Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta segunda-feira (13):

Rede Globo

Malhação – Vidas Brasileiras

Tito tenta convencer Flora a se afastar do celular e das redes sociais por um tempo. Sofia se encanta por Garoto. Pérola admite para Maria Alice que sente saudades do pai. Garoto, Leandro e Érico combinam de ir ao Le Kebek e Jade sente ciúme.

Tito planeja uma surpresa para Flora em sua casa. Maria Alice pede a ajuda de Vinícius para estudar inglês e Alex se voluntaria para ensiná-la francês. Gabriela se prepara para viajar para um congresso. Paulo se preocupa por ter de cuidar sozinho de Mel.

Brigitte ajuda Getúlio nos estudos. Heitor se encanta por Olívia. Alex beija Maria Alice, mas ela se esquiva. Heitor leva Olívia para sua casa e flagra Tito e Flora na intimidade.

Orgulho e Paixão

Mariana revela a todos que Mário é um disfarce. Xavier pede a anulação das corridas de moto disputadas por Mariana. Jane conta para Lídia que está grávida e Ofélia ouve. Julieta e Aurélio se beijam. Darcy alerta Lady Margareth sobre o perigo de ser sócia de Xavier, e eles acabam discutindo sobre Briana.

François reclama da viagem de Ema para o Vale do Café. Mariana se diverte com Cecília e Elisabeta ao lembrar da reação de Xavier. Mariko tenta persuadir Ema a não ir para o Vale. Camilo, Ernesto e Januário lamentam o fiasco de seu projeto. Susana mostra a Petúlia as provas contra Elisabeta.

Ludmila encontra Olegário em seu bangalô. Camilo se emociona ao saber que será pai. Cecília lamenta com Rômulo por não conseguir engravidar. Xavier conta a Josephine sobre Mariana e ela jura vingança. Mariana é capturada por Xavier e Virgílio.

Marocas é levada com Marciana para a delegacia. Agustina recebe os baús encontrados na praia. Samuca manda Emílio à delegacia. Marocas fica desconcertada com os galanteios de Emílio. Elmo se emociona diante de Samuca e Marocas se sensibiliza.

Barão manda Florêncio vigiar Dom Sabino. Samuca beija Marocas, que o estapeia. Emílio entrega a Vanda a documentação sobre os “congelados”. Menelau desperta e se surpreende ao saber do fim da escravidão. Eliseu conta a Dom Sabino a verdade sobre Barão. Carmen leva Marocas à loja de Zelda, que alerta Pedro Parede.

Segundo Sol

Luzia se desespera ao saber que Juarez está planejando o assassinato de Manu. Laureta revela a Karola que Ariella é Luzia. Juarez arma para Manu fazer uma entrega de drogas sozinha em outro estado.

Edgar, Luzia, Ícaro e Cacau tentam encontrar uma forma de salvar Manu. Manu vai com Juarez para um casebre, e acaba abandonada em uma floresta. Narciso e Luzia aparecem para resgatar Manu, mas Viana dispara contra eles.

Fátima se desespera ao saber da emboscada para Manu e teme pela vida de Narciso. Laureta ordena que Galdino descubra onde Luzia mora. Viana tenta cumprir o acordo que fez com Juarez e pede que Ionan atire em Manu. Luzia é baleada, mas consegue fugir com Narciso e Manu.

Ionan impede que Juarez siga atirando. Manu avisa para Ícaro que sua mãe foi baleada. Durante a viagem com Nestor, Naná avisa que não deixou de amar Dodô. O médico chega para informar sobre o estado de saúde de Luzia.

SBT

Que Pobres Tão Ricos

Miguel e Lupita fazem contas da dívida. Nepomuceno chega de surpresa, pergunta a Lupita sobre seus parentes e não perde a chance de cortejá-la. Matilde e Emiliano se adotam como se fossem avó e neto.

Miguel e Lupita chegam a um denominador comum sobre o montante da dívida. Alex ordena que Vilma localize Adolfo e consiga mais dinheiro para os negócios. Adolfo consegue investidores em troca de proteção.

Wendy conversa com Nepo sobre os familiares dos Mendonça que vivem nos Estados Unidos e comenta que Miguel Ângelo é muito bonito. Isabel agrade a Alex pelo casamento suntuoso que ele terá com sua filha. Enquanto isso, Minerva ainda pensa em Miguel, mas está certa de que precisa se casar com Alex, para fugir da miséria.

Firmino conta a Helena que Maria Joaquina pediu o convite de Cirilo, rasgou e jogou na cara do garoto. Helena pede para os alunos escreverem um poema. Cirilo diz que não vai fazer o exercício, pois está sentindo uma dor no coração.

Helena diz para Cirilo escrever sobre sua dor. Helena pede para os alunos lerem os poemas. Olívia ouve Graça falando a Firmino que professora Helena daria uma ótima diretora. Cirilo faz um poema a Maria Joaquina, que levanta e pede para Cirilo esquecê-la de uma vez por todas.

Helena diz para Maria Joaquina que precisa conversar com o pai dela e escreve um bilhete para Miguel na agenda da menina. Professora Helena diz para Maria Joaquina pedir desculpas a Cirilo. Maria Joaquina enfrenta Helena e afirma que não fez nada de errado.

Olívia pergunta a Graça se ela insinuou que Helena é melhor que ela. Camen pergunta ao pai o que vai acontecer com ele e mamãe. Maria Joaquina dá o recado de Helena ao pai. Miguel dá um bronca em Maria Joaquina e afirma que ela não pode tratar mal o Cirilo.

As Aventuras de Poliana

Lorena pede ajuda para Poliana conseguir tirar Benício da mansão do Pendleton. Waldisney tenta ser simpático com Nadine. Afonso visita Luísa com Hugo. Joana fica enciumada com Sérgio conversando com Nadine.

Jeferson acompanha Brenda para sair da comunidade e recebe aviso que o líder do crime local não está gostando do fluxo de pessoas estranhas na comunidade.Guilherme chega em casa e recebe uma bronca do pai por toda família estar reunida e ele chegar atrasado.

Roger chama o filho de vagabundo e Marcelo impede que a discussão piore. Luísa vai até a casa de Durval e através do aplicativo descobre que Poliana está na casa de Sr. Pendleton. Poliana e Sr. P. conversam. Em seguida, a menina tenta convencer Benício, Gael, Mário e Lorena de que Sr. Pendleton é uma boa pessoa.

Todos da comunidade recebem um comunicado que pessoas estranhas só entram na comunidade após autorização do “Rato”. Yasmin aluga uma mansão pela internet escondida usando o cartão de crédito da mãe.

Luca chega na escola para o primeiro dia de aula dele na Ruth Goulart. Todas as meninas ficam enlouquecidas com a presença do youtuber no local. Guilherme e Raquel contam um ao outro que não conseguiram falar com Mirela e Vini.

Na escola, Mirela faz questão de falar com Luca, mas Gabi interrompe a garota para levar o garoto para fazer um tour pelo colégio. Éric e Hugo ficam com a calça rasgada após sentarem em cadeiras com cola (armadilha de João). Luísa fica abalada com a provocação de Débora em dizer que ela e Marcelo decidiram querer ter um filho.

No orfanato, André, Bel e Cris conversam sobre publicar ou não a matéria do jornal da escola. Cris tenta convencê-los a publicar a notícia com as denúncias do abuso do Grêmio da escola, liderado por Janu e Janjão. Tati e Vivi chegam na casa de Shirley para jantarem com ela e Cícero. Vivi acha deliciosa a comida de Shirley. Os quatro jogam uma partida de um jogo. Carmen diz para Andreia que Carol virou faxineira do orfanato. A megera instrui Andreia a visitar Carol e levar seu filho, Diego, com os pés bem sujos.

Milton joga a boneca de Maria no chão e ameaça agredi-la, mas é impedido por Joana. Maria diz para o padrasto deixar sua boneca em paz e sai correndo. Milton ordena que Joana fique na mesa e o acompanhe durante o jantar. Cintia chega em casa e briga com Armando, que roubou o Café Boutique. A matéria sobre o Grêmio da escola é publicada. Junior descobre que Carol é nova faxineira do Raio de Luz.

Vivi e Tati tomam café da manhã na casa de Shirley e contam para Cícero que adoraram passar o dia lá. Carol explica para Junior que voltou a trabalhar no orfanato para ficar próxima das chiquititas e tomar conta delas. Junior diz ter certeza que a ideia de colocá-la como faxineira foi da tia, Carmen. Janjão, Marian, Tatu e Janu ficam irritados com a publicação da matéria. Eduarda acha que Maria Cecília precisa procurar um médico devido o agravamento de seu TOC.

Tamires e Tábata levam a mãe, Gilda, até o Café Boutique. A mulher conhece os namorados da filha, Beto e Francis. Na escola, Mosca exige uma nova eleição para um grêmio que não seja corrupto. Junior conta para Gabriela que Carmen colocou Carol como faxineira do orfanato. Junior diz que acha que está perdendo o grande amor de sua vida. Começa a votação do novo Grêmio. Andreia vai até o orfanato. Gilda tenta falar com Maria Cecília, mas percebe que a ex-esposa de Tobias está com comportamento frio. O Grêmio da chapa SuperAção, das chiquititas, vence as eleições.

Carol pede para Andreia, que está na direção com Cintia e Carmen, controlar Diego, que está sujando todo o orfanato. Carmen diz que se o garoto sujar, ela que limpe tudo novamente. Carol sai da diretoria e escuta Carmen e Cintia rindo dela. Bia conta que está torcendo para Geraldo adotá-la. Neco visita Lúcia mais uma vez e percebe que a menina continua sonolenta ao tomar vários remédios. Neco anota o nome dos medicamentos para descobrir para que eles servem.

RECORD

Luz do Sol

Lorena e Valadares acompanham notícia na TV a respeito de um incêndio num abrigo para menores em Jacarepaguá e Lorena fica possessa ao saber que todas as meninas foram transferidas a tempo.

Enquanto Belquiss e Yvonne estão amordaçadas, dois mascarados vasculham o apartamento de Marcelo. Isabela assiste aflita à notícia sobre o incêndio no abrigo para menores.

Quando ela começa a contar sobre o que acabou de ver na TV para Stella e Maria Eugênia, Bernardo e Vicente chegam com Drica e Isabela fica aliviada. Drica fica muito assustada ao saber do incêndio no abrigo.

Bernardo desconfia que o incêndio não tenha sido um mero acidente. Drica explica à família que mudou seu comportamento depois que viu o resultado do falso exame de DNA e pede desculpas a todos por tudo o que fez.

William, Freddy e Leonardo decidem tentar descobrir quem é o mandante por trás da tal Dona Neuza que entregou o exame falso de DNA para Drica. Marcelo encontra Belquiss e Yvonne amarradas e descobre que estiveram revirando sua casa atrás de um envelope.

Kayla vai à casa dos Vilanova passar a noite com Clemente, mas Freddy chega sem avisar e flagra os dois juntos. Bernardo e Drica se reconciliam.

Verônica continua sua cruzada para se livrar de Rodrigo Otávio sem magoá-lo, mas todas as suas tentativas não dão o resultado esperado. Drica vê no jornal a foto de Dona Neuza e fica sabendo que a mulher morreu atropelada.

Essas Mulheres

Aurélia se interpõe entre Eduardo e Fernando. Marli se entristece pelo descaso de Lemos com ela. Torquato confessa a Alfredo seu amor por Adelaide. Fernando é apresentado a Emília. Tadeu diz a Nicota que teve um sonho obsceno com ela. Para esquecer Aurélia, Eduardo resolve viajar para Europa.

Torquato pede para Adelaide esquecer Fernando. Firmina pede dinheiro a Lemos para comprar roupas novas para Glória. Lemos exige Glória assine uns documentos como forma de garantia de seu empréstimo. Pedrinho confessa a Ana que sonha beijá-la um dia. Cunha leva os papéis para Glória assinar, mas ela se nega.

Tadeu pede a Nina algumas aulas sobre o amor. Mila se chateia com a notícia que sua mãe está prestes a chegar de viagem. Adelaide planeja uma forma de reconquistar Fernando. Cunha aguarda escondido, o desembarque das mercadorias ilegais na praia. Mila mostra seus quadros para Ferreira. Nicota satisfaz o sonho de Tadeu. Nervosos, ele cai da cadeira.

A Terra Prometida

Darda intervém e chama a atenção dos rapazes. Enquanto conversam no quarto, Raabe e Salmon são surpreendidos com a chegada de Tibar. Zaqueu luta com os oficiais de Jericó, mas leva a pior. O soldado mascarado aparece e consegue salva-lo. Tibar entra no quarto de Raabe, mas Salomon consegue despista-lo.

O noivo de Jéssica pede um quarto para passar a noite na estalagem de Farduk. A irmã de Nobá fica pensativa ao ouvir Tibar dizer que um hebreu foi preso ao tentar entrar em Jericó disfarçado de mercador. Salmon ora a Deus e pede para o Senhor proteger Raabe. O soldado mascarado carrega Zaqueu desacordado.

Iru deixa a tenda hospital, mas é repreendido por Calebe. O Soldado misterioso deixa Zaqueu em um local próximo ao acampamento dos hebreus. Jéssica e Lila lamentam a ausência de Salmon, enquanto Elias tenta conforta-las. Otniel encontra Zaqueu ferido. O guerreiro recebe os cuidados de Chaia, Darda e Jesana.

Ele avisa que Melquias e Salmon entraram em Jericó. Acompanhados de Acã, Josué e Calebe vão até a caverna onde Elói foi encontrado. O vilão mente e conta sua versão sobre o acontecimento. Melquias é conduzido até a praça central de Jericó e colocado dentro de uma gaiola. A população atirar objetos e ofende o hebreu prisioneiro. Em um local mais distante, Salmon observa angustiado.

Jesus

Jesus enfrenta o Satanás no deserto. O Messias recebe alimento e roupas limpas das mãos do anjo Gabriel. Nicodemos e Simão Zelote convencem Barrabás a não cair nas provocações de Caius. Herodíade exige a morte de João Batista e Antipas não a obedece. Petronius vai até uma caverna de leprosos procurar por Cassandra. Helena se dá bem com Deborah. Petronius se decepciona ao não achar a irmão.

Mirian tenta alertar os irmãos de Jesus. José diz que Maria precisa ser forte. Sula se irrita ao saber que João quase se afogou. Pedro reclama com a filha Gabriela por ter recebido o centurião romano Cornélius. Arimatéia reclama da ausência da filha Deborah. Petronius se entristece com as lembranças de Cassandra. Yoná diz que Maria sempre foi uma ótima mãe.

Nicodemos procura Tiago Justo e avisa que seu pai está muito doente. Maria e Yoná choram a morte de José. Maria se abre com os filhos e diz amá-los muito. Zebedeu diz que Pedro precisa de uma nova mulher. Joana convence Pilatos a retirar os estandartes romanos da cidade. Os judeus rebeldes comemoram. Tiago Justo encontra com Arimatéia e diz que irá para Nazaré. Maria e os filhos choram no cortejo fúnebre de José. Jesus retorna do deserto e encontra Batista.