O animador Stephen Hillenburg, criador de Bob Esponja Calça Quadrada, morreu nesta terça-feira (27) aos 57 anos. O canal infanto-juvenil Nickelodeon confirmou o falecimento em nota oficial. Ele revelou em março do ano passado ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica. Segundo a emissora, a doença foi a causa da morte do animador.

Em um comunicado oficial, a emissora homenageou o animador: “Stephen imbuiu Bob Esponja Calça Quadrada com um senso de humor único e inocência, que trouxeram alegria a gerações de crianças e famílias em todos lugares. Seus personagens totalmente originais e a Fenda do Bikini permanecerão como um lembrete do valor do otimismo, da amizade e do poder sem limites da imaginação”.

Hillenburg criou a versão inicial de Bob Esponja em 1984 quando dava aulas de biologia marinha no atual Instituto Ocean, na Califórnia. O primeiro episódio do famoso desenho infantil foi ao ar em 1999. Desde então, a série foi traduzida para mais de 60 idiomas e exibiu quase 250 episódios, além de 7 longa-metragens.

Assista um dos episódios mais populares, “Recuperando a Chave”, abaixo: