Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta quinta-feira (28):

Rede Globo

Cordel Encantado

Herculano destrata Timóteo. Batoré mostra a Patácio como os soldados da volante estão disfarçados. Dora e Felipe se beijam. Cesária tira Úrsula do quarto e vai com ela até o cinema. Herculano manda todos se calarem para ouvirem o discurso de Patácio. Jesuíno decide ajudar o pai. Miguézim impede Augusto de levar Açucena de Vila da Cruz. Janaína não deixa Úrsula e Cesária entrarem no cinema. Nidinho liga o projetor antes de Patácio acabar o seu discurso e todos aplaudem.

Herculano é interceptado pelo tenente e alguns soldados. Úrsula se desespera ao ouvir tiros dentro do cinema. Cândida pega Ternurinha como refém para fugir da emboscada. Os cangaceiros se dão conta de que Herculano não está com eles. Penélope discute com Timóteo. Cesária encontra Herculano ferido. Jesuíno, Quiquiqui, Setembrino e Galego impedem a entrada dos soldados da volante no cinema.

– Vidas Brasileiras

Solange é irônica com Gabriela. Márcio e Alex implicam um com o outro. Tito descobre que Nina é sua mãe. Nina afirma a Tito que Heitor não tem culpa pela mentira que inventou a seu respeito. Jade, Pérola e Santiago elogiam o novo visual de Michael. Fabiana se revolta contra a manifestação dos alunos na escola. Gabriela comunica a Brigitte que decidiu se afastar do Sapiência.

Cris/Julia sofre diante de Gustavo. Augusto passa mal. Albertina inventa em depoimento que Danilo roubou suas joias. Cris/Julia garante ao Inspetor que foi ela quem deu as joias a Danilo, e Eugênio tranca a filha em seu quarto. Alain comenta com Bola que Gustavo pode ter tirado a vida de Julia Castelo. Cláudio e Josi discutem, e Daniela conclui que os dois se gostam. O Inspetor afirma a Eugênio que Danilo será transferido para a prisão, quando Hildegard chega.

90 Graus

No capítulo de quinta em Verão 90: Janaína agride Jerônimo e afirma que não o deixará estragar a vida de João. Janaína pede a Herculano que não a procure mais. Jerônimo avisa a Vanessa que conseguiu conquistar a família de Quinzinho. Horácio liga para o detetive Lopes ao ver Vanessa e Galdino saindo do hotel. Herculano pede demissão a Mercedes e declara que não tem medo da ex-sogra. João se surpreende com a matéria publicada no jornal sobre o Patotinha Mágica, com mentiras sobre ele. Manu descobre que João será solto. Giovana avisa a João que repercussão do crime não é boa para sua defesa. Codorna fotografa Moana beijando João. Vanessa fica eufórica ao saber por Jerônimo que ela trabalhará na PopTV. Gisela se desespera com o pedido de divórcio litigioso de Herculano. Manu fica surpresa ao encontrar Moana no apartamento de João. Jerônimo teme confrontar João.

O Sétimo Guardião

Stella afirma que seguirá afastada de Aranha. Chega o dia da competição de caratê de Diana. Bebeto repreende Nicolau por não apoiar Diana. Júnior diz a Sóstenes que Gabriel não ameaça seu relacionamento com Luz. Luz cai no mesmo buraco em que Feijão se perdeu. Nicolau assiste à competição de Diana, que se emociona com a presença do pai. Sóstenes conversa com Murilo e conclui que o filho falou a verdade. Valentina explica a Laura seu plano para fazer com que ela durma com Gabriel.

SBT

Teresa

Teresa se enfurece ao saber que Aída será sua sócia no projeto Lua Turquesa. Aída diz a Teresa que ela e Mariano vão viajar para Cancun. Teresa responde que Mariano sempre vai pensar nela. Aída visita Rubens e diz que apesar de tudo o ama muito. Ela diz que ele era seu ídolo por isso que a doeu ainda mais o que ele fez com Mayra. Arthur diz a Teresa que deve perder o caso no qual está trabalhando. Ele diz que caso isso ocorra eles terão que ajustar seus gastos, incluindo a venda da casa, mas sabe que Teresa não se importará, pois o que vale é o amor que sentem um pelo outro. Arthur pergunta se conta com Teresa e ela diz que sim, mas que está arrependida de tê-lo incentivado a renunciar o dinheiro que Paloma o deixou.

Arthur responde que ainda que tivesse aceito, jamais usaria um centavo desse dinheiro em benefício próprio. Mayra diz a Aída que sabe que ela sofre por seu pai e a pregunta se ela deseja que o perdoe. Teresa chora sem aceitar ter sacrificado o amor de sua vida por dinheiro, e agora está a ponto de perder tudo. Arthur encontra Teresa chorando e pergunta se algo mudaria entre eles caso ele não tivesse mais dinheiro. Teresa responde que está assustada, mas que ela já conhece a pobreza e não seria nenhum sacrifício voltar a viver com apenas o indispensável.

Oriana diz a Luisa que gostou dela ter a enfrentado, ainda que tenha sido para defender Teresa. Mas ela diz que mesmo assim nunca mudará sua opinião quanto a esposa de Arthur. Arthur diz a Martin que sua situação econômica está muito mal. Aída diz a Genoveva, em frente a Teresa, que Mariano ficou de passar para pegá-la depois que lhe entregarem seu carro novo. Teresa os observa aos beijos, muito felizes. Teresa pergunta a Fernando se ele ama Luisa de verdade para se casar com ela, mesmo sabendo que Arthur está arruinado. Fernando se surpreende, mas responde que ama Luisa e se casará com ela.

Carrossel

Helena vai à escola para agradecer Olívia por ter aceitado Firmino de volta. A diretora confessa que só fez isso por medo de Morales intervir na situação. A professora diz não acreditar, pois sabe que Olívia possui um carinho por todos. Mário fica na casa de Jorge, o garoto diz que ensinará o riquinho a empinar pipa. Rosana diz ao marido que não gostou da ideia de deixar Mário ficar na casa. Alberto explica que o filho está sofrendo de solidão e pede para que ela estimule o Jorge a fazer novas amizades. Mário e Jorge empinam pipa juntos, o riquinho fica contente em ter um amigo para brincar. Enquanto isso, Rabito se aproxima de Maria Antonieta. Miguel pergunta para Maria Joaquina se ela e Jorge já estão conversando.

A riquinha diz que não e Miguel explica que isso não é uma atitude correta. Entusiasmado, Jorge chega em casa para tentar contar a sua mãe o que aprendeu com o seu novo amigo. Rosana fica irritada ao ver o filho sujo e pede a ele que nunca mais brinque com Mário. O riquinho diz que o garoto é seu amigo e Alberto o defende. Jorge confessa ao pai que gostou de brincar com Mário, mas que não sabe se é certo os dois serem amigos. Rabito fica desanimado e Mário não sabe o que fazer para animar o amigo. Mário suspeita que Rabito esteja apaixonado por Maria Antonieta. Alberto vai até a casa de Mário para convidá-lo para sempre que quiser ir à sua casa brincar com Jorge.

O riquinho encontra Maria Joaquina e lhe convida para brincar de pipa. A garota diz que está cansada e não aceita. Mário conta a Alberto que seu filho nunca quis se aproximar dele e nem de seus amigos. O pai de Jorge pede a Mário que o ajude a fazer com que Jorge se relacione com todos. O garoto garante a Alberto que irá ajudá-lo. Mário convida Jaime, Cirilo e Paulo para irem brincar com Jorge e explica sobre o pedido de Alberto, os meninos não concordam. Na casa abandonada, Mário está pensativo, quando Daniel chega e pergunta o que o amigo faz ali.

Mário conversa com o garoto e explica o que está acontecendo. Daniel aceita a missão e os dois vão ao encontro do riquinho. Rabito entra na casa da família Cavalieri, sem ser convidado, para ver Maria Antonieta. Mário revela a Jorge e Daniel que seu mascote está apaixonado pela cachorra. Rosana conversa com Clara e demonstra preocupação com as novas amizades de seu filho. A mãe de Jorge tem medo que o riquinho seja assaltado pelos novos amigos. O mauricinho mostra aos amigos as novas pipas que ganhou de seu pai e dá uma de presente a Mário, por ele ter o ajudado quando mais precisou.

Jorge, Mário e Daniel brincam juntos de empinar pipa. Alberto fica feliz ao ver o filho fazendo novas amizades e diz a Rosana que Jorge aprendeu a empinar pipa muito bem, mas Rosana não se preocupa com as novas amizades. No dia seguinte, Mário e Daniel se encontram para passarem mais um dia na casa de Jorge. Paulo e Kokimoto não acreditam que seus amigos estejam brincando com o riquinho. Alberto dá ao filho uma bola de futebol e Rosana diz que Jorge não gosta de jogar bola, mas o mauricinho intervém e diz que amou o presente. Rabito vai ao encontro de Maria Antonieta e leva uma bolacha canina para sua amada.

Jorge mostra aos amigos sua nova bola e todos vão brincar juntos. Enquanto isso, os outros alunos da Escola Mundial se encontram na casa abandonada para discutirem como poderão fazer para Helena continuar a dar aula para eles no próximo ano. As meninas avisam que já conversaram com a professora e que ela disse que Olívia não aceitaria. Adriano tem uma ideia para convencer a diretora. Rosana fica irritada ao ver o filho brincando na rua. Alberto chama a atenção de sua mulher. Os alunos resolvem enviar mensagens subliminares a Olívia, mas antes decidem segui-la para descobrir qual é sua rotina. Mário, Daniel e Jorge decidem fazer uma competição de chutes ao gol.

Ao chutar a bola, o riquinho quebra a janela de sua casa. Sua mãe fica furiosa e pede ao marido mandar os meninos embora, mas Alberto se recusa. Rosana pergunta ao filho quem quebrou a janela, Jorge coloca a culpa em Mário e Daniel que se espantam com a mentira do garoto. Os meninos garantem que não foram eles e decidem ir embora. Alberto acredita que a culpa não foi dos novos amigos de seu filho. Kokimoto e Bibi começam a investigar Olívia. Jorge fica irritado e Rosana tenta acalmá-lo. O riquinho culpa a mãe por tudo o que aconteceu e pede para ficar sozinho. Kokimoto e Bibi estranham Olívia entrar em uma floricultura, comprar um buquê de flores e dizer que voltará no dia seguinte.

Daniel e Mário chegam à casa abandonada e seus amigos começam a zombar deles. Os dois contam o que aconteceu na casa de Jorge. As crianças não gostam da atitude do riquinho e decidem que precisam ensiná-lo como ser um amigo de verdade. Kokimoto e Bibi encontram as crianças e mostram as anotações que fizeram sobre a rotina de Olívia. Jaime e Adriano decidem que o plano será colocado em prática no dia seguinte. Ao amanhecer, Jorge continua irritado. Sem seus amigos, o garoto relembra os momentos que passou ao lado de Mário e Daniel. Jorge percebe que Maria Antonieta está triste e que nem ela quer brincar com ele.

As Aventuras de Poliana

Poliana, triste, chega em casa e conta que brigou novamente com João. Mirela pergunta para Vini se ele e Gabi chegaram a se beijar no encontro que tiveram. João planeja sair da casa de Durval com Feijão. O clubinho MaGaBeLo, disfarçado, entra na sala de Roger. Vini, animado, troca mensagens com Gabi. Guilherme procura Durval para se desculpar e pedir o emprego de volta. Pendleton acessa o computador de Roger e vê a tentativa de invasão do clubinho. Otto, virtualmente, conversa com eles.

Poliana procura João e Débora diz que o menino foi embora de casa. Glória procura Luísa para conversar e pergunta se ela é realmente feliz com Afonso. O clubinho MaGaBeLo é expulso do dia dos “Onzers”. João, sentado na calçada com Feijão, toca violão e Filipa vê, mandando Ciro parar com o carro. Claudia, brava, leva Lorena à padaria e acaba discutindo com Durval sobre a educação de seus filhos. Afonso, para impressionar Glória, dá de presente à Luísa um lindo arranjo de flores.

João pergunta à Filipa por que ela está sendo tão legal com ele. Mirela tenta escrever um radionovela. Roger chega em casa e fica furioso ao ver João e Feijão, expulsando os dois. Lorena e João se encontram e ela leva o amigo até a casa de Mário e Luigi. Luca vai à casa de Mirela para ajudá-la com o roteiro. O evento “fake” do Comitê do laço Pink começa. João começa a ajudar o clubinho MaGaBeLo em suas investigações.

Cúmplices de Um Resgate

Raul se despede de todos, pois irá viajar para Suíça. Fiorina acha que Giuseppe fará um sapato de graça para o Padre. Aurora liga para Safira e conta que Priscila fugiu casa. Joaquim tenta se vestir como adulto para ir no banco e assim descobre o que aconteceu com o dinheiro. Joaquim, Felipe e Julia vão disfarçados até o banco, mas o gerente percebe que eles não são adultos.

Marina pede para Damião a levar numa missão secreta até o vilarejo.Pedro e Helena avisam as crianças que eles foram convidados para se apresentar na festa de aniversário do vilarejo. Fortunato vai até a casa dos irmãos Vaz e perguntas sobre Priscila. As crianças prometem ajudar a procurar a garota. Juntos vão até a gravadora durante a noite para procurar a garota e a encontram. Marina tenta falar com Manuela, mas a menina foge. Ao chegar na mansão, Isabela questiona o que ela foi fazer no vilarejo.

Priscila volta para casa e conta para Aurora que fugiu para tentar chamar a atenção de Safira. No dia seguinte, Safira chega em casa após saber da fuga de Priscila, mas fica irritada ao saber que abandonou a viagem, mas Priscila já está bem. Vicente diz para Arthur e Geraldo que é preocupante saber como os CDs recém gravados já estão sendo vendidos na pirataria. Regina não tem mais roupas limpas para vestir e Isabela diz que se ela quiser, que lave as próprias roupas.

Geraldo avisa Regina que precisam fazer Isabela voltar para gravadora, pois só assim há motivos para sequestrarem Manuela. Safira usa a joia que mandou fazer exatamente igual a que Otávio mandou fazer para Rebeca. A mulher manda Lurdinha chamar Rebeca para assinar um novo contrato na empresa. Nina e Fiorina discutem no coreto do vilarejo.

RECORD

Bela, a Feia

Bela revela que é virgem e Rodrigo fica comovido. Os dois se beijam novamente. Berenice vê Dinho e Verônica se beijando, e derruba a bandeja. Eles se recompõem rapidamente e Dinho diz que é apenas uma brincadeira de primos. Berenice não acredita e os dois a ameaçam. Guto chega em casa feliz e Adriano pergunta qual o motivo. Bárbara diz que Guto está namorando. Adriano fica preocupado com que tipo de mulher o irmão está se envolvendo. Berenice fica em pânico quando Dinho ameaça matá-la, caso ela conte algo para Ricardo. Rodrigo e Bela transam. Verônica e Dinho se divertem com a tensão de Berenice. Hortência visita Vera, que conta como foi o encontro com Rodigo. Úrsula continua tentando convencer Armando de que a aproximação dos casais será benéfica para eles. Bela fica extasiada e se diverte com Rodrigo. Nelson adora o novo penteado feito por Ícaro. Haroldo reclama que pessoas da alta sociedade não têm ido ao Montezuma.

Sheyla visita Ícaro e diz que está espalhando diversas miniaturas do salão pela agência. Haroldo desconfia de que esteja rolando algo entre Sheyla e Ícaro. Durante o café da manhã, Verônica não para de elogiar Berenice. Ricardo concorda dizendo que ela é muito eficiente. Berenice não dá bola para Verônica. Dinorá revela a Mariana que em breve vai conhecer pessoas da alta sociedade e que há de se apaixonar por um ricaço. Rodrigo prepara um café da manhã especial para Bela, que fica encantada. Os dois se despedem em clima de romance. Cíntia conta para Vanda que não tem sido fácil viver depois de saber que é filha de Olga. Vanda consola a filha e diz que nada mudou. Olga chega em casa e pergunta se Rodrigo já decidiu o seu futuro. Ele diz que não conseguiria demití-la e os dois se abraçam emocionados. Olga percebe que Rodrigo está com um semblante de felicidade, mas ele não revela o motivo. Bela conta para Luzia que transou com Rodrigo. A amiga fica chocada.

Sheyla deixa um mini-Montezuma na sala de Adriano, que a flagra. Ele a humilha e Sheyla começa a chorar. Olga conversa com Rodrigo sobre Cíntia. Magdalena, Elvira e Haroldo insinuam que Ícaro está tendo um caso com Sheyla. Ele fica assustado com a pressão. Dinorá e Mariana consolam Sheyla. Cíntia diz para Vanda que tem curiosidade de saber quem é seu pai. Dinorá diz que está ansiosa para conhecer a namorada de Guto, mas ele faz mistério. Vanda fica pensativa quando descobre que Diego está morando em um quartinho no Centro. Bela conta para Hortência que está apaixonada por Rodrigo. Luzia alerta que ele é noivo de Cíntia. Max conta que não aguenta mais trabalhar no bar e que gostaria mesmo é de ser DJ. Ataulfo e Dinho planejam dar um grande golpe em Ricardo. Guto vai até a casa de Vanda, que fica assustada e sai com ele imediatamente.

Gastão procura por Samantha no calçadão e se anima ao vê-la se aproximando. Ela fica surpresa ao achar que é um encontro casual. Bela e Rodrigo se encontram na agência. Os dois comentam sobre a noite passada e Bela diz que está se sentindo culpada por causa de Cíntia. Rodrigo não responde e agarra Bela. Cíntia abre a porta de sua casa e dá de cara com Olga. Olga conta como amou a filha e mostra até as roupinhas de bebê que guarda até hoje. Cíntia berra com Olga e diz que não quer saber de nada. As duas discutem e Olga conta que Ricardo é seu pai. Cíntia fica chocada.

Essas Mulheres

Alfredo diz para Fernando que não vai ser tão simples tirar Aurélia do convento. Lúcia pede para Ferreira que entregue uma carta para Aurélia. Fernando vai até o convento mas a irmã Carolina não o deixa ver Aurélia. Lemos, Cunha e Webster brindam. Artur observa de longe desconfiado. Pedrinho pede desculpas a Fernando. Fernando discute com Lemos. Bela e Lemos planejam dar uma festa.

A Terra Prometida

Kamir pede para deixarem a comitiva entrar. Calebe age com firmeza e diz ser o verdadeiro rei de Jerusalém. Adonizedeque entra na sala do trono e enfrenta Calebe. Josué e Aruna fazem planos para o futuro. Adonizedeque diz conhecer Arauto. Kamir então pergunta ao mensageiro qual dos dois é o verdadeiro rei. Eleazar diz ter orgulho de Finéias. Mara encontra um leproso e oferece alimento em troca de um favor. Arauto finge lembrar de Calebe e diz que ele é o verdadeiro rei. Kamir então manda os guardas prenderem Adonizedeque. Calebe respira aliviado. Úrsula chora na prisão. Mara combina com Jéssica um jeito de fazer com que o leproso se aproxime de Raabe. Darda aconselha Yana a falar com Léia. Calebe tem a ideia de tomar Melina como refém.

Escondida, a princesa escuta a conversa e revela sua presença. Ela diz que vai ajuda-los a deixar o palácio. Mara diz ser contra a filha ir morar com Elói. Calebe, Melina, Elói e Otniel começam a planejar a fuga. Deus fala com Josué e diz que é hora de invadir Ai. O líder comunica o aviso aos outros guerreiros e começa a planejar o ataque. Calebe finge fazer Melina refém e liberta Iru da prisão. Josué e os guerreiros falam sobre o ataque ao reino de Ai. Haniel se abre com Tirda e fala sobre o seu passado. Yussuf não encontra Melina no quarto e diz que vai matá-la. Darda pede para falar a sós com Léia. Calebe agradece a ajuda de Arauto e deixa a casa de Tiléia com sua comitiva. Kamir fica perplexo ao saber que prendeu o verdadeiro rei de Jerusalém.

Fingindo-se de nobre, Otniel grita ordenando que os guardas aram os portões. Kamir convida Adonizedeque para um banquete. Yussuf deixa o palácio em busca dos hebreus. Calebe a falsa comitiva segue fugindo de Ai. Adonizedeque diz não querer fazer aliança com Kamir. Jordi pede para seguir com a comitiva do verdadeiro rei de Jerusalém, que se recusa a levar o feiticeiro. Sem ser vista, Ravena observa a atitude de seu assistente. O leproso caminha tentando se esconder. Quemuel estranha ao saber que a esposa foi até a tenda de Darda. Josué avisa que no dia seguinte os hebreus atacarão o reino de Ai. Yussuf alcança a falsa comitiva de Calebe e atira uma flecha em Melina. Iru grita desesperado. Léia fica impressionada ao se deparar com Yana. O leproso chega até a tenda de Raabe e abraça Milah.

Jesus

Bartimeu (ator não divulgado) fica são por intermédio do Messias. Betânia (Jéssika Alves) molha os pés do Messias usando nardo, herança do pai dela, e usa o seu cabelo para secá-los. Os presentes ficam sensibilizados e o Messias se agrada. Judas (Guilherme Winter) é uma exceção. Caifás diz que irá compensar aquele que lhe contar onde o Messias está. Barrabás (André Gonçalves) ri ao comemorar após atingir Petronius (Fernando Pavão), que é traído por um revoltoso.