Cerqueira relembram o tempo em que foram namorados. Lidiane procura João para pedir que se afaste de Manu.

O Sétimo Guardião

Valentina ouve a conversa de Olavo com Laura. Olavo informa a Machado que Laura reapareceu. Valentina demite Sampaio, e Olavo o contrata. Marcos Paulo aconselha Valentina a se reconciliar com Gabriel. Nicolau sugere que Bebeto esqueça o teste de dança para se dedicar ao quiosque. Rivalda garante que sempre ajudará Nicolau. Gabriel e Judith sentem orgulho de Feijão. Júnior comenta com Geandro que pode se casar com Luz. Sóstenes suspeita de que Luz queira ficar com Júnior para esquecer Gabriel. Mirtes descobre que Luz não é neta de Sóstenes. Lourdes Maria reage à notícia do possível casamento de Júnior com Luz. Valentina se espanta ao descobrir que Sampaio trabalha para Olavo.

SBT

Teresa

O Dr. Alcazar diz a Arthur que chegou o momento de operar Teresa. Mariano pede permissão ao colega para assistir a cirurgia. Heitor lembra que Arthur não gostaria disso e não estaria de acordo. Dário diz a Mariano que ele deve se lembrar que Teresa é uma mulher casada, Mariano responde que sabe, e que ele não é feliz amando Teresa, mas a ama e não pode evitar. Aída entrega a sua mãe a ata de divórcio e diz que já é uma mulher livre, e agora deve esquecer o passado e fazer planos para o futuro.

Martin pede a Mariano que aceite ser padrinho de seu casamento com Aurora. Aída diz a Mariano que sabe que estão operando Teresa e de coração espera que tudo saia muito bem. Luisa diz a Oriana que Teresa saiu bem da operação, Oriana diz que se alegra por Arthur. O médico faz uma nova prova de sensibilidade em Teresa, e tem uma resposta positiva, embora Teresa ainda não possa se mover. Heitor diz que os movimentos ela só vai recuperar com terapia. Mayra diz a Aída que vai viajar pelo mundo porque não quer estar presente quando seu pai sair da cadeia. Aída promete se encarregar das empresas. Aurora muito feliz diz a Mariano que a cirurgia de Teresa foi um sucesso e logo estará recuperada. Eles se abraçam e se beijam.

Rubens sai da cadeia e diz a Genoveva que tem algo muito importante para fazer. Rubens procura Esperança para reclamar de seus direitos como pai, e para ameaçá-la caso se envolva com outro homem. Esperança diz que se arrepende muito de ter perdido tantos anos de sua vida ao lado de um homem que nunca valeu a pena. Oriana diz a Teresa que ela deve estar feliz por saber que não vai mais ficar presa a uma cama, porém, assim que estiver melhor, que procure outro lugar pra viver, pois a casa onde ela e Arthur moram foi comprada por Fernando, e lá ele viverá com Luisa.

Carrossel

Firmino consegue abrir a porta e ao sair da sala, Helena enrosca seu vestido na maçaneta e o rasga. Valéria dá a sugestão para a professora usar o vestido que usou no acampamento da escola. Sem escolha, Helena corre para se trocar. Suzana não se cansa de tentar conquistar Renê. Irritado, o professor pede para ela parar. A megera diz que tudo o que fez foi por amor. Maria Joaquina, Graça, Valéria e Helena tentam chegar à estação de trem, mas o trânsito não permite que elas cheguem rápido ao local. Suzana pede uma chance a Renê e diz que ela fará com que ele esqueça a namorada.

A vilã se ajoelha aos pés do professor. Desesperada, por não conseguir chegar rapidamente na estação, Helena decide ir a pé. Suzana diz para Renê que ele não conhece Helena da maneira que ela conhece. O professor diz que ama sua namorada. Enquanto isso, Helena corre contra o tempo para chegar ao trem. Renê pede para a megera ir embora e diz que seu coração escolheu Helena. Suzana agarra Renê e lhe beija. Helena chega na estação e flagra o beijo dos dois. A professora fica desolada e sai correndo. Renê percebe a presença de Helena e sai correndo atrás dela.

Valéria acredita que Suzana tenha trancado Helena na sala dos professores. Graça vê Helena sentada e chorando na praça. A professora explica o que viu e todos ficam irritados com Renê e Suzana. Triste, Renê chega ao colégio e conta a Firmino o que aconteceu. O porteiro tenta acalmá-lo, mas Renê acha que não terá volta. Firmino fica furioso e diz a Renê para ele não desistir. Cristina não acredita que Renê tenha culpa no que aconteceu e acha que a história está muito mal contada. Helena diz que não quer ver Renê por um bom tempo. Firmino conta a Olívia o que aconteceu com Helena e Renê. Furioso, Renê vai à casa de Suzana e pede para conversar com a megera.

Irritado, o professor jura que se a professora continuar perseguindo ele e Helena, a denunciará. O namorado de Helena vai até a casa de Helena, mas Valéria impede que ele entre e bate a porta na sua cara. Cristina aconselha Helena a não ver Renê nesse momento. A professora decide ir atrás de seu namorado, pois quer saber o que ele tem a dizer. Helena encontra Renê na praça e diz que está disposta a ouvir as explicações do amado. Olívia fica preocupada com a situação do relacionamento entre Renê e Helena e pede para Firmino ajudar os dois de alguma maneira. Renê explica o motivo de ter planejado tudo e mostra as passagens que havia comprado para os dois viajarem de trem. O professor jura que Suzana o pegou de surpresa e que ele não queria aquele beijo. Renê fala a Helena que todo o amor que sente é dela.

O casal se beija. Valéria conta a todos que viu os professores se beijando. Helena diz que está magoada. O professor diz que a história deles não pode acabar por causa de Suzana. Helena diz a Renê que precisa pensar. Ao voltar para a sua casa, Helena diz a todos que eles deram um tempo. Firmino encontra Renê na praça. O professor diz que Helena entendeu o que aconteceu, mas não o perdoou. No dia seguinte, Davi conta a Jaime a história da noite anterior. Irritada, Valéria acredita que Renê seja culpado por tudo o que aconteceu. Triste, Helena confessa a Cristina que não sabe se fez a escolha certa.

Sua mãe conta que as histórias de amor não são perfeitas e quando o amor é verdadeiro, ele passa por cima de todos os obstáculos. Cirilo tenta acalmar Valéria. O garoto faz a espoleta menina entender que Helena e Renê só ficarão felizes juntos. Cirilo dá a ideia de eles escutarem a versão do professor. Os amigos encontram Renê na sorveteria. As crianças estão dispostas a ajudar o professor a reconquistar Helena e contam o plano que tiveram a ele. Em sua casa, Helena não para de pensar em Renê. Adriano visita sua professora e diz que não gosta de vê-la triste, Helena promete que tudo ficará bem. Renê adora a ideia das crianças e todos decidem colocar o plano em prática.

Após uma aposta na loteria, José Rivera se torna milionário e compra um mini carro, semelhante ao de Jorge, para seu filho. Então, os alunos planejam uma corrida entre Cirilo e Jorge, mas com medo de perder, Jorge contrata seus primos para estragar o carro de Cirilo e adapta o seu para atrapalhar o garoto durante a disputa. Maria Joaquina descobre o plano de seu amigo e decide ajudar, de forma secreta, Cirilo na corrida. Portanto o garoto vence a competição, descobre a verdade e recebe um beijo de Maria Joaquina, que se torna sua amiga.

Os pais de Carmem fazem as pazes e Frederico consegue um bom emprego, Mário Ayala reconcilia com sua madrasta Natália e se tornam amigos, Adriano resgata Chulé após uma tentativa desesperada de fuga, Valéria e Davi fazem um juramento de casamento, Margarida pede Daniel em namoro mas o garoto recusa e entram em consenso, Matilde viaja para África em uma missão espiritual, Tom e Glória se mudam para o interior, o pai de Clementina a leva para morarem juntos, Abelardo volta para casa após fugir com Paulo e os alunos descobrem que, no passado, a casa abandonada era residência de uma família judia que estava fugindo da Segunda Guerra Mundial.

A prova final dada por Olívia assustou Cirilo, Mário, Laura, Paulo e Jaime. Em uma tentativa desesperada de roubar o teste, eles são observados por Firmino, que os ajudam a estudar. De forma honesta, todos os alunos são aprovados porém Jorge, para se vingar de sua derrota na corrida, avisa a diretora sobre a tentativa do roubo. Entretanto, Firmino explica aos pais que não houve nenhuma injustiça e as crianças são perdoadas. Helena e Renê se casam em estação de trem. Suzana quer se vingar de Helena, que está namorando Renê, e envia fotografias para os pais dos alunos uma vez que é proibido o relacionamento entre professores. Em uma discussão entre Suzana e Helena na sala dos diretores, Valéria, que presenciava a situação, ativou o microfone da escola e todos descobriram a história.

A professora foi demitida e ficou vigiando os planos de Renê e Helena. Nas férias, as crianças descobrem que a mãe de Olívia sofre de alzheimer e por isso, a diretora é tão sereva. Os alunos preparam uma surpresa para elas e as emociona. Olívia pede desculpa por ter sido tão brava e reconhece o amor dos alunos.
Renê prepara uma surpresa para Helena porém Suzana os atrapalha, prende sua inimiga e segue o professor para tentar conquistá-lo. Após conseguir se soltar, Helena vai até o local de encontro, a ferroviária, mas surpreende Suzana o beijando à força. A professora foge de Renê e se sente traída. Os alunos tentam ajudar os dois e preparam uma surpresa: as crianças colocam placas soletrando as frases “me perdoa” e “casa comigo”. Helena se emociona e aceita o pedido. Renê e Helena se casam em uma estação de trem.

A novela termina em um sonho das crianças sobre o futuro: Daniel funda um centro de ajuda às crianças carentes sob o nome de Patrulha Salvadora; Kokimoto muda-se para o Japão e se torna um samurai; Paulo se elege à deputado federal; Marcelina trabalha como assessora pessoal de seu irmão; Alícia conduz-se à carreira de piloto; Bibi se estabelece na carreira de atriz; Jorge, solitário, fiscaliza os valores da bolsa; Carmem realiza seu desejo de ser professora; Jaime segue como futebolista; Mário se torna veterinário; Davi casa com Valéria, apresentadora de televisão, e é pai de trigêmias; Laura integra-se como novelista; Adriano constrói sua estação lunar; Margarida trabalha como modelo e Maria Joaquina é sua estilista, agora casada com Cirilo, neurocirurgião.

As Aventuras de Poliana

Mário, Luigi e Gael vão à escola e temem que, agora que Sérgio trabalhará de casa, João dê de cara com ele. Raquel diz a Durval que ficou feliz pela atitude que ele tomou diante de Roger e Guilherme. Filipa, brava, vê Yasmin feliz com Poliana, Kessya e Luigi. Sophie, chantageada por Salvador, faz os relatórios do professor e Iuri fica inconformado. Luca confronta Mirela sobre os posts que ela supostamente compartilhou e diz que vai retirá-la da rádio. Débora vai à escola e Poliana conversa com ela. Sophie encontra Débora e acaba contando sobre a declaração que ele fez à Luísa. Na reunião do Comitê do Laço Azul,

Débora faz escândalo e humilha Luísa. Roger conta a Pendleton sobre a mudança que fez sobre Sérgio e ele fica furioso por Otto não ter sido consultado. Roger manda Ciro seguir Pendleton. Filipa tenta se reaproximar Yasmin, sem sucesso. Luca faz um vídeo se desculpando com Jeff. O pai de Luca é chamado na escola. Marcelo encontra Luísa e se desculpa por ter agido por impulso. Débora chega. Glória e Branca discutem. Pendleton encontra João tocando violão na praça. Ciro observa tudo. Débora joga um produto de limpeza no chão da porta da sala de dança de propósito para Branca cair e se machucar.

Cúmplices de Um Resgate

Rebeca diz que quer muito confiar nele, pois o olhar dele a convence, mas não consegue ficar tranquilo, pois ele é muito bom para ser verdade. Os capangas de Geraldo invadem a mansão de Isabela para o golpe do assalto para incriminar Marina. Isabela e Marina escutam barulhos na mansão e ficam aflitas com o que pode acontecer. Os capangas amarram Damião e Laura. Isabela coloca todas as coisas na porta do quarto para se defender.

No dia seguinte, os capangas devolvem uma maleta com joias de Regina para Geraldo e avisam que o plano foi executado com sucesso. Regina diz que se Marina não ficar quieta e colaborar, dirá que ela planejou todo o assalto na mansão. Marina fica chocada. Regina manda Marina soltar os empregados, dizer que a polícia já foi até a mansão e que Isabela foi enviada para a casa de uma tia no interior. Enquanto isso, Isabela permanece amarrada no porão da mansão. A festa de aniversário do vilarejo começa e Fiorina e Nina discutem mais uma vez sobre quem deve encerrar a festa, se é o pastor ou o padre. Com ajuda das crianças da banda, a briga chega ao fim. Regina e Geraldo vão até o porão e tiram a fita que tampava a boca da menina.

Marina conta para Damião sobre tudo o que Regina fez, mas pede que ele mantenha segredo sobre tudo. “Manuela e Seus Amigos” se apresentam no vilarejo e emocionam todos, até mesmo Nina e Fiorina param de discutir. Otávio sai do escritório para ir a festa do vilarejo. Safira descobre através de Lurdinha e fica irritada. Otávio chega no vilarejo e vê Rebeca dançado com Pedro. Sabrina fica junto com Manuela e seus amigos. A garota faz questão de elogiar Téo. Safira vai até a gravadora e diz para Geraldo que espera que ele não se aproxime de Priscila. Geraldo garante que não quer saber da garota. Os capangas sequestram Manuela no Vilarejo.

RECORD

Bela, a Feia

Rodrigo fica atordoado diante da revelação de Vera, que afirma que ele não é filho de Ricardo. Vera revela que é sua mãe, mas Rodrigo não acredita. Dinho e Ataulfo comemoram a idéia do golpe da ilha que vão vender para Ricardo. Os dois acreditam que o golpe dará certo e que vão ficar milionários. Vera, emocionada, mostra fotos de Rodrigo desde criança até hoje. Ela também revela que era prisioneira de Ricardo. Rodrigo, confuso, olha as fotos. Vera conta que matou o amante, Hélio, e que ele era o verdadeiro pai de Rodrigo. Ele fica perplexo e confuso, mas continua escutando toda a história da mãe. Vanda fica preocupada ao saber que Cíntia saiu de casa e que avisou que não atenderia nenhum telefonema. Cíntia pede para passar uns tempos na casa de Diogo e ele fica surpreso diante do pedido. Ela insiste e Diogo acaba aceitando. Dinorá acredita que Bárbara seja bipolar e diz que não é fácil entrar no círculo social dela. Mariana incentiva a amiga a partir para um novo plano.

Ela fala para Dinorá investir no gringo, Harry. Dinorá começa a pensar melhor na situação. Rodrigo, inconformado, pergunta se Bela e Hortência já sabiam da verdade. Vera revela que foi um pedido seu e que iria se aproximar aos poucos do filho. Rodrigo diz que Ricardo foi um mau caráter com a mãe e não consegue se conformar. Rodrigo e Vera se abraçam, emocionados. Vera diz que Ricardo era obcecado por ela, mas Rodrigo diz que isso pode ter chegado ao fim, já que Ricardo está apaixonado por Verônica. Vera não consegue acreditar. Diogo pergunta para Cíntia o que está acontecendo, mas ela pede para o amigo não perguntar nada e apenas a apoiar. Ariosto e Magdalena se divertem juntos. Rodrigo volta para casa e reflete sobre todas as mudanças de sua vida. Ele tenta desesperadamente falar com Cíntia, mas ela não atende. Cíntia diz a Diogo que precisa pensar e refletir sobre tudo o que está acontecendo e que não quer conversar com os pais.

Elvira conta a Bela que Clemente conheceu Bernardo. Ela diz ainda que Nelson insistiu para que ela o ajude a reconquistar a irmã. Bela fica nervosa e avisa que não quer mais nada com o ex. Rodrigo vai até a casa de Cíntia e Vanda o pressiona para saber o que está acontecendo. Ele diz que só pode contar depois que falar com Cíntia. Ela insiste, mas ele não revela. Bárbara conta para Adriano que já entregou os dólares para Harry. Ricardo acorda todo dolorido, após praticar vários exercícios com Verônica. Ele fica intrigado por não ver Verônica no quarto, logo pela manhã. Ela pratica ioga e dá em cima do instrutor, que corresponde. Os dois ficam no maior clima, quando Ricardo aparece. Verônica, nervosa, tenta disfarçar e chama Ricardo para se exercitar. Após a aula, Ricardo diz que quer descansar, mas Verônica acaba convencendo o noivo a ir jogar golfe.

Luzia incentiva Hortência a investir em Clemente. Ela diz ainda que vai conquistar seu grande amor. Nelson imprime os folders de Elvira, com medo de que alguém o veja. Sheyla aparece e ele sai apressado. Bela conversa com Rodrigo, que continua muito abalado. Ele agradece pela ajuda de Bela. Bela tenta encontrar Ricardo, mas não consegue. Natália e Max se encontram no bar. Ela diz que está desconfiada de que Luddy está preparando alguma coisa para separar os dois. Ele ignora e os dois se beijam. Luddy conta a Matheus, que Juliana está afim dele. Ele fica feliz em saber e diz que Jú é uma gatinha. Luddy planeja um encontro entre os dois. Rodrigo pede ajuda a Bela, que tenta consolá-lo. Os dois se beijam apaixonadamente.

Essas Mulheres

Mila pede para sua mãe compreender Duarte. Ordália se muda para a casa de Artur. Ordália pede para Adelaide viver em harmonia com ela na casa. Artur avisa Fernando sobre os investimentos de Lemos na empresa de Webster. Adelaide discute com Lemos. Mariquinhas pede para Duarte tomar uma providência em seu casamento. Augusto diz que vai fugir sozinho. Laura e Nina visitam Lúcia na prisão. Duarte vai embora de sua casa. Augusto hipnotiza Capataz. Cunha chega na pedreira e vê o Capataz sozinho e hipnotizado.

A Terra Prometida

Em Jerusalém, Ula trabalha na taberna de Lina. Mireu elogia a beleza da ex rainha de Ai. O Oficial do rei avisa sobre a destruição de Ai. Elói lamenta a ausência de Ioná. O rei Adonizedeque diz estar preparado para guerrear contra os hebreus e manda Abul fazer contatos com os reinados vizinhos. Josué fala para os guerreiros que a jornada ainda não terminou. Mireu consegue agradar Úrsula, a filha mimada do rei Adonizedeque.

Calebe e Noemi devolvem o punhal dado por Laís. Enciumada, a moça fica remoendo o ódio. Salmon e Josué anunciam seus casamentos com Raabe e Aruna. Furiosa, Samara chora e diz já saber como se vingar. Ioná diz aceitar morar com Elói. Elias tenta amparar Jéssica. Mara tenta impedir a filha de abandonar sua tenda, mas Ioná se mostra decidida. Descontrolada, Jéssica segue chorando, tropeça e acaba caindo em um riacho. Samara procura Quemuel e diz que ele precisa impedir o casamento de Aruna e Josué. A vilã ameaça o próprio pai e diz que contará a todos sobre a verdadeira mãe de Aruna.

Jesus

Helena perde a vida junto a Judas Tadeu, quando ele e João (Rafael Gevú) entram no seu quarto. João mostra ter muita fé e ressuscita Helena. Todos ficam surpresos e sensibilizados. Helena está sadia, conta Madalena (Day Mesquita) a Petronius. Pilatos (Nicola Siri) dá um forte abraço em Helena ao se espantar quando vê a filha novamente.