Mais uma vez Mark Zuckerberg dá um passo para conquistar mais um espaço da internet. O Instagram, uma das aquisições do bilionário que começou com o Facebook, lançou na última quarta-feira (20) o IGTV (abreviatura para Instagram TV). O aplicativo que no início era exclusivamente para postar fotos e tinha a vibe hipster, hoje se expande cada vez mais e possui mais de 1 bilhão de usuários.

A IGTV já está disponível para utilização dentro do aplicativo já conhecido popularmente. A nova plataforma permite que criadores de vídeos postem publicações profissionais ou amadoras de até 1 hora. Até então, os vídeos no Instagram não poderiam passar de 60 segundos.

O novo recurso presente no topo direito da tela, junto do ícone dos directs, traz no momento quatro opções de separação dos conteúdos personalizados: “Para Você”, “Populares”, “Seguindo” e “Continuar Assistindo”.

A Instagram TV, que em breve será disponibilizada para download nas lojas de aplicativos. Outra novidade é os vídeos serem feitos na vertical obrigatoriamente. Além disso, os vídeos aparecem em modo full screen, ou seja, na tela toda, e não mais cortado no tamanho quadrado delimitado pelo Instagram.

“As ferramentas que usamos para ver vídeos na internet hoje são antiquadas, com um formato horizontal que ainda é feito para TV”, ressaltou o presidente executivo e cofundador do Instagram, Kevin Systrom, durante o anúncio da plataforma em São Francisco e transmitido pela internet na tarde de quarta-feira. “Nós queremos fazer algo diferente, pensado para quem vive com o celular na mão.”

Por compartilharem dos mesmos criadores de conteúdos, especula-se que o Youtube pode acabar perdendo usuários e público para a recém criada Instagram TV. O IGTV não é a única iniciativa do criador do Facebook para tentar conquistar o espaço do YouTube.

A empresa também lançará o aplicativo Watch, que lançará vídeos de produtores de conteúdo e empresas jornalísticas. Será possível postar os vídeos em ambas as plataformas simultaneamente.

Para começar a assistir e ter acesso ao novo recurso, basta atualizar o Instagram na App Store ou na Google Play Store. Por enquanto, apenas usuários selecionados pelo Instagram serão exibidos na plataforma. Segundo a empresa, em breve qualquer usuário poderá usufruir do recurso.